TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questão Central Gestão De Pessoas E Liderança FGV

Por:   •  17/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

   QUESTÃO CENTRAL 1

      GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA

T10

20/05/2023[pic 1]


  • 1)  Considerando os principais elementos para transformação cultural apresentados na apostila, escolha dois dentre eles, explique-os e analise como a ocorrência dos mesmos pode ser identificada de alguma forma na fala dos palestrantes do webinar?

Como visto na apostila, a transição de culturas é um processo complexo e de longo prazo. A necessidade de adoção de um processo de reestruturação da empresa pode se dar por vários motivos, entre eles o avanço tecnológico, questões de mercado e até mesmo maus resultados nos indicadores da organização. Desta forma, é necessário entender os objetivos, priorizar um foco e consequentemente traçar um plano estratégico.

Conforme discutido na webinar, o processo de transição de cultura precisa apresentar elementos de competências emocionais e  racionais. Durante seu discurso Betania Tenure fala a respeito do que a empresa precisa considerar durante esse processo de reestruturação, o que ela simplificou como os 3 R's. Para a professora, a organização deve entender quais traços precisam ser retirados da cultura organizacional, quais precisam ser renovados e reforçados, para que assim a empresa tenha a chance de fazer uma ressignificação para o próximo ciclo de sucesso. 

Na leitura da apostila também é citado a questão das "pessoas certas no lugar certo", onde afirma que as mudanças culturais exigem que os profissionais se adaptem a essa transformação e caso ocorra alguma resistência será necessário avaliar  a contratação de uma pessoa com o perfil mais compatível com os objetivos da empresa. 

Durante a live, os convidados discutem que durante esse processo de mudança, é natural que haja uma ampliação da demanda por competências. Onde principalmente o gestor ofereça um resultado de competências gerenciais, monitoramento de processos e a capacidade de desenvolver lideranças. Para Edwiges Parra, a cultura só vai acontecer como mudança quando todos aceitarem, genuinamente, que fazem parte dessa mudança e vão ajudar no processo, cada um fazendo sua parte. 

  • 2)  Escolha e explique uma das correntes teóricas clássicas ou das estratégias contemporâneas sobre gestão de pessoas apresentadas na unidade 2 da apostila da disciplina. Explique como essa proposta pode ter sido impactada de alguma forma pelos desafios apresentados pelos palestrantes no webinar aqui indicado quanto à promoção da motivação dos profissionais que atuam em uma empresa.

Entre as correntes estudadas está a "teoria dos dois fatores", onde se discute o comportamento das pessoas no trabalho, a partir de questões relacionadas a circunstâncias do trabalho e pessoais. Assim como mencionado na teoria da hierarquia das necessidades, essa corrente discute que os fatores higiênicos são considerados condições básicas e podem ajudar o indivíduo a ter uma insatisfação no trabalho. Assim como é abordado como fatores motivacionais também estão ligados a atuação do profissional no local de trabalho.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (234.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com