TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Individual 5° semestre de administração

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 12

Por que o conhecimento em matemática financeira é de grande utilidade para o

administrador de empresas?

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Por que o conhecimento em matemática financeira é de grande utilidade para o administrador de empresas? 4

2.2 Qual o papel da contabilidade no contexto da gestão das organizações? 5

2.3 Situações tributária do Brasil, bem como o impacto dos tributos nas operações empresariais 6

2.4 Pesquisas referente a uma empresa consideravelmente relevante para o desenvolvimento da região. Qual o ramo de atividade dessa empresa? De acordo com esse ramo de atividade, quais os tributos incidentes sobre o faturamento e sobre o lucro dessa empresa? 8

2.5 Diferenças entre os juros simples e os juros compostos no cálculo de empréstimos e financiamentos efetuados pelas empresas. Demonstração por meio de exemplos a diferença entre os dois sistemas. 9

2.6 Equivalências de Capitais e Sistemas de Amortização. 10

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho demonstrará a importância da contabilidade para o gerenciamento das empresas, de forma a evidenciar a contribuição da mesma, como meio de informação para o processo de tomada de decisão.

Ressaltará que a matemática financeira é de grande utilidade para as empresas, sendo imprescindível como ferramenta para compreender os cálculos financeiros, as funções das situações propostas e na solução de diversos problemas.

Abrangerá ainda, a diferenciação de juros simples e juros compostos, a tributação brasileira e seus impactos nas operações empresariais, bem como, a equivalência de capitais e sistemas de amortização.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas a matemática tornou-se uma aliada, sendo encontrada em várias situações do cotidiano.

Pode-se então, admitir a importância da matemática, pois, é uma das ciências mais importantes entre as existentes. Ela é fundamental para o desenvolvimento da compreensão e da adaptação no mundo. Etimologicamente, a palavra ´´matema`` significa explicar, entender, e a palavra ´´tica`` vem de techne (arte ou técnica). Dessa forma, a matemática significa arte ou técnica de entender e explicar as coisas que existem no mundo; todavia, para entendê-la é preciso desenvolver esquemas de comparação, classificação, inclusão, correspondência, seriação, ordenação e conservação (KAMII, 2002, p. 57).

2.1 A matemática financeira, assim com a própria matemática, é um dos conhecimentos primórdios e básicos do homem. Onde seus conhecimentos vieram a partir da necessidade do ser humano de poder retratar quantidade e resolver questões do cotidiano. Com o advento do dinheiro, novos problemas surgiram e, assim, houve a necessidade de explorar a matemática de uma forma a poder responder essas novas questões que vinham junto com o dinheiro. Então, se criou um novo ramo da matemática, a matemática financeira, que se dedica, entre outras coisas, a estudar a relação entre o tempo e o dinheiro, mas não se restringe somente a isso. Questões que necessitam o cálculo de média, estatísticas, possíveis lucros e prejuízos são muito úteis para o funcionamento de uma empresa ou instituição.

Portanto, a matemática financeira é uma ferramenta de extrema importância dentro de uma empresa, onde sua utilização quando feita de maneira eficiente, minimiza custos e maximiza os resultados.

Uma boa formação empírica favorece um conhecimento mais sólido e preciso, tornando o processo de orçamento de custos e remunerações confiável e transparente, tanto para os empresários como para fins de fiscalização.

A matemática financeira fornece os instrumentos necessários para que sejam realizadas avaliações sobre os recursos com maior viabilidade em termos de custo e os investimentos que possam ser mais rentáveis a curto ou longo prazo, dependendo da estratégia adotada pela empresa.

Sua aplicação não se restringe apenas às empresas, a matemática financeira é uma importante aliada para cálculos corriqueiros como, por exemplo, a melhor forma de efetuar o pagamento de uma casa, um carro ou até mesmo da sua compra do mês. As variáveis incluídas em toda transação financeira podem ser minimizadas desde que seja empregado um método confiável.

Existem avaliações econômico-financeiras, contábeis, de recursos humanos e mais uma infinidade de áreas que podem ser beneficiadas pela matemática financeira, cada qual com as suas respectivas características avaliativas, quanto mais estáveis forem os dados inclusos em uma equação mais confiáveis serão as projeções apontadas e o empresário deve estar sempre atento a isso.

2.2 Durante anos a contabilidade foi vista apenas como um instrumento para fornecer informações tributárias, mas atualmente com o mercado altamente competitivo, ela é observada também como um instrumento gerencial que auxilia os administradores nas decisões e nos processos de gestão, planejamento execução e controle.

As constantes mudanças no cenário econômico mundial vêm desafiando as organizações a adequar suas práticas de gestão a nova realidade do mercado. Tais mudanças estão ocorrendo no campo tecnológico, político, social, ambiental, econômico, financeiro, entre tantos outros, o que exige das empresas meios confiáveis de obter informações indispensáveis ao seu sucesso. Informações adequadas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com