TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 12

               

[pic 1][pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Campinas/SP

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais

Alexandre Vieira Cintra – RA: 6004238611

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais – PROINTER IV – Relatório Final

Campinas

2018


Alexandre Vieira Cintra – RA: 6004238611

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais – PROINTER IV – Relatório Final

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais IV

Tutora EaD: Kelly Wolff

Campinas

2018


RESUMO

A finalidade do trabalho é mostrar dentro do contexto escolar, a aplicação de um Sistema de Informações Gerenciais. Tendo como principal objetivo as tomadas de decisão por parte dos administradores da escola.

Na escola, através do sistema se buscou uma melhor organização financeira, este sistema reuniu todas as informações em um único local. Hoje a escola tem uma visão macro da sua parte financeira, ela consegue custear cada sala de aula, sabendo assim se esta sala gera lucro ou prejuízo.

Palavras-Chave: Escola. Sistema de Informações Gerenciais. Financeiro. Lucro.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        4

2 - A EMPRESA - Associação Cultural e Educacional de Valinhos        5

3 - PESQUISA BIBLIOGRAFICA e PESQUISA DE CAMPO        7

4 – ENTREVISTA:        10

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13



1- INTRODUÇÃO

Atualmente, as empresas encontram-se em constante mudanças, sejam elas sociais, econômicas, políticas ou tecnológicas, as quais propiciam a evolução, o aperfeiçoamento e a criação de novos sistemas, tendo estes como o objetivo principal de melhorar os processos internos pois é através deles que se tem controle das atividades, organiza-se a empresa e tomam-se as decisões corretas para o crescimento da entidade.

O Sistema de Informações Gerenciais consiste em um processo de transformação de dados operacionais e financeiros em informações que auxiliem na tomada de decisões dentro da empresa, sendo constituído a partir de uma reestruturação das informações econômico-financeiras e operacionais, que só são possíveis a partir de uma base de informações confiáveis e validadas. O processo de organização da informação disponível é fundamental para à construção de uma base de informações úteis para a gestão, estabelecendo a partir daí as necessidades de coleta e de transformação de dados, transformando-os em informação útil, trazendo, a partir das análises, resultados e apontamentos necessários para o bom desempenho da empresa.

Os sistemas de informações não são somente uma ferramenta importante para o controle organizacional, mas também para a agilidade e eficiência nas decisões tomadas. O Sistema de Informação Gerencial (SIG) precisa estar bem estruturado na empresa, para que os gestores não tomem decisões precipitadas ou errôneas que possam atrapalhar o seu crescimento, pois possuir um sistema de informação gerencial bem estruturado só tende a fazer com que a empresa aumente seu desempenho e garanta resultados positivos.

O Sistema de Informação Gerenciais movimenta a organização como um todo, sendo que a mudança que se fizer em uma das partes, trará consequências para a outra (tecnológicas ou humanas). A alteração de um depende do outro.

O (SIG) é um tema complexo, mas de suma importância para o desenvolvimento das organizações.

2 - A EMPRESA - Associação Cultural e Educacional de Valinhos

Razão Social: Associação Cultural e Educacional de Valinhos

Tipo Societário: Associação sem fins lucrativos

Nome Fantasia: Colégio Inovati

Proprietários: Os pais do Colégio eleitos em uma assembleia que fazem parte do conselho coordenador e diretoria executiva do Colégio. (Não tem proprietários – é uma associação)

Localização: Rua João Previtalli, 2727 – Jd Samambaia – Valinhos

Segmento de Atuação: Educação – Ed. Infantil e Ensino Fundamental

Campo de Atuação:  Venda de serviço educacional

Público Alvo: Classes A e B

Breve histórico: Em novembro de 1987, um grupo de pais questionou a falta de escolas aos filhos na cidade de Valinhos. Foi quando a jornalista Roseli Afonso, uma das fundadoras do colégio, escreveu um editorial no jornal Folha de Valinhos sobre a dificuldade de escolas naquele momento. Alguns educadores incomodados com este artigo responderam com outro relatando os pontos positivos de algumas escolas na cidade. Era o início de um movimento envolvendo um grupo de pessoas preocupadas com a formação dos seus filhos. Meses depois criaram a ACEV, Associação Cultural e Educacional de Valinhos, elegeram uma diretoria provisória e suas respectivas comissões de trabalho. Em março de 1989 alugaram uma chácara e deu o início da escola com 19 alunos na educação infantil. Em 1988, Heloisa Carvalho Pisciotta, herdeira do Flavio de Carvalho, então doou um terreno de 17 mil metros, no qual estamos até hoje, para dar início a escola em um prédio próprio. A escola tem uma mensalidade e o lucro da mesma é revertido para o próprio colégio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (227 Kb)   docx (797.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com