TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto e formação de preço

Por:   •  27/2/2019  •  Resenha  •  3.153 Palavras (13 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 13

Para gerenciar projetos é necessário estabelecer regras e seguir métodos de maneira a atingir o sucesso final.

Conceitos sobre gerenciamento de projetos: visa realizar o controle e gestão de projetos desde sua concepção até sua entrega, com metodologias e ferramentas adequadas, de maneira que o projeto seja entregue no prazo e custo especificados e que o cliente esteja satisfeito com o resultado, ou seja, sendo entregue justamente o que o cliente necessitava. Durante as guerras militares, surgiram algumas técnicas com o intuito de padronizar e gerar estratégias para desenvolvimento de projetos. Depois do uso militar, essas técnicas foram aos poucos sendo incorporadas por inúmeras empresas. Além disso, diversos outros fatores incentivaram a adoção do gerenciamento de projetos, entre eles:

a reengenharia (um método que busca eficiência e eliminação de atividades que não possuam valor agregado, por meio de um novo desenho de processos de negócios, visando melhor integração entre as diversas áreas de uma organização),

a globalização (empresas de países diferentes buscam seu desenvolvimento e muitas vezes trabalham em conjunto), a automação de processos (diminuindo os ciclos dos negócios, fazendo com que a inovação fosse peça fundamental para o processo de desenvolvimento econômico), a popularização dos computadores (permitiu que ferramentas de gerenciamento de projetos estivessem disponíveis a maioria dos gerentes de projeto), a internet (capacidade de troca de informações facilitou a administração de projetos.

O objetivo da aplicação de gerenciamento de projetos é acompanhar um projeto de forma a reduzir seus custos, diminuir seus riscos e erros nos processos produtivos. Para verificar se o gerenciamento de projetos realmente foi efetivo, é necessário analisar os indicadores de eficácia e de desempenho em todas as etapas do processo.

Definição de projeto: desejo de agir, intenção de fazer, plano, algo que eu vou planejar antes de executar, algo proposto escrito detalhado para depois detalhar. É um empreendimento temporário que tem por finalidade criar um produto, serviço ou resultado único.

Diferença entre projeto e processo: projeto é transitório, tem início, meio e fim, projeto está ligado a mudança, resulta em um produto ou serviço único, equipes de trabalho heterogênea (pessoas diferentes com características diferentes), prazo, recurso designado para o projeto, foco na expansão do negócio. Processo é continuo é realizado da mesma maneira, o produto e serviço é padrão, a equipe de trabalho é homogênea (pessoas com as mesmas atividades), rotineiro, os recursos são designados por função, foco é manter o negócio.

Identificar os Stakeholder quem tem mais poder de influência.

Subprojeto: projeto menor para ficar mais fácil de gerenciar.

O PMI oferece um programa completo de certificações para profissionais de projetos de todos os níveis de escolaridade e de qualificação. Uma certificação reconhece que o Gerente de Projetos é um profissional apto e qualificado para gerenciar qualquer tipo de projeto em qualquer área.

A certificação PMP é a principal e padrão para gerenciamento de projetos. Ela é reconhecida e muitas vezes exigida por grandes empresas, pois valida a competência do gerente de projetos para gerenciar e liderar equipes em projetos.

O PgMP é uma certificação é um nível mais avançado que a certificação PMP é indicada para gerentes com habilidade para gerenciar múltiplos projetos, desenvolver entre atividades complexas que expandem entre diferentes organizações, regiões ou culturas, alinhando resultados com as metas organizacionais.

O PfMP é destinada a executivos nível sênior, que gerenciam portfólios de projetos e programas alinhados com a estratégia organizacional. Gerentes de portfólio são responsáveis por alinhar projetos, programas e operações com objetivos estratégicos, destinando recursos ao projeto melhor qualificado no momento, esperando o melhor retorno.

CAPM é destinada a quem deseja gerenciar projetos e assumir mais responsabilidade, ou ainda, quem deseja reforçar habilidade de gerenciamento de projetos em projetos atuais, padronizando práticas. É destinada a quem ainda não tem muita experiência para se inscrever na certificação PMP.

PMA-PBA certificação destinada a gerentes que trabalham com times e gerenciam requisitos ou desenvolvimento de projetos, ou ainda a gerentes de projetos ou de programas que realizam análise de negócios.

PMI-ACP certificação destinada a profissionais que já trabalham com metodologias ágeis ou quando a organização irá adotar essas metodologias como práticas de gerenciamento. Essa certificação reconhece formalmente a habilidade em metodologias e técnicas ágeis.

PMI-RMP certificação é destinada a quem possui conhecimento e experiência em gerenciamento de riscos, ou ainda a gerente de projetos focados em gerenciamento de riscos em projetos.

PMI-SP certificação é destinada a profissionais que possuem conhecimento e experiência avançada em desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de cronogramas em projetos.

Sem um profissional cuja função seja direcionar o esforço global, interesses e diferenças pessoais podem levar à falta de alinhamento em relação aos objetivos do projeto, outro problema é o não entendimento do alinhamento do projeto com a organização; a falta de gerenciamento das expectativas das partes interessadas em relação ao projeto; a falta de acordo das partes interessadas em relação aos fatores de sucesso do projeto; a falta de um cronograma realista, em que fatores como quantidade de trabalho, dependências obrigatórias, estimativas de custos e nivelamento de recursos tenham sido previstos; a falta de definição e comunicação sobre as responsabilidades da equipe do projeto; a falta de aceitação formal do cronograma do projeto; a falta de recursos humanos capacitados e disponíveis para trabalhar no projeto; a falta de definição de requerimentos e escopo do projeto; a inadequação do gerenciamento e liderança da equipe do projeto.

Já com a qualificação do profissional é permitido rápidas respostas às mudanças das condições do mercado e novas oportunidades estratégicas; possibilita que a organização produza mais com menos recursos; reduz perdas financeiras por meio da monitoração das fases iniciais dos projetos, encerrando aqueles que não atendam às premissas planejadas; permiti uma melhor tomada de decisões por parte das organizações, baseada em métricas internacionais; maximiza iniciativas nas organizações, privilegiando o foco e a comunicação aberta; produzir todas as entregas planejadas; completar o projeto dentro do cronograma aprovado; executar dentro do orçamento aprovado; entregar de acordo com todas as especificações funcionais, de performance e de qualidade; alcançar todas as suas metas, objetivos e propósitos; atingir todas as expectativas das partes interessadas; o projeto está alinhado com os objetivos da organização; o projeto tem apoio efetivo da alta administração; o projeto tem uma liderança efetiva; todas as partes interessadas estão de acordo com o propósito, as metas e os objetivos do projeto; todas as partes interessadas compartilham uma visão comum dos resultados e têm expectativas realistas a respeito do projeto; as expectativas das partes interessadas são continuamente gerenciadas e validadas no decorrer do projeto; o escopo, a abordagem e as entregas do projeto são claramente definidos e acordados durante o seu planejamento; o papel e a responsabilidade de cada parte interessada e de membros da equipe do projeto são claramente comunicados e entendidos; o cronograma é realista e acordado entre todas as partes interessadas; as comunicações do projeto são consistentes, efetivas e focadas no entendimento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com