TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtividade

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito Produtividade

A produtividade é redução do tempo gasto para executar um serviço, ou o aumento da qualidade de produtos elaborados, com a manutenção dos níveis de qualidade, sem o acréscimo de mão-de-obra ou aumento dos recursos necessários. Ou seja, é aquela empresa que produz muito e gasta pouco.

Para se conseguir melhor produtividade, é importante:

-Ter preocupação com o ambiente de trabalho, seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas. (Ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança)

-Investir na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários, (cursos de alfabetização, supletivos, de habilidades e atualização tecnológica);

-Valorizar o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse do seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em grupo);

-Demonstrar respeito pelos direitos e obrigações dos funcionários, incentivando-os a uma maior autoestima e confiança em sua capacidade.

Como a produtividade pode ser medida nas empresas?

Indicadores de produtividade são ligados à eficiência. Tratam da utilização de recursos para a geração de produtos e serviços.

Deve-se comparar o que foi gerado com o que foi usado de recursos para produzi-lo, assim evitando gastos com recursos desnecessários.

Fatores que afetam a produtividade

Todo o processo qualquer que seja, independente do ramo de atividade da empresa, é constituído por seis fatores de causa, que também são conhecidos como 6M´s.

  1. Mão de Obra: São os funcionários. Colocar pessoas com perfis diferentes da área em que vai atuar, isso vai fazer diminuir a produtividade.
  2. Matéria Prima e Insumos (o que se gasta para fazer): Os Materiais. A empresa deve adquirir matéria com quantidade e qualidade certa para a execução dos processos. Evitando gastos desnecessários ou produtos de péssima qualidade.
  3. Máquinas e Equipamentos: São as ferramentas utilizadas pela empresa para a execução dos processos, fabricação dos produtos. Se o equipamento não estiver em perfeito funcionamento, isso acarretará numa diminuição significativa da produtividade.
  4. Método: Como fazer? É o planejamento, normas e conduta de trabalho. Um processo bem planejado pode garantir uma boa agilidade na produtividade.
  5. Meio ambiente: o local onde os processos serão feitos deve ser propício as atividades, tais como: Layout adequado, ambiente limpo e organizado, higienizado, climatizado, iluminado, etc.
  6. Medidas: Como é medido o processo, que devem ser mensurados constantemente para garantir metas, índices e performances.

Como a tecnologia pode contribuir para a melhoria nos índices de produtividade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com