TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Position Paper -Empreendedor de Visão

Por:   •  17/9/2017  •  Resenha  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALI

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS – CECIESA – Gestão

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

PROF. EDUARDO KRIEGER DA SILVA

ACADEMICO: MARLON ANTONIO MACHADO

POSITION PAPER

       O objetivo deste paper é descrever as características do perfil empreendedor na visão dos autores Chiavenato (2008), Dornelas (2012) e Santos; Caetano e Curral (2010). Serão apresentadas as características básicas que diferenciam o indivíduo empreendedor, com enfoque em suas motivações e competências. Os empreendedores não são administradores comuns. Eles fornecem empregos, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico. Milhares de pessoas todos os dias começam novos negócios por conta própria a fim de obter sucesso. O processo de empreender está associado às características do indivíduo, pois o empreendedor é o principal responsável pelas decisões e desempenho de seus projetos. Mas quem é o empreendedor? "O empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente." ( CHIAVENATO, 2008, p.3). Já para Dornelas (2012, p.28): "o empreendedor do próprio negócio é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados." Dois pontos que mostram que o empreendedor é o indivíduo que ao farejar novas oportunidades e começar algo novo, empreende. Para começar um novo empreendimento, é preciso antes de mais nada, que o indivíduo empreendedor tenha disposição para assumir riscos. São vários os riscos que o empreendedor assume ao iniciar seu próprio negócio. Riscos financeiros, devido ao investimento e financiamentos, riscos familiares quando envolve algum membro da família no negócio, e riscos psicológicos pois sempre haverá o risco de o negócio fracassar. (CHIAVENATO, 2008).

É preciso ter esta consciência, pois o sucesso do empreendimento não depende apenas da boa vontade do empreendedor e sim de vários fatores relacionados direta ou indi- retamente ao seu negócio. "Empreendedores são "jogadores" que assumem riscos altíssimos". ( Dornelas, 2012, p. 25). 
Dentre as várias características dos empreendedores de sucesso, faz-se necessário muita determinação e comprometimento. Os empreendedores "atropelam adversidades, ultrapassando os obstáculos, com uma vontade ímpar de fazer acontecer" (DORNELAS, 2012, p. 23). Uma das características básicas que levam o indivíduo empreendedor a iniciar um novo negócio é a necessidade de realização. Ser independente, tanto na tomada de decisões quanto economicamente.

No âmbito das motivações empreendedoras, surgem como principais características diferenciadoras do potencial empreendedor o desejo de independência (i.e, a intenção de autonomia no processo de tomada de decisão estratégica), e a motivação econômica (i.e, desejo de realização de ganhos econômicos). (SANTOS; CAETANO E CURRAL 2010, p.6).
Esta seria uma das principais motivações dos empreendedores também segundo Dornelas (2012, p.23): "querem ser independentes, em vez de empregados; querem criar algo novo e determinar os próprios passos, abrir os próprios caminhos, ser o próprio patrão e gerar empregos." Mas, é sabido que também existem aqueles com pouca necessidade de realização e se contentam com o pouco que conquistaram. E também existem aqueles que querem sempre mais e o espírito competitivo predomina em suas ideias, inovações e projetos. " Os empreendedores apresentam elevada necessidade de realização em relação às pessoas da população em geral". (CHIAVENATO, 2008, p. 9).

Além da necessidade de se sentirem realizados, os empreendedores em geral são grandes visionários. Não só enxergam oportunidades, como possuem a capacidade de encontrar meios de aplicá-las. Sendo esta, uma característica importante do empreendedor para que seu empreendimento suceda. " A visão, definida como a capacidade para visualizar e antecipar objetivos, metas e realizações futuras, tem sido evidenciada como preditora do crescimento de empresas empreendedoras [...] " (Santos, Caetano e Curral, 2010, p.6). O empreendedor de sucesso sabe "[...] tomar decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, fator-chave para o seu sucesso." (DORNELAS, 2012, p. 23). Outra característica básica e primordial que se encontra em todo empreendedor, independente das circunstâncias que os levaram a empreender, é a autoconfiança. " Eles [os empreendedores] não se sentem inseguros, sabem tomar decisões corretas na hora certa." (DORNELAS, 2012, p. 23). É preciso crer em si mesmo se quiser que seu negócio dê certo e para que seu investidor acredite que a ideia será um empreendimento de sucesso. Ser autoconfiante é essencial para empreender. Quem possui autoconfiança sente que pode enfrentar os desafios que existem ao seu redor e tem domínio sobre os problemas que enfrenta. [...] empreendedores de sucesso são pessoas independentes que enxergam os problemas inerentes a um novo negócio, mas acreditam em suas habilidades pessoais para superar tais problemas. (CHIAVENATO,2008, p.9, grifo meu.)
O espírito de liderança é uma característica essencial no perfil do empreendedor. Ele possui facilidade em comandar uma equipe e é respeitado por ela, pois sabe valorizá-la, incentivá-la e recompensá-la quando necessário, formando para si não apenas uma equipe, mas um time. (DORNELAS, 2012). 
Todavia, não são todos que já nascem com o "dom" para liderar. É mito dizer que empreendedores de sucesso são natos e que não se pode aprender empreendedorismo. "[...] torna-se cada vez mais saliente o papel das universidades na promoção do espírito empreendedor, seja através do corpo docente e investigadores, seja através dos estudantes." ( SANTOS; CAETANO E CURRAL, 2010, p.3). Considera-se também que, por mais que a maioria dos empreendedores já nasçam com um certo nível intelectual e faro para os negócios, muitos adquirem habilidades com suas experiências ao longo dos anos. (DORNELAS, 2012). Em vista dos argumentos apresentados, percebe-se que são muitas as características encontradas no perfil do empreendedor e o processo de empreender está fortemente associado às características do indivíduo, pois ele é o agente principal da tomada de decisão para implementar iniciativas empreendedoras. Entende-se que existem os empreendedores natos, aqueles que são dotados de sensibilidade para os negócios e já nascem com as características necessárias para empreender com sucesso. Há também os indivíduos empreendedores inatos, que adquirem habilidades ao longo dos anos, com suas experiências e também podem tornar-se empreendedores de sucesso. Acredita-se que o empreendedorismo pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa. Já o sucesso, depende da maneira que o empreendedor administra as adversidades do dia a dia de seu empreendimento.

Referências Bibliográficas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com