TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Administração de Recursos Humanos

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ACADÊMICOS: ANA PAULA SCHAEDLER,

                             ANDRÉ JAIRO DE SOUZA,

                             ALEXANDRE REINERT,

                             AMANDA SERPA,

                             PRICILA CADILHAC.

TRABALHO DO SEMESTRE DE RH

PROCESSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROVISÃO DE PESSOAS

 - O planejamento de pessoal é o processo de decisão a respeito dos recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais, para isso a empresa precisa antecipar-se aos acontecimentos, como a empresa se prepara para isso?

De acordo com o planejamento organizacional, considerando produtos, processos, mercado, a empresas determina o que quer/pretende e com base nisto quais os recursos necessários, incluindo aqui as pessoas. Com esta determinação o RH realiza o seu  planejamento no recrutamento e seleção de pessoas.

Por exemplo, devido a escassez de mão de obra fabril, a empresa instituiu há mais de 01 ano o PROJET (Projeto Educar Trabalhando) que trata-se de um projeto que Sá oportunidade de estágio para alunos de 2º grau em funções fabris o que proporciona desenvolvimento de experiência para o estagiário e oportuniza contratações à empresa.

Hoje na empresa já há 02 funcionários que foram contratados após participação do PROJET.

O Programa QI (Quem Indica) foi outra forma que o RH desenvolveu para auxiliar no recrutamento, sele;cão e contratação de pessoal. Os funcionários indicam candidatos às vagas divulgadas pela empresa e, sendo o indicado contratado, o funcionário recebe uma premiação em dinheiro que representa 50% da premiação total, pois os outros 50% serão pagos se o indicado permanecer após os 90 dias de experiência.

Ou seja, além do planejamento das necessidades de pessoas, a empresa criou formas para tornar mais fácil a atração de mão de obra.

 - Para alcançar todo o seu potencial, a organização precisa ter pessoas adequadas disponíveis para o trabalho a ser realizado, o que se leva mais em conta na avaliação desses futuros funcionários?

A complexidade de cada função leva a uma análise específica, em alguns casos a experiência pode ser um pré-requisito importantíssimo, porém na maioria das vezes o “perfil” do profissional é o que é mais levado em conta.

Afinal, cada função está associada a um perfil de profissional e é esta associação/análise que a empresa considera, alem do conhecimento técnico.

Outro ponto considerado pela empresa é a sintonia entre valores, expectativas, anseios do candidato versus estes da empresa, de modo que se busque um “casamento” adequado entre as partes.

 - No recrutamento a empresa visa atrair candidatos com potencial para ocupar cargos na organização. Com tanta competitividade, o que a empresa oferece como diferencial para que esses candidatos se sintam atraídos?

A empresa é reconhecida pela comunidade por ser uma empresa ética, com pagamentos em dia, solidária, com bom ambiente interno, agradável para se trabalhar e referência no seu segmento de produto. Desta forma, a maior forma de atração ainda é o “próprio jeito de ser da empresa”.

 

APLICAÇÃO DE PESSOAS

 - Uma vez recrutadas e selecionadas as pessoas deverão ser integradas à organização, quais são as ferramentas utilizadas para atingir essa integração?

Primeirante, integrar o novo funcionário é uma responsabilidade de todas as chefias/lideranças da empresa, que quando não a fazem pessoalmente, delegam para um membro da equipe que além de auxiliar nas atividades também vai ajudar na integração e conhecimento das pessoas, tornando mais agradável a adaptação do novo funcionário.

Especificamente para as áreas de produção, o RH da empresa instituiu o Programa Padrinho/Madrinha. Neste programa cada novo funcionário é recebido no seu 1º dia de trabalho por um funcionário treinado para ser seu padrinho/madrinha.

Podemos dizer que o padrinho/madrinha tem como responsabilidades: bem receber o novo funcionário; auxiliar na integração do novo funcionário; e compartilhar conhecimentos técnicos/processo de trabalho/rotina de trabalho.

Após a empresa avaliar o novo funcionário treinado e sendo este aprovado, ou seja, constatado sua aprendizagem, o padrinho/madrinha percebe uma premiação em dinheiro.

Para todos os novos funcionários, também é ministrado o Treinamento de Integração que abrange informações da empresa, dos processos, dos produtos, da legislação trabalhista e de segurança.

 - A socialização organizacional procura estabelecer junto ao novo funcionário as premissas e os principais aspectos da organização. O funcionário concorda em respeitar um horário, desempenhar uma função e obedecer a um líder. Como a empresa induz o comportamento dos indivíduos para a busca de seus objetivos?

A comunicação é considerada como uma ferramenta importante para compartilhar objetivos da empresa. Assim, uma “das ferramentas usadas são as ‘reuniões gerais” que são realizadas com a presença de todos os funcionários da empresa e presidida pelo Diretor da empresa.

A informação passada às lideranças que coordenam as pessoas e os trabalhos por elas realizados também auxiliam no alcance dos objetivos.

Todas as áreas da empresa apresentam, mensalmente ou bimestralmente, em reuniões que contam com a presença de todos os funcionários administrativos e lideranças da fábrica apresentação os resultados alcançados no período e os desafios para o próximo mês, fazendo assim que todas as ações sejam focadas aos objetivos maiores da organização, digamos nas prioridades estratégicas (inovação, marca, pessoas, cliente, processo e acionistas).

 - As organizações são criadas para produzir algum bem ou serviço, em prol disso utilizam a energia humana para a realização dos mesmos. A organização acredita que o sucesso depende das pessoas?

Sim totalmente, tanto que tem “pessoas” como uma de suas prioridades estratégicas!!! E leva isto a sério buscando sempre um bom ambiente de trabalho, o respeito, a consideração, a socialização, o “agradar” as pessoas.

E esta é uma verdade para todos os níveis da empresa.

RECOMPENSA DE PESSOAS

 - Qual o sistema de recompensa que a empresa disponibiliza aos funcionários visando mantê-los satisfeitos e motivá-los a permanecer na organização?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com