TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Desenvolvimento Regional

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIOS DE DESENVOLVMENTO REGIONAL

1. Defina Desenvolvimento.

E a transição entre a antiga concepção e a nova concepção. Antiga e a ideia crescimento econômico quantificável, conquistas materiais. Nova está associada mais as atitudes do que as conquistas materiais.

2. Defina Desenvolvimento Local.

É o processo de mudança sócio estrutural, mapeado por um território próximo definido geograficamente. Desenvolvimento local envolve uma perspectiva socioeconômica.

3. Defina Desenvolvimento Regional.

É o processo de mudanças sociais culturais e econômicas que ocorrem em uma determinada região.

4. Defina Desenvolvimento Sustentável.

É o processo que visa atender as necessidades da atual geração sem comprometer a capacidade das futuras gerações.

5. Defina Desenvolvimento Territorial.

O território é qualquer recorte da superfície terrestre mas nem todos os territórios são de interesse igual a partir da perspectiva de desenvolvimento. Territórios organizados são exemplos de onde os atores locais se apropriam dele e fazem acontecer o desenvolvimento.

6. Quais os principais organizações que atuam na integração econômica regional (entre países)?

União Europeia (UR), União africana (UF), Tratado norte americano de livre comercio (NAFTA), Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), Pacto Andino, Cooperação econômica da Ásia e do Pacífico etc.  

7.  Os estudos desenvolvidos no pós guerra mundial a respeito do desenvolvimento regional, surgiram duas linhas de interpretação. Quais foram essas duas linhas e o que cada uma delas procurou resgatar?

A escola americana liderada por Walter Isard a qual procurou resgatar a tradição germânica, com ênfase na teoria da localização e no papel dos transportes e a escola francesa, dos desequilíbrios regionais ou da polarização, sob a liderança de Françoais Porroux, cuja produção se estende da década de 1930 á de 1950.

8. Na américa latina a CEPAL formulou conceitos importantes. Quais formam esses conceitos e o que foi levado em consideração para diagnosticar o subdesenvolvimento da região?  Pag 240

Formulou-se os conceitos de centro e periferia e da deterioração dos termos de intercambio, defendendo uma política de industrialização como saída. O que foi levado em consideração para diagnosticar o subdesenvolvimento da região foi a partir das relações internacionais.

9. Explique o que aconteceu a partir da década de 1960: quanto à expansão capitalista e quanto às correntes críticas das desigualdades sociais. pag 240

A partir da década de 1960 começou a ocorrer desgaste teórico e prático com as interpretações e analises dos resultados obtidos na maioria das experiências de políticas de desenvolvimento regional. De um lado, o sucesso da expansão capitalista nas décadas que se seguiram à segunda Guerra Mundial e de outro as correntes críticas das desigualdades sócias.

10. A partir da crise do pensamento e dos novos fenômenos, várias tentativas de reconstrução teóricas e instrumental vem sendo feitas. Descreva cada uma dessas tentativas.  pag 241 e 242.

a. os modelos de retorno crescente, resgatando os modelos clássicos, com a introdução das economias de escala e das estruturas de mercado de competição imperfeita, na linha dos trabalhos de Krugmann.

b. Os novos instrumentais quantitativos e analíticos, através dos novos modelos da relação insumo/produto e de recursos computacionais.

c. Os modelos de crescimento endógeno, com ênfase nas variáveis que possibilitaram a convergência de renda.

d. A linha institucionalista, mostrando o papel das instituições públicas e da sociedade civil.

e. Os modelos aqui denominados de desenvolvimento endógeno ou local (diferente crescimento endógeno), com ênfase nas instituições locais, novos distritos industriais, incubadoras, parques tecnológicos, clusters etc.

11. No Brasil, por um longo período de tempo, predominaram as clássicas politicas regionais voltadas para a promoção da conjuntura de grandes regiões ou macroespaços, a exemplo do Nordeste brasileiro. Cite três motivos pelos quais essas políticas precisavam ser repensadas.   pag 243

Em primeiro lugar, pela necessidade de se ver a região como parte da economia nacional e, portanto, do planejamento nacional. Em segundo lugar pela diferenciação e fragmentação dentro da própria região. E em terceiro lugar, pela necessidade de se reforçarem as iniciativas locais como caminho para o desenvolvimento econômico e social, e como estratégia para enfrentar a competição global.

12. Por que a proximidade geográfica pode não ser suficiente para assegurar o sucesso das experiências de geração do conhecimento. pag 246

Além da importância da lógica cognitiva, as regiões possuem história que tem seus pontos positivos ou negativos. Muitas vezes, os atores locais não agem no sentido de se criarem interação e sinergia. Assim as experiências do sucesso ou fracasso não podem ser generalizadas, uma vez que cada território é diferente do outro pelo seu conteúdo imaterial.

13. Explique o que Jhonson e Lundvall (2000) afirmam: “a economia do aprendizado não é necessariamente uma economia de alta tecnologia. pag 245

A economia do aprendizado não é necessariamente uma economia de alta tecnologia por que a economia do aprendizado é uma economia onde a habilidade de aprender é crucial para o sucesso econômico dos indivíduos, firmas regiões e países.

14. Como ocorreu o processo de ocupação do Brasil e a formação do espaço econômico brasileiro? pag 247

O processo de ocupação e formação do espaço econômico brasileiro, com grandes descontinuidades temporais e geográficas, levou, ao longo de mais de três séculos à constituição de um verdadeiro mosaico, com cada região produtora se vinculando precariamente aos portos, mas com reduzida ou inexistente vinculação inter-regional no pais. Estes processos históricos – a herança colonial e escravista – aliados a dimensão territorial do país, seriam determinadas na configuração regional brasileira, marcando-a até os dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com