TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Estudo de Caso Buscapé

Por:   •  17/5/2023  •  Artigo  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O que o Buscapé deverá fazer para manter seu crescimento? Quais as oportunidades e ameaças que se apresentam ao Buscapé neste novo cenário? Será que uma empresa brasileira conseguirá se tornar um competidor importante no mercado mundial?

Continuar expandindo sua atuação no mercado internacional e diversificar os serviços oferecidos. As oportunidades são as de poder incorporar ou até adquirir novos negócios, como fizeram em 2007, talvez os negócios que venham de outros países com outras propostas, tirando proveito de suas experiências e marketshare em seus países nativos. As ameaças enfrentadas também podem ser consideradas os concorrentes de outros países, mas também os nacionais. Acreditamos que sim, uma empresa brasileira consegue se tornar um grande competidor mundial, se souber se adaptar às variações mercadológicas, principalmente por se tratar de um negócio online, que não tem a necessidade de ter um escritório físico em outros países.

Em 2019, o Zoom, grande concorrente do Buscapé, o adquiriu. O site foi criado pelos ex-sócios do Buscapé e acabou crescendo a ponto de conseguir comprar o Buscapé da Naspers de volta.

  1. O Great Hill Partners teve como estratégia de saída do negócio a venda de sua participação para o Naspers. Quais outras estratégias de saída poderiam ter sido consideradas para esta empresa de capital de risco, conhecendo seu portfólio de investimento e histórico de negociações anteriores (visite o site da empresa greathillpartners.com e pesquise na Internet para obter mais informações)? Obs.: para obter mais informações sobre a indústria de capital de risco, recorra ao Capítulo 7. E no caso do Naspers, qual seria a melhor estratégia para recuperar o investimento feito no Buscapé? Muitas empresas têm optado por abrir o capital na Bovespa (bolsa de valores brasileira) recentemente. Analise esta possível estratégia para o Buscapé, bem como seus prós e contras.

Entre as estratégias de saída existentes, a utilizada foi a secondary sale, já que a Great Hill Partners vendeu sua parte para o Naspers, outro investidor. Há também a opção de venda para outro investidor trade-sale em que se faz a venda para uma empresa do mesmo ramo. A opção de introduzir a empresa na bolsa de valores. E a opção de recompra pelo empreendedor. No caso, acreditamos que somente a trade-sale e a IPO, seriam plausíveis.

No caso da Naspers, a melhor alternativa seria a secondary sale e a IPO também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com