TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quintessencia UNOPAR 5° Semestre

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 11

Em busca de diferencial competitivo é crescente o número de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decisões mais seguras e de forma pro ativa.

A contabilidade, por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa, pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão. Por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade financeira pode se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório.

O objetivo primordial desse trabalho é apresentar de forma clara, quão importante é a contabilidade e a aplicação da matemática financeira ao administrador, auxiliando em suas tomadas de decisões, diárias e direcionando – a à sua meta.

DESENVOLVIMENTO

1) Porque o conhecimento em matemática financeira é de grande utilidade para o administrador de empresa?

Com diversas aplicações no mercado econômico, a matemática financeira se faz presente na rotina diária dos indivíduos, especialmente no cotidiano dos profissionais que necessitem da mesma para a tomada de decisões. As empresas enfrentam problemas e desafios, cujas soluções muitas vezes são complexas e o mercado de trabalho necessita de profissionais que devem atender a novos padrões de qualidade, pois sem uma administração competente os rumos de uma organização podem ter como consequência, a perda de espaço no mercado, a diminuição de seus lucros ou até mesmo indo a falência.

A Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados. Certamente uma boa base desse conhecimento traz à compreensão de problemas. O administrador não precisa ser um matemático, porém, conforme afirma Leithold (1988), “para uma completa compreensão das aplicações – seja a análise marginal em economia, a otimização em administração, o crescimento de bactérias em biologia, ou o crescimento logístico em sociologia – é necessário um conhecimento dos conceitos matemáticos envolvidos”. Conhecer os mecanismos e saber utilizá-los nas determinações dos mais variados processos é uma necessidade. Nas situações mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, as ferramentas da Matemática Financeira vão indicar a melhor decisão.

Sendo assim, podemos concluir que a Matemática Financeira é a grande aliada do administrador. Ela estará presente ao conferir a contabilidade, análise de demonstrativos, programas financeiros da empresa ou ainda o em seu planejamento economico. É essencial para que o administrador se torne um profissional de qualidade, capaz de ampliar suas espectativas, estrutura e técnicas de planejamento utilizando os recursos que ela oferece, obtendo assim, sucesso em sua empresa.

2) Qual o papel da contabilidade no contexto da gestão das organizações?

A contabilidade é de extrema importancia para todos os tipos de negócios e requer muita atenção dentro das organizações, pois é atravez do eficiente controle financeiro que a empresa poderá atingir seus objetivos de crescimento e sucesso.

A contabilidade como instrumento de análise, utiliza-se de suas demonstrações para no gerenciamento, informar aos administradores a situação economica e financeira da empresa, auxiliando nas tomadas de decisão. Ela tem como papel principal fornecer ferramentas para a administração da empresa, procurando suprir informações que se encaixem de maneira valida e efetiva no modelo decisório do administrador.

O IFAC, International Federation of Accountants, diz que:

[...] contabilidade gerencial pode ser definida como o processo de identificação, medição, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação da informação (financeira e operacional) usada pela administração para planejar, avaliar, controlar e assegurar, dentro de uma organização, o uso dos recursos com responsabilidade (1998, p. 99, tradução nossa).

O IFAC (1998, p. 99) ainda afirma que a contabilidade gerencial está inserida no processo de gestão, fornecendo informações para controlar as atividades correntes de uma organização, planejar estratégias, táticas e operações futuras, otimizar o uso dos recursos, medir e avaliar o desempenho, reduzir a subjetividade no processo de tomada de decisões e melhorar a comunicação interna e externa.

A contabilidade tem evoluido juntamente com o crescimento socio-economico global, tornando – se um instrumento de análise e informação, fazendo com que o contador seja o principal elemento na gestão de informações para a tomada de decisão. Segundo Nasi (1994, p.5)

‘’O contador deve estar no centro, na liderança do processo, pois do contrário, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional. O contador deve saber comunicar-se com outras áreas da empresa. Para tanto não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais, inteirando-se do que aconteça ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no seu país, no mundo. O contador deve ter um comportamento ético - profissional inquestionável. O contador deve participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional (educação continuada).”

O contador e o administrador fazem um trabalho em conjunto. O trabalho do administrador depende do trabalho do contador, pois é ele quem gera as informações necessárias para o planejamento da empresa, visando melhorias de seus resultados e negócios.

Resumidamente, o objetivo da contabilidade gerencial é de fazer a conexão entre as ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que eles possam saber quais ações suas levam a empresa em direção à sua meta. As informações gerenciais não são apenas utilizadas pela administração interna da empresa, sendo cada vez mais partilhadas com clientes e fornecedores.

3) Façam um resumo sobre a situação tributária do Brasil, bem como o impacto dos tributos nas operações empresariais.

O Sistema Tributário Nacional, considerado o conjunto dos tributos e normas que regulamentam sua arrecadação, bem como o poder impositivo do Estado, é regido pela Emenda Constitucional nº 18 de 1º de dezembro de 1965, sendo regulamentado efetivamente pela Lei nº 5.172 de 1966.

O Brasil possui uma das mais altas cargas tributárias do mundo e o sistema é desordenado. O nível de tributação sobre os produtos e serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com