TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS SILVÂNIA

DAHENE JELLVA RODRIGUES MONTEIRO

EDER DE SOUSA SANTOS

GABRIELA DE SOUSA TRISTÃO

GABRIEL AUGUSTO NASCIMENTO RODRIGUES

INARA OLIVEIRA DE ALMEIDA

LUIZ EDUARDO REIS BRAGA

MARCOS VINICIUS BEDIN

RENATO JÚNIOR SILVA MARTINS

WALISSON RODRIGO BASÍLIO DOS SANTOS

PSICANÁLISE

        

SILVÂNIA-GO

2016

DAHENE JELLVA RODRIGUES MONTEIRO

EDER DE SOUSA SANTOS

GABRIELA DE SOUSA TRISTÃO

GABRIEL AUGUSTO NASCIMENTO RODRIGUES

INARA OLIVEIRA DE ALMEIDA

LUIZ EDUARDO REIS BRAGA

MARCOS VINICIUS BEDIN

RENATO JÚNIOR SILVA MARTINS

WALISSON RODRIGO BASÍLIO DOS SANTOS

PSICANÁLISE

[pic 1]

SILVÂNIA-GO

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

FREUD E A PSICANÁLISE...................................................................................................4

Os Níveis Da Consciência        

Formação Do Inconsciente        

Psicanálise Organizacional        

O Inconsciente Organizacional        

Objetivos Da Psicanálise Organizacional        

CONCLUSÃO        

REFERENCIAS        

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará a psicanálise, tendo por base aplicada à administração. Objetivando explicar a necessidade da psicologia na administração empresarial. No decorrer do trabalho também será mencionado Sigmund Freud o pai da psicanálise e suas contribuições históricas para a psicologia que conhecemos atualmente e que veem sendo útil para ajudar as pessoas.


                                      FREUD E A PSICANÁLISE

Sigmund Freud nasceu no dia 06 de maio de 1856, uma criança que se destacava pela sua inteligência. Quando ingressou na universidade ouvia muitas criticas sobre sua origem, ali mesmo começou a descoberta de seus dons no qual sua ansiedade a fazia para a descoberta onde encontrou a tranquilidade e satisfação plena.

Na fase do desenvolvimento, segui a transição da catarse para a psicanálise, onde se da pela existência de forças não reais também chamadas como perturbações. Freud nos mostrou um lado bem irreal onde está muito ligado com nossa mente, abrangendo varias áreas inclusive sobre a área sexual.

Destaca em sua obra sobre a ansiedade, como libido transformada e afirmando que ´´sobre a neurose de angustia onde há uma interferência com a descarga referenciada de tensão sexual. A ansiedade surgiu por uma transformação da tensão acumulada. ´´( FREUD, Sigmund; 1996, P.82).

Todo esse processo se da pela consciência, onde se tem a angustia podendo não se só em um aspecto, mas abrange uma grande área emocional afetiva levando à irracionalidade, onde há divergências de sensações nos trazendo a famosa angustia, em alguns casos conhecido com premonição, sexto sentido entre outros.

Foi por essas razões que acreditamos que Freud se tornou um conhecedor e pai da psicanálise, pois ele tinha todos essas sensações, e foi pela sua própria experiência que ele se tornou um conhecedor mundial da mesma. Essa visão que hoje temos dessa realidade de sensações, ainda é muito frequente no dia a dia do ser humano, ela não é vista só como uma neurose, mas hoje nos auxilia em vários aspectos inclusive na área administrativa.

Psicanálise e a administração estratégica

A psicanálise foi criada por um grande neurologista Sigmund Freud, com o objetivo de tratar de desiquilíbrios psicológicos.

A psicologia pode contribuir grandemente em relação à administração, onde pode contribuir para que os profissionais possam usar as técnicas psicanalistas em seus funcionários, no entanto com o mundo de conhecimento à disposição das pessoas hoje em dia, não basta gerar querer que essas técnicas sejam usadas, é preciso adaptá-las ao dia da organização moderna, a adaptação das teorias de comportamentos humanos, deve passar pela busca incessante de melhor aproveitamento do potencial humano, onde poderá alcançar resultados estratégicos como dentro da vida do profissional melhorando os aspectos.

Muitas das vezes, pode-se confundir a psicanálise sob o ponto de vista clinico, e organizacional, Freud diz que a psicanálise é um método para tratamento de distúrbios neuróticos na mesma definição a psicanálise é um procedimento para investigação de processos mentais.

No entanto a psicanálise é um fator de entender o conhecimento, onde tem um grande objetivo de um plano estratégico afinal, fazer planejamento e até relativamente fácil comparado com a sua implantação.

        

Onde a psicanálise é uma teoria que tem como princípio a compreensão de que nossos comportamentos e sentimentos são regidos por desejos inconscientes. O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente e a maneira de análise é realizada por meio da associação livre.

Os Níveis Da Consciência

Consciente: o estado consciente é apenas uma parte de nosso funcionamento mental, a parte que temos consciência do que pensamos, do que sentimos, do que falamos e do que fazemos; é constituído pelas ideias que estamos cientes no momento.

Pré-Consciente: é um estado constituído por ideias inconscientes que podem voltar a se tornar conscientes se direcionamos a atenção para elas, podendo ser percebidas nos sonhos ou nos atos falhos.

Inconsciente: é uma grande parte nossa que não temos consciência, onde estão guardados os desejos reprimidos, os conteúdos censurados e as pulsões inacessíveis à consciência; o inconsciente afeta nosso dia a dia, influencia nossos comportamentos e ações, sem que a gente perceba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com