TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 11

  1. [pic 1]
  2. UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

  1.            SIMONY MENEZES PEREIRA ROZINDO

VILA VELHA/ES

2015

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

  1. Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação do Professor  MARIA CRISTINA DE LIMA.

Curso: Pedagogia

VILA VELHA/ES

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO COTIDIANO.......                05

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA....................................................................05

1.2 - CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR.......................................................................09

CAPÍTULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS.........................................................................................................00

2.1 – CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E DAS ATIVIDADES OBSERVADAS..........00

2.2 – ATIVIDADES REALIZADAS PELO ESTAGIÁRIO.............................................00

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................00

REFERÊNCIAS..........................................................................................................00

ANEXOS....................................................................................................................00

INTRODUÇÃO

Relatório referente ao Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil, realizado na escola Centro Educacional Erlach em Vila Velha- ES, entre os dias 09/03 a 22/04 de 2015 cumprindo 66 horas no total. Tem objetivo de relatar experiência pessoal, estando nesta escola como acadêmica do curso de pedagogia à distância da faculdade Estácio de Sá, polo EAD Vila velha/ ES feito pela aluna Simony Menezes Pereira Rozindo. O Centro Educacional Erlach está localizado na Rua sete, n°: 23, Bairro Cocal, no Município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, ano de 2015, na turma do jardim, onde estão matriculadas 18 crianças, da faixa etária 4 anos.

No capítulo I estarei descrevendo a estrutura e funcionamento da instituição, tentando fazer uma descrição geral do local, observando sua estrutura física, o histórico da fundação e o levantamento do quadro de profissionais da instituição, falarei da dimensão pedagógica, focando no Projeto Político Pedagógico da instituição e seus colaboradores, do sistema de avaliação e pôr fim do cuidar, educar e brincar.

No capítulo II estarei desenvolvendo e analisando as atividades observadas e realizadas, na primeira parte descreverei a prática do professor observado, como é feito o planejamento, a metodologia aplicada com os alunos, posturas e condutas do professor, como o aluno é avaliado. E na segunda parte, relatarei as minhas expectativas ao começar o estágio, minhas experiências, minhas impressões e principalmente todas as atividades das quais participei e que desenvolvi durante o estágio. E na segunda parte, relatarei as minhas expectativas ao começar o estágio, minhas experiências, impressões e principalmente todas as atividades das quais participei e que desenvolvi durante o estágio.

No capítulo III, com as considerações finais concluindo o trabalho

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO COTIDIANO

O Centro Educacional Erlach é uma escola particular de educação infantil e ensino fundamental I e II. Está situada na rua sete, número 23, Cocal, Vila velha, atende a classe média sendo que a maioria dos alunos moram nas mediações da instituição de ensino. A turma observada foi a infantil IV, com 18 alunos com média de 4 anos de idade, uma professora regente e uma auxiliar. Na sala os mobiliários e seus componentes são adaptados para as crianças. Possui ventiladores na sala, possui um banheiro de uso coletivo próximo as salas de educação infantil, com vasos e pias próprios para crianças com faixa etária entre 2 e 5 anos.

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

- HISTÓRICO:

O Centro Educacional Erlach teve início em fevereiro de 1992, com o nome de Escolinha Mini e Mickey. A escolinha Mini e Mickey, iniciava suas atividades com 02 turmas de jardim e 02 turmas de Alfabetização, somando um total de 70 alunos. Autorizada que fora pela Resolução CEE 35/99, publicada no D.O de 29/01/97, para ministrar Educação Infantil (jardim e pré-escola) e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. A Escolinha Mini e Mickey, fundamentado na integração permanente das atividades, e/ou disciplinas, visa o embasamento cultural, moral e cívico do educando que o capacita a ser cidadão atuante e responsável, comprometido com a transformação da sociedade.

Nos anos de 1999, a Escolinha Mini e Mickey iniciava mais um ano letivo, agora com um efetivo discente de 220; contando, além das turmas de Educação Infantil e de 1ª a 4ª série, com turmas de 5ª e 6ª séries.

A resposta que a comunidade, os pais e os alunos deram, implicava mais um compromisso: continuar de mangas arregaçadas e trabalhando, agora, ainda mais.

A Escolinha Mini e Mickey, firma-se como um estabelecimento sério e eficiente. Já com problemas para atender à demanda cada vez mais crescente. Continua a ampliação das instalações e expansão da área física. Para atender ainda melhor a sua clientela, a escola passa a atender até a 9ª série, com o nome de Centro Educacional Erlach.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (192.7 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com