TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produçao textual interdiciplinar individual

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 GESTÃO DE PROJETOS 4

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 7

2.2.1 Gestão por Competência ................................................................................... 7

2.2.2 Administração da Produção, Conceitos e Viabilidades...................................... 8

2.2.3 Aplicabilidade da Logística................................................................................. 9

2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 10

2.3.1 Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor...................................... 10

2.3.2 Análise de Mercado e Plano de Marketing....................................................... 11

2.3.3 Estudo de Mercado....................................................................................... 12

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem com objetivo apresentar e aprofundar os temas abordados no decorrer do sétimo período do curso de administração. O texto apresenta a inter-relação entre as disciplinas estudadas, conceituando e evidenciando sua aplicabilidade no processo de criação, ampliação e administração de uma empresa.

Para a obtenção do sucesso empresarial no competitivo mundo dos negócios, atenção especial deve ser dada à administração da produção, logística e aos processos de empreendedorismo e intraempreendedorismo, não menos importante a pesquisa e a análise de mercado garantem informações para subsidiar o processo de planejamento e tomada de decisões dentre outros temas de relevância.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PROJETOS

A VIP Treinamentos e Soluções em informática é uma empresa de pequeno porte, tem como atividades principais a promoção e a realização de treinamentos empresariais e de informática e como atividades secundárias a de venda de suprimentos de informática e serviços técnicos de montagem e manutenção de computadores e de redes lógicas, com sede própria na cidade de Itamaraju. A sede da empresa possui uma estrutura razoável para atender a demanda de cursos, possuindo duas salas equipadas e um laboratório de informática para atender a demanda de treinamentos, possui ainda salas para funcionamento da estrutura administrativa e recepção além de uma sala sem uso.

A VIP Treinamentos possui uma estrutura administrativa enxuta, composta por duas diretorias, sendo uma Administrativa/Financeira e outra acadêmica, uma secretária, três vendedores e quatro professores. Com faturamento médio de R$ 30.000,00.

Tendo em vista a existência de uma sala sem uso, a crescente demanda por cursos de longa duração e a procura por lanches rápidos por parte dos alunos nos intervalos dos cursos a VIP Treinamentos viu-se diante de uma oportunidade e também de um problema. Como atuar em uma área tão diferente da praticada pela empresa? Como atender as expectativas dos alunos e gerar novas receitas para a empresa?. Diante do questionamento e para orientar a VIP Treinamentos foi montado a estrutura básica para elaboração de um projeto de viabilidade, exemplificando o que deve ser feito e demonstrando algumas das fases do processo.

Objetivo Geral

Analisar a viabilidade de implantação de uma lanchonete nas instalações da VIP Treinamentos na cidade de Itamaraju.

Objetivos Específicos

 Desenvolver um plano de negócios adequado à realidade da cidade escolhida;

 Caracterizar o comportamento do mercado nas esferas externas como: identificação de principais, fornecedores, consumidores, e legislações pertinentes ao negócio;

 Definir os fatores internos para implantação do negócio, tais como: produtos e serviços, aspectos financeiros, recursos humanos, bem como estratégias de marketing e gestão.

Plano de Negócios

O plano de negócios é uma ferramenta que possibilita ao empreendedor reunir informações que se obtém no mercado, sendo utilizadas no planejamento e aprimoramento do negócio em que se pretende investir. Essas informações serão importantes para verificar a viabilidade do negócio, pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, principais concorrentes e diversas outras informações que serão de grande importância para tomada de decisões estratégicas em relação ao produto ou serviço que se pretende oferecer.

Pode-se destacar diversos motivos para se elaborar o plano de negócios, entre eles: Diminuir riscos e gastos desnecessários, avaliar os aspectos atuais e futuros, proporciona um gerenciamento mais eficaz e ajuda a tomar decisões, analisa oportunidades e permite que sejam trabalhadas para torná-las em diferencial competitivo, conseguir apoio de investidores, financeiras e outros parceiros que sejam de interesse e benefício da empresa, favorece o apoio de clientes e fornecedores, realiza uma análise das diversas áreas de uma empresa e permite identificar as consequências e benefícios, além de orientar os colaboradores no desempenho de suas atividades.

Administração de Marketing

Qualquer negócio para alcançar sucesso deve fazer do marketing uma ferramenta fundamental para manter a saúde organizacional do mesmo. Para isso é importante que estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com