TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer III 2015

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O mundo dos negócios está mudando e atualmente é de fundamental importância para as organizações planejar a área de recursos humanos, pois o ambiente empresarial está cada vez mais exigente, rigoroso e competitivo. As empresas que seguem modelos de gestão antiquados, sem nenhum efeito estratégico ou não agregam valor algum para a organização, estão começando a rever seus procedimentos e se adaptar aos novos tempos.

As políticas de recursos humanos abrangem o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, desenvolver e reter seus talentos humanos. As mesmas precisam adequar-se às necessidades humanas, de forma integrada, sejam elas clientes, proprietários, fornecedores, colaboradores ou dirigentes. O equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, pois as mudanças estão ocorrendo de forma rápida e ágil o que faz com que a organização busque se adaptar a esses novos cenários para que possa se manter competitiva no mercado. Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações o presente estudo propõe uma análise das políticas, seu ambiente e estrutura de trabalho como alicerce para a implantação de um setor de recursos humanos.

APRESENTAÇÃO EMPRESA

Restaurante Bormallonn Ltda, foi fundado há dois anos e é conduzida pelas sócias e um número pequeno de colaboradores. Nestes dois anos o negócio tem obtido sucesso, está em fase de expansão e conta hoje com um quadro de 17 colaboradores, sendo um gerente, um chefe de cozinha, uma cozinheira, duas auxiliares de cozinha, um auxiliar de limpeza, uma nutricionista, uma recepcionista, seis garçons, duas operadoras de caixa, um responsável por compras.

Tem como objetivo servir produtos de qualidade de acordo com as normas de saúde. Contando com a contribuição de funcionários devidamente preparados para proporcionar conforto e qualidade aos clientes.

O público alvo consiste em consumidores de classe média-alta, famílias, executivos e turistas. O restaurante tem como alvo também o ambiente corporativo e através de parcerias com empresas da região receberá os clientes para almoços, jantares de negócios e confraternizações por um preço diferenciado.

RELATÓRIO

Realizamos uma pesquisa com os colaboradores da empresa para avaliarmos a estrutura e orientarmos as adequações pertinentes ao setor de RH.

Perguntamos aos colaboradores, sobre a eficiência e transparência da comunicação interna, sobre as instalações físicas do restaurante e sobre a cooperação entre as equipes e obtivemos retorno positivo na avaliação.

Porém, ao abordarmos os assuntos de valorização profissional, incentivos, salários e benefícios, treinamento e desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho obtivemos respostas negativas, sendo que assim, direcionaremos as soluções para estes pontos.

A empresa não oferece ao colaborador oportunidades de crescimento profissional. O recrutamento e seleção são feitos para cada área específica sendo que não existe plano de carreira. Assim, raramente o colaborador é promovido dentro da empresa. A comunicação é vertical, de cima para baixo, no que tange a relação entre o gerente e colaborador. Mesmo havendo transparência e eficiência na comunicação, está se refere somente as obrigações, as ideias que partem dos colaboradores dificilmente são acolhidas já que este não tem oportunidade de se manifestar. Também não existe nenhum tipo de incentivo para as metas propostas pela empresa.

Sugerimos que seja criada uma caixa de sugestões e pesquisas de satisfação periódicas entre os colaboradores, podendo assim expor suas ideias e críticas: sugerimos a criação de um plano de treinamento para os colaboradores; participação do colaborador em palestras motivacionais; cursos de atualizações para as distintas funções, reuniões de avaliações de necessidades.

Plano de Benefícios

A empresa não oferece nenhum benéfico adicional ao salário além do vale transporte e a refeição que e fornecida no ambiente. Sugerimos a implantação de alguns benefícios: Ticket Alimentação, Plano de saúde, Gratificação para funcionários que não possuem faltas atestados ou atrasos.

Mesmo com um ambiente confortável agradável e envolvente para os clientes, no que diz respeito ao colaborador, a empresa não tem o mesmo desempenho verificado. Não existe plano de saúde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com