TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  23/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

1.0 RECRUTAMENTO

        “O recrutamento abrange o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes ou potenciais” (LACOMBE, 2005, pg.65). Este deve ser utilizado em uma unidade centralizada, e é uma atividade permanente, sendo apenas intensificada nas ocasiões em que existem vagas. Esta é apenas a primeira etapa de um processo que termina com o contrato definitivo após o período de experiência.

        Inicialmente para o processo de recrutamento é preciso saber qual o perfil desejado, definindo quais as características pessoais e profissionais da pessoa. O êxito para uma boa escolha do candidato depende que este perfil esteja bem definido. Em resumo, para o recrutamento são características básicas: a descrição da função e a definição do perfil do candidato.

        O recrutamento pode ser interno ou externo. Segundo Lacombe (2005), há uma prioridade dentro das empresas para o recrutamento interno, pois este traz inúmeras vantagens para a empresa, como: motivação para todos os empregados, mostrando a disposição de promover pessoas da casa e de criar perspectivas de carreira; ao longo prazo, facilita o recrutamento de pessoas mais qualificadas; costuma ser mais rápido, pois as pessoas estão disponíveis e as vagas são preenchidas mais depressa; o custo da admissão é praticamente nulo; se houver uma boa avaliação dos candidatos, a probabilidade de acerto tende a ser maior, uma vez que eles já estão na empresa e são conhecidos; aproveita melhor o treinamento do pessoal; diminui a probabilidade de rejeição pelos colegas.

        Já o recrutamento externo utiliza inúmeras e diferentes técnicas para influenciar e atrair os candidatos. Trata-se de escolher os meios mais adequados para ir ao candidato desejado, onde quer que ele esteja, e atraí-lo para a organização. O processo de recrutamento acontece com o candidato preenchendo a sua proposta de emprego ou apresentando seu curriculum vitae à organização.

        As empresas recrutam através de diferentes técnicas:

- Anúncios em jornais e revistas;

- Agências de recrutamento;

- Contatos com escolas, universidades e agremiações;

- Cartazes ou anúncios em locais visíveis;

- Apresentação de candidatos por indicação de funcionários;

- Consulta aos arquivos de candidatos;

- Banco de dados de candidatos.

        Em geral, o recrutamento possui como desafio principal agregar valor à organização e às pessoas. Como toda e qualquer atividade, o recrutamento deve proporcionar resultados para ambas as partes.

2.0 SELEÇÃO

        

        A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam as características desejadas pela organização.

        Lacombe (2005) afirma que a seleção abrange o conjunto de práticas e processos usados para escolher, dentre os candidatos disponíveis, aquele que parece ser o mais adequado para a vaga existente. Aquele que possui melhores condições de se ajustar a empresa e de conseguir um bom desempenho.

        A seleção deve considerar a cultura da empresa e os valores e crenças do candidato, pois ele deve ter condições de se adaptar a cultura da empresa. Inicia-se o processo com a análise dos currículos dos candidatos.

Métodos de seleção

- Triagem preliminar de currículos;

- Entrevista na unidade de seleção;

- Informações de pessoas confiáveis;

- Testes técnico-profissionais;

- Testes psicológicos;

- Dinâmica de grupo;

- Entrevistas pelas chefias futuras;

- Informações de empregos anteriores;

- Informações cadastrais;

-Exame médico.

        A seleção de pessoal é um sistema de comparação e de escolha (tomada de decisão). Para isto, ela deve necessariamente apoiar-se em algum padrão ou critério para alcançar uma certa validade na comparação.

        O processo é composto de várias etapas ou fases seqüências pelas quais passam os candidatos. Na medida em que são bem sucedidos, os candidatos ultrapassam os obstáculos e passam adiante para as próximas etapas. Conforme aqueles que não conseguem superar as dificuldades, os candidatos são rejeitados e saem fora do processo. Nas etapas inicias, ficam as técnicas mais simples, econômicas e fáceis, ficando as técnicas mais caras e sofisticadas para o final. O processo seletivo utiliza geralmente a combinação de várias técnicas de seleção e procedimentos múltiplos que variam de acordo com o perfil e complexidade do cargo a ser preechido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com