TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de ensino e estágio supervisionado em docência disciplinas pedagógicas educacional profissional

Por:   •  21/10/2017  •  Resenha  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

Prática de ensino e estágio supervisionado em docência disciplinas pedagógicas educacional profissional

O estágio de prática de ensino em docência e disciplinas pedagógicas educacional profissional propriamente dito não esta mais disponivel para os estudantes de pedagogia, então ele pode ser feito em escolas técnicas que no entanto são poucas, e de difícil acesso. Por estes motivos podemos estagiar em escolas de ensino médio nas disciplinas de filosofia e sociologia. Os vídeos e os profissionais da área que vimos, relatam que os empresários tem se queixado de falta de técnicos para sua vagas de emprego pois a maioria dos candidatos são formados graduados porém não tem nenhum preparo técnico(manual). neste caso  podemos observar que em relação aos cursos técnicos e o mercado de trabalho, a maior explicação sobre isso tem sido que apenas o conhecimento intelectual e teórico não tem sido o suficiente para que as empresas contratem estes profissionais, por isso em algumas escolas técnicas como por exemplo: SENAI, SENAC etc, estão formando jovens já com vagas disponiveis, porém sabemos que já vivemos e passamos por três revoluções industriais,(maquina a vapor, Taylorismo e Fordismo, tecnologia e teleinformática) e atualmente estamos novamente vivendo uma nova crise, ou talvez um caos. Não somente no Brasil como em outros países a grande e desenfreada política de consumo tem chegado no seu auge de esgotamento que podemos incluir vários fatores que veem desajustando o nosso meio ambiente, digo meio ambiente não só em relação ao espaço em que habitamos mas também onde estamos vivendo o nosso cotidiano. Produzir e produzir para quem consumir? Explorar e explorar para quem consumir? Penso em uma "revolução" e  empregos que venham para trazer uma fase de reorganização socioecônomica e sustentabilidade, bem mais do que apenas aprender e trabalhar  para produzir e consumir. As informações não estão sendo as melhores para os nossos jovens, esperemos (do verbo esperançar) que as mudanças que estiverem para vir, sejam um despertar para eles e que possam lhes dar uma motivação para não desistirem de seus sonhos.

Plano da escola

  Escolhi para este estágio a escola “E.E.Dr.João ErnestoFaggin” situada em São Paulo no endereço: Av. Fulfaro, 141 Bairro: Vila Élida Telefone.5623.99.09 Horário de funcionamento 2º a 6º feira das 07h às 12h20m – manhã2º a 6º feira das 13h às 18h20m- tarde2º a 6º feira das 19h às 23h – noiteCurso/ensino: Ensino Fundamental II – ciclo e ensino médio (1º,2º,3ºano) Organização do curso: anualDuração do curso: 07 anos- ciclo II 04 anos Duração do curso:03 anos – ensino médio Regime: Progressão continuada no ciclo.

Estrutura da escola

Térreo: Secretária, sala da coordenação, sala da direção, almoxarifado da limpeza e de materiais, 2 banheiros, cantina, cozinha, pátio, 1º andar: sala dos professores, 2 banheiros, sala de informática (acessa1º subsolo: 2 banheiros, 5 salas de aula, sala de leitura. Mezanino: Anfiteatro(multimídia), sala do grêmio,1 sala de aula, 2 banheiros desativados.2º subsolo: 6 salas de aula e 2 banheiros. 3º subsolo: 2 salas desativadas, 1 laboratório de biologia. Parte externa: 1 quadra poliesportiva, estacionamento.

A escola atende população de baixo nível sócio-econômico e cultural, constituída em sua maioria de subempregos e muitos em moradias de um cômodo. Alguns pequenos comerciantes, vendedores ambulantes, pedreiros; as mães normalmente trabalham fora, como faxineiras ou empregadas domésticas e algumas em fábricas. A maior parte são filhos de pais separados, ou mães solteiras.  Muitos vieram com a família do norte e nordeste.

Perfil dos alunos da noite(filosofia)

Jovens de 15 a 23 anos, alguns trabalham , outros estão procurando emprego. Existe um equilíbrio entre homens e mulheres, poucos realmente parecem interessados em aprender,  apenas querem concluir os estudos ou apenas para não ficar em casa.  Alguns ficam o tempo todo com ocelular ligado ouvindo música, redes sociais ou no wahtszapp, quase todos aceitam  a merenda oferecida pela escola. Existe um trabalho específico de toda a equipe da escola para diminuir a evasão dos alunos que tem sido muito grande.  De cada sala matriculados com 40 alunos apenas os 3º anos tem mais frequência os 1º e 2º da mesma quantidade de matriculados não chega a 50% de frequência. A professora Lins Paula (filosofia)  desenvolve com os alunos a maior parte das aulas com reflexões sobre comportamento civil e social, um dos maiores motivos deste direcionamento curricular e planejamentos  de aula partem do princípio de que a maioria dos alunos são de  familiares cujo tios, primos, pais, mães estão na cadeia ,  envolvidos com tráfico de drogas, roubo etc.   A professora Lis Paula não aplica provas, ela avalia os alunos especificamente por trabalhos, caderno do estudante e participação nas aulas. Neste estágio terei a oportunidade de observar como o jovem esta vivenciando seus últimos anos de ensino letivo,  perceber suas perspectivas em relação ao seu futuro.  Entender  como  os professores da rede estadual estão transmitindo e mediando o desenvolvimento dos conhecimentos nesta fase  de um jovem cidadão que esta quase pronto para partir para uma outra etapa de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com