TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a política externa?

Por:   •  3/10/2019  •  Monografia  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Qual é a política externa?

A política externa brasileira junta os interesses nacionais, a integração regional, a adoção de regras econômico comerciais mais justas, democratização dos foros decisórios e principalmente comercialização.

Teve início com a aproximação dos Estados Unidos a fim de garantir segurança e desenvolvimento econômico ao país houve, o estabelecimento de posições defendidas pela grande potência, que custou ao Brasil papel de submissão de suas políticas internas que segundo (OLIVEIRA, 2005)

O desenvolvimento brasileiro político e econômico, assim, feito em estratégias que reduziam a relevância do país no cenário internacional, evidenciava a segurança de uma potência média, pronta à universalização, ao protagonismo e à autonomia (OLIVEIRA, 2005).

O Brasil ocupa posições internacionais, importantes, por ser considerado líder regional na América do Sul pelos seus elementos de estratégia e cooperação à paz entre as nações, fazendo relações comerciais com o eixo Sul-Sul um programa de redução de pobreza, sendo membro da BRINCS, tendo forte presença no G20 e na rodada de Doha e por sua expansão do agronegócio e exportações de commodities. 

Os blocos econômicos que consistem na política externa possibilitam ampliar as possibilidades de acordos comerciais entre os participantes, cooperação internacional e instituições econômico-financeiras são as vias para o crescimento e o desenvolvimento mundial.

Na visão comercial o Brasil adota os conceitos do bilateralísmo, multilateralismo. Duas linhas de políticas comercial foram traçadas nas últimas décadas, a primeira conduzia ao protecionismo do mercado, sem contrapartida externa, para servir de suporte e fundamento a uma economia agrícola e industrial em formação, e a segunda perspectiva da política comercial conduzia ao multilateralismo aberto do mercado mundial.

O período da política externa para o desenvolvimento as relações multilaterais foram acessórias das bilaterais possibilitaram que os formuladores da política externa brasileira promovessem uma ampliação de parcerias estratégicas que obteve atualmente.

Bibliografia

LAFER, C. Relações Internacionais, Política Externa e Diplomacia Brasileira. [S.l.]: [s.n.], v. II, 2018.

OLIVEIRA, H. A. D. Política Externa Brasileira. [S.l.]: Saraiva, 2005.

PINHEIRO, L.; MILANI, C. R. S. Política Externa Brasileira: As Práticas da Política e a Política das Práticas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com