TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas de Pesquisa

Por:   •  25/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Práticas de Pesquisa

Grupo: 3

Líder: Yara Bispo

Tema: Recrutamento e seleção

Título: Empresas de bebidas e seu sistema de recrutamento.

Problema: A dificuldade das empresas de bebidas em contratar pessoas qualificadas.

Uma nova década um novo mundo, encontrasse no mundo globalizado onde só se destaca quem for melhor. Diante de várias empresas no mercado poucas se destacam, a grande competitividade no ramo de bebida cresce ainda mais e por conta disso a empresas que criam estratégias para se destacarem e terem sucessos no mercado. Diante do tema escolhido pelo grupo Recrutamento e Seleção iremos com base através de pesquisas cientificas nos aprofundar. É primordial a capacidade de aprendizagem e a adaptação as possíveis mudanças, pois com o aumento das competitividades e as inúmeras informações disponíveis, torna-se necessário que a s empresas se reavaliem e busquem novas estratégias para crescer no mercado em que atuam.

O recrutamento é o conjunto de processos onde se espera atrair funcionários qualificados para uma área especifica, visando sempre as necessidades presentes e futuras de RH da organização (CHIAVENATO, 2004). Esta forma de angariar pessoas gera a composição dos colaboradores frente às necessidades da empresa, mostrando quando e quantas pessoas a empresa deve empregar, contudo cada processo de recrutamento baseia-se em conceitos de adequação ou contratação de novos membros (PONTES, 2004).

É através da seleção que a empresa garante a contratação de profissionais qualificados, alinhados com o negócio e com potencial diferenciado, elemento fundamental para bons resultados organizacionais. O processo de seleção por competência tem por objetivo também minimizar a subjetividade nos processos de seleção, tornando mais claro e objetivo.

Uma das alternativas que as empresas estão buscando para se manterem no mercado é a valorização ou a forma de como encaram a relação entre o capital intelectual e os objetivos da organização, bem como a sua importância dentro das organizações. Falando-se de organizações fala-se também de pessoas que a representam. Elas são parte vital de qualquer empresa, pois são elas que regem e tomam decisões. A maneira como as pessoas se comportam, decidem, agem, trabalham, executam e atendem os clientes varia muito. Por isso é necessário que as organizações prestem atenção nesse ponto. A Ambev é a maior empresa de bebidas da América Latina, e hoje, a maior empresa do Brasil, a AmBev reúne , incluindo escritórios, fábricas e Centros de distribuição (CDD's), reúne, em todo o país,  aproximadamente 32 mil funcionários próprios.Em uma empresa deste porte torna-se relevante analisar se os benefícios oferecidos conseguem satisfazer o capital humano e dar a devida motivação para que se obtenha uma maximização e excelência na produtividade.

Base Teórica

"É difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que este tem sido utilizado com diferentes sentidos. De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo."(CHIAVENATO, 1999)

Um dos profissionais responsáveis pelo sucesso da gestão de pessoas nas organizações é o Administrador. Chiavenato (2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com