TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário do estudo de caso, afinal quem manda aqui?

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  1.478 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Faça uma análise do atual cenário interno da empresa (Diagnóstico Interno) e destaque os principais pontos fracos e pontos fortes da empresa.

R. Pontos Fortes: Fornecer novos produtos, para novos clientes que vende roupas de grife nos shopping centers. Os filhos Sergio e Alberto tiveram uma boa preparação ao estudarem administração, por isso eles estão capacitados para gerir a empresa. A experiência do pai Ricardo ajuda na questão das matérias-primas e produção por possuir conhecimento pelo tempo trabalhado.

Pontos Fracos: Por ser uma empresa familiar o desentendimento entre pai e filhos provoca uma situação difícil no ambiente organizacional, por que não estão conseguindo separar o trabalho profissional com o pessoal, deixando que os conflitos prevaleçam. Apesar de Ricardo concordar em cuidar da parte de produção e matéria-prima, ele não está totalmente satisfeito e não consegue deixar de se preocupar com as outras áreas que são de finanças, vendas, produtos e administração em geral que os filhos querem cuidar.

  1. Com base no resultado do Diagnóstico Interno apresente um plano de trabalho com sugestões de melhorias em principalmente em relação: a comunicação, a liderança, o trabalho em equipe, motivação e a ética nas relações de trabalho.

R.

 [pic 1]

  1. Diante de sua análise informe ainda os sócios da empresa:
  1. Quais as consequências previsíveis de não houver um acordo entre as duas partes?

R. Provavelmente a situação irá se agravar a cada vez que os sócios não entrarem em um acordo, com risco de falência da empresa. Pode haver também o desmembramento dos sócios, dividindo a cota de cada um e a divisão da empresa.

  1. Afinal, quem deverá mandar na empresa? Ricardo, que idealizou e prosperou o negócio por muito tempo. Justifique com base em princípios administrativos sua resposta
  2. Ou seus Filhos? Que alegam que estudaram Administração e estão mais preparados do que Ricardo para resolver os problemas da empresa. Justifique com base em princípios administrativos sua resposta.

R. Os filhos deverão ficar a frente da empresa, tendo em vista que o negócio se tornou maior que o empreendedor Ricardo. E para uma empresa que se encontra estabelecida no mercado, cometer erros deve ser evitado. Haja vista que os concorrentes utilizam desse, como oportunidades e planejam tudo de modo a se sobressair e diferenciar-se no mercado por meio de suas tecnologias, qualidade no produto e marketing.

        Nem sempre para um empreendedor, assim como Ricardo, perceberá que precisa se afastar, mas os sinais ficam claros, como a dificuldade de saber como trabalhar em um mercado cheio de oscilações, não conhecer o seu concorrente, não se planejou financeiramente e economicamente e ainda não confiar em seus parceiros (filhos) no qual investiu para que tomassem conta do negócio.

        Ricardo, ainda pode contribuir com sua experiência atuando como mentor. Um mentor é uma pessoa mais velha que detém uma bagagem de experiência (HASHJOMOTO, 2015). No qual esta experiência será maior que os seus filhos possuem. Ricardo ainda sim, poderá ajudar nas decisões difíceis, compartilhar sua vivência no ramo. Além que suas relações pessoais serão aproximadas, que esteja disposta a ajudar sem necessariamente ganhar nada em troca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com