TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Central Gestão de Pessoas e Liderança

Por:   •  5/7/2022  •  Dissertação  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Gestão de Pessoas e Liderança

Questão Central

Diretrizes

Prezado Aluno,

A resposta para a questão central deve ser apresentada neste mesmo arquivo.

  • Fonte: Times New Roman ou Arial tamanho 12;
  • Espaçamento: simples (entre caracteres, palavras e linhas);
  • Nº de palavras: 150 a 250 palavras;
  • Se aplicável as referências citadas devem ser apresentadas de acordo com NBR 6023:2002 (ABNT).

Questão Central

Neste módulo, estudamos alguns dos principais aspectos que influenciam nas relações entre empregados e organização. bem como conhecemos algumas das principais teorias sobre gestão de pessoas atualmente adotadas. Vimos que a empresa tem seus objetivos e expectativas em relação a seus empregados, bem como que cada empregado também tem anseios em relação à empresa. Dependendo do modelo de gestão adotado, essas diferenças podem gerar conflitos que impactam diretamente na produtividade da equipe e nos resultados da empresa.

Assista a entrevista com Alexandre Pellaes:

https://www.youtube.com/watch?v=Nhji9rzUqf0

Nesta cena, eles conversam sobre as diferenças de gestão de pessoas que encontramos atualmente e quais os efeitos de cada modelo de gestão sobre as pessoas e seus efeitos nas pessoas a curto, médio e longo prazos.

Após assistir ao vídeo, escolha uma experiência profissional que você tenha vivenciado ou que outra pessoa que você conhece tenha vivenciado, classifique o tipo de gestão com base no que foi apresentado nos conceitos da apostila e sugira duas ações que poderiam ser ajustadas por parte da gestão de pessoas, para que aprimorar o desempenho das pessoas envolvidas.

Resposta: Já convivi com muitos casos em que o funcionário apresentava inexperiência, insegurança, e baixo desenvolvimento de habilidades no trabalho. Mas, muitas vezes, esta causa era porque o próprio ambiente de trabalho não era aberto o suficiente para dar oportunidades e liberdade para o contratado, além também da falta de treinamento específico e de pratícas de acompanhamento para o desenvolvimento profissional.

Um dos motivos disto é da busca do gestor sempre querer o imediatismo, se importar em gerir somente o pessoal, e ignorar que trabalha com pessoas.

Quando o líder já possui anos (décadas) de experiência e não e não se atualiza e nem ao menos se importa com relações interpessoais, corre risco de perder a sensibilidade sobre tarefas atribuídas ao seus subordinados e até mesmo sócios, acreditando que estas tarefas podem ser muito simples e, por isso, começa a duvidar da capacidade do funcionário ou sócio, gerando uma "má reputação", falta de confiança de ambos e consequentemente instatisfação. Outro

Considero, por experiência própria, que este tipo de gestão se caracteriza como de gestão de liderança diretiva. Gera bons desempenhos, mas que poderia gerar muito mais resultados positivos. A solução mais rápida seria a troca imediata da liderança por alguém com perfil de liderança mais participativa. Ou então, é imprencindível que haja mais gestão de pessoas, com feedbacks de ambas as partes, um workflow mais definido, e com metas mais tentadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com