TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Unopar

Por:   •  11/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

[pic 3]

b

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2Desenvolvimento..................................................................................4

3Conclusão...............................................................................................9

4Referências...........................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

Abordaremos nesse portfolio a necessidade de como conscientizar as empresas e as pessoas em geral da importância de viver com menos plástico, é possível fazermos a mudança de uma vida de consumo excessivo para uma vida mais natural e sustentável.

Hoje o consumismo está levando o planeta a um colapso ambiental onde todos tem sua parcela de culpa e se no meio desse caos pudermos diminuir nosso consumo de plástico já estaremos contribuindo com o meio ambiente.

A empresa Niq Lanches tem o desafio de mudar sua rotina para contribuir com o meio ambiente, as mudanças começam e para tudo correr bem iremos fazer o planejamento de cada etapa dessas mudanças, precisaremos do envolvimento de cada funcionário e colaborador da empresa para que possamos destacar e ganhar novos clientes com as mudanças, temos que analisar e estudar cada etapa para que nossa empresa ganhe nos lucros e na contribuição com o meio ambiente.


  1. DESENVOLVIMENTO

Em evidência no mundo atual a falta de tempo para as pessoas acabam as levando para consumirem comidas já preparadas, aumentando assim o grande número de Fast Food pelo mundo. Em nossa região não é diferente, apesar de ser uma cidade pequena a poluição e o modo de viver das grandes cidades já chegaram por aqui há tempos.

Analisando o comércio da cidade percebemos que devemos analisar criticamente as bases produtivas e modo de consumo da nossa sociedade, vamos fazer uma consultoria com um Fast Food da nossa região que tem o nome de Niq Lanches.

A primeira observação foi que a empresa usa em quase sua totalidade o plástico que é nosso principal desafio ambiental, muitos canudos, copos descartáveis, embalagens plásticas, etc... além da cidade não ter uma coleta seletiva de lixo muitos de seus clientes jogam as embalagens pelo caminho tendo assim uma destinação inadequada para seus resíduos. Os danos ambientais em nossa cidade estão críticos, não só aqui mais a nível mundial, mas se todos se conscientizarem podemos começar uma mudança imensurável.

Mas como podemos viver com menos plástico, se ele faz parte da nossa rotina? Vamos aqui ajudar o Niq Lanches a não só usar como conscientizar e incentivar seus clientes a se juntarem nessa ideia sustentável.

Vamos usar o tempo a favor da empresa, para que ela possa ter vantagem em relação as concorrentes, a Niq Lanches possui poucos funcionários perdendo tempo e usando muitas embalagens para entrega, então passamos a oferecer um desconto para quem vier buscar o lanche evitando assim menos uso de embalagens plásticas. Para destacarmos no conhecimento um dos funcionários fez cursos em sanduiches naturais e  integrais usando produtos orgânicos de um sítio com cultivo próprio que temos no município, pois foi observado um certo número de pessoas que comparecia no ambiente da empresa com amigos mas não lanchavam pois levam uma vida mais fitnes, e para sairmos na frente lançamos as embalagens retornáveis da empresa conscientizando os clientes a não poluírem mais o ambiente e para incentivar, cada vez que o cliente vem lanchar ou buscar o lanche e trouxer sua embalagem retornável ganha um desconto é um suco natural, acabamos também com a compra de canudos plásticos, passando a vender um kit de canudos ecológicos, assim o cliente que não dispensa o uso do canudo poderia optar por comprar o seu próprio kit.

Para fazermos um levantamento sobre a sustentabilidade que a empresa Niq Lanches está desenvolvendo nas suas atividades cotidianas vamos fazer a Análise SWOT, observando pontos fortes e fracos, do ambiente interno, assim também como as oportunidades e ameaças, do ambiente externo onde nosso foco principal  é o uso de matérias plásticos, para assim podermos melhorar a imagem da empresa lutando por um mundo sem resíduos.

Pontos fortes (forças)

1-utilização de embalagens retornáveis.

2-parceria com uma companhia de recicláveis

Pontos fracos (fraquezas)

1- muita embalagem plástica em estoque.

2- nenhuma divulgação da importância de viver sem plástico.

Oportunidades

1-lançamento de novos produtos em embalagens naturais.

2-aumento da clientela que procuram por produtos e embalagens naturais.

Ameaças

1-aceitação dos clientes frente as novas embalagens.

2-novos entrantes na área de lanches e embalagens naturais.

Analisando os pontos fracos temos que elaborar ações que ajudem a Niq Lanches a resolver essa situação, as embalagens estocadas serão usadas de maneira mais consciente evitando os desperdícios e utilização desnecessária, a empresa também investirá em campanhas de divulgação nas redes sociais e nas rádios da cidade tentando conscientizar não só os seus clientes mas todos quantos puderem ser alcançados nessa campanha de como é importante para o planeta que nós passamos a viver com menos plásticos.

Os pontos fortes serão potencializados, a empresa utilizara somente refrigerantes de embalagens retornáveis, conseguiu também a parceria com uma indústria de recicláveis de uma cidade vizinha que virá duas vezes na semana fazer o recolhimento de todo o lixo acumulado, para isso foram feitas lixeiras seletivas apropriadas para esse tipo de segmento. Para que isso ocorra fizemos um plano de ação.

Plano de ação

Equipe: Niq Lanches

Inicio:23/10/2019

Término:23/10/2020

Responsável: gerente

Folha:01

ação

procedimento

Responsável

prazo

status

Campanha para divulgação da ação sustentável da empresa

Fazer campanhas em redes sociais e nas rádios da cidade

Gerente Antônio Silva

Um ano

Utilização de forma responsável das embalagens do estoque

Utilizar evitando desperdícios e somente em casa de necessidade extrema

Todos os funcionários do estabelecimento

indeterminado

Utilização de embalagens retornáveis

Incentivar os clientes nas compras dos kits de canudos e das sacolas retornáveis

Todos os funcionários do estabelecimento

indeterminado

Parceria com a empresa de recicláveis

Evitar atrasos na busca dos resíduos

Gerente Antônio silva

indeterminado

Com esse plano de ação esperamos melhorar os pontos francos e maximizar os pontos fortes da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com