TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual; Administração

Por:   •  15/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.351 Palavras (14 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO ..............        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Contrato Social ............        

2.2        Técnica de Coleta de Dados do SEBRAE        

2.3        Carga Tributária .........................................................................................

2.4        Associativismo e Cooperativismo        

3        EXERCÍCIOS .......................        

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5        REFERÊNCIAS .................        



  1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho busca aperfeiçoar os conhecimentos aprendidos nas disciplinas do terceiro semestre, aplicando o conhecimento à prática por meio da resolução do estudo de caso estruturado pelo SEBRAE, abordando o tema do semestre: Fundamentos de Administração III.

.        A partir da implantação de grandes redes supermercadistas na cidade de Patos (PB), os proprietários de pequenos supermercados se unem (associativismo) para fazer frente à queda de vendas. Vamos analisar um “caso” “Histórias de Sucesso” – 2002, do SEBRAE que é baseado em um fato real: a união de pequenos supermercadistas (formação de uma rede de supermercados) para fazer frente, ou concorrência a uma grande Rede de Supermercados.

Trataremos da importância de se fazer um contrato social para a abertura correta de qualquer empreendimento, ou empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Veremos também a importância de se usar a estatística e a contabilidade de custos como formas de obter informações e prevenir problemas.

A entrevista, como forma de coleta de dados, identifica os fatores limitantes do comércio varejista. È uma das formas mais usadas em pesquisas de mercado e possibilita a obtenção de dados referentes aos diversos aspectos da vida social

Para tanto, foram feitas pesquisas disponibilizadas no site do SEBRAE bem como na pesquisa bibliográfica.

Ao final do trabalho, vamos resolver alguns exercícios.

 

        


  1. DESENVOLVIMENTO

Para o SEBRAE (2012), o Projeto Desenvolvendo Casos de Sucesso busca descrever as experiências exitosas de todo o País. Neste intuito iremos aprofundar os conhecimentos a partir do estudo de caso elaborado em fevereiro de 2003, na cidade de Patos (PB) e cidades vizinhas. Mostra a predisposição e o trabalho realizado por nove empresários no mercado. Contudo, para que aconteça de forma dinâmica precisa de planejamento gerencial e sistemas de controle.

Na cidade de Patos (PB) foi inaugurado um supermercado de grande porte, gerando uma disputa acirrada com os pequenos supermercadistas locais. A grande rede de supermercados entrou no mercado com ofertas promocionais, preços mais baixos e maior variedade de produtos. Aos pequenos supermercadistas faltava-lhes poder de barganha, clientes, capital de giro, crédito e as instalações estavam em pontos mal localizados:

[pic 13]

  1. CONTRATO SOCIAL

Os contratos sociais precisam ser bem detalhados. É comum que empresas sem departamento jurídico procurem modelos de documentos na internet, motivadas pela solução rápida e barata. Só que quase sempre é necessário ir além.

Se uma condição negociada não estiver prevista nesse modelo, o contratante ficará descoberto. A falta de especificidade pode funcionar como uma bomba-relógio. É uma situação de risco. Na hora de redigir o compromisso, erros de linguagem também podem comprometer o resultado. O texto tem de ser claro e não dar margem a dúvidas ou interpretações.

Para se registrar uma sociedade empresária é preciso que os sócios elaborem e registrem um contrato social da empresa na Junta Comercial. Se for sociedade simples (sociedade de profissionais liberais, como advogados, médicos, dentistas, etc.), o registro se faz no Cartório de Registro das Pessoas Jurídicas. Um contrato social representa para empresa (pessoa jurídica) o mesmo que a certidão de nascimento representa para as pessoas físicas.

Em um contrato, devem constar as cláusulas exigidas pela legislação em vigor: O mesmo deve ser elaborado por um advogado. Entretanto, muitos contabilistas possuem modelos para este fim.

Ao final, o contrato deve ser assinado pelo advogado, exceto se tratar de microempresa de pequeno porte, nos termos da Lei nº 9.841/99 (Estatuto da Micro e Pequena Empresa).

No contrato social deve constar o nome do empreendedor que está à frente do negócio, dados pessoais e como documentação exigida: RG/CPF/Nacionalidade/Endereço Completo/ entre outros requisitos exigidos.

Segue um breve modelo redigido abaixo:

Fulano de Tal, Ensino Superior em Administração, brasileiro, casado, com comunhão parcial de bens, profissão empresário, CPF no 056.988.566-36, identidade nº 6.539.54 SSP/PE, residente na cidade de São Bento do Una, Pernambuco, na Rua Bento Calado, nº 36, bairro: Centro, CEP: 236.546-000 e, demais sócios supracitados. . . . .

 Em seguida os dados dos sócios que fazem parte da empresa.

Neste documento constam as seguintes Cláusulas geridas pela Lei 1.564, ME/2000, adotará nome e denominação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (854 Kb)   docx (495.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com