TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 RECRUTAMENTO.................................................................................................4

2.2 SELEÇÃO..............................................................................................................6

2.3 TREINAMENTO.....................................................................................................7

2.4 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO...........................................................................8

3 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

                         Este trabalho trata do tema recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho de recursos humanos. Destacando a necessidades das organizações em escolher a forma adequada de desenvolver seu potencial humano intelectual.

                        A principio é apresentado à finalidade, os tipos de recrutamento e as fontes utilizadas para divulgação dos cargos disponíveis na empresa. Em seguida são  abordadas as técnicas e informações necessárias para que a seleção obtenha sucesso.

                       Treinamento está associado à idéia de formação e hábitos práticos de trabalho, com o objetivo de alterar o comportamento dos indivíduos, de uma situação de menor rendimento profissional para uma de maior eficácia de recursos humanos. Já a avaliação de desempenho considera os fatores organizacionais, motivação e habilidades das pessoas permitindo que a organização em estudo possa identificar seus pontos críticos e definir pela implantação de um programa de treinamento  eficaz.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1.  RECRUTAMENTO

O recrutamento é o conjunto de técnicas e atividades que atraem candidatos qualificados e capazes de ocupar os cargos vagos nas organizações. É o processo em que as empresas divulgam ao mercado de trabalho as oportunidades de emprego disponíveis para preenchimento.

O recrutamento é feito a partir de uma analise da necessidade de pessoal, observando os motivos do surgimento da vaga e a urgência de suprimento. Fazer uma analise do perfil desejado para ocupação do cargo de acordo com a função, autonomia e a responsabilidade. Definir os fatores e características que serão exigidos para contratação e fazer um levantamento das ofertas que a empresa oferecerá aos possíveis candidatos.

A definição do tipo de recrutamento a ser realizado depende do estudo das políticas e normas da empresa, pesquisa de mercado de trabalho e de mão de obra, e dos pontos positivos e negativos em relação ao tipo de recrutamento a ser aplicado.

  1. TIPOS DE RECRUTAMENTO

Recrutamento interno: Quando o processo de suprimento para determinada vaga é feito com candidatos internos que são os funcionários da empresa. Geralmente ocorre quando há promoção ou transferência.

É um procedimento mais rápido e barato, com menor tempo de adaptação, pois os candidatos já estão ambientados com a organização, também incentiva a permanência e fidelidade dos funcionários. Porém pode bloquear a entrada de novas idéias ou gerar uma nova vaga mais difícil de ser preenchida, pode sofrer resistência por parte da chefia do candidato, e em caso de insucesso o retorno ao antigo cargo é muito difícil.

Recrutamento externo: Quando o processo de recrutamento é feito fora da empresa. Atua sobre os candidatos disponíveis no mercado de trabalho.

É considerado vantajoso quando há aumento o capital intelectual, renovação da cultura organizacional da empresa através dos novos talentos, habilidades e expectativas. Mas é desvantajoso quando gera insatisfação do funcionário que cobiçam a vaga, o tempo de adaptação é maior devido ao desconhecimento entre a empresa e o candidato, tornando-se mais caro e moroso.

  1. FONTES DE RECRUTAMENTO

                       As fontes de recrutamento são os locais onde se busca ou atrai candidatos para participarem de um processo seletivo.

                       Exemplos de fontes de recrutamento: Anúncios em jornais, revistas, folhetos, internet, etc...

                        A divulgação da vaga deve ocorrer de acordo com o perfil do cargo. Ex: Anunciar vagas de emprego em um jornal diário é favorável, mas quando se deseja contratar um especialista é mais conveniente anunciar em uma publicação específica da área.

                      Os anúncios podem ser abertos, quando identifica o nome da empresa contrate, ou fechados, quando não identifica o nome da empresa contrate.

 

  1.  SELEÇÃO

                      A seleção tem como objetivo principal escolher dentre os candidatos recrutados aqueles que são mais adequados para ocupar os cargos existentes na organização.

                     Para que a seleção ocorra adequadamente é necessária à definição de critérios, que levam em consideração as características e conhecimentos que a pessoa deve ter, além das experiências e aptidões.

                    Definir as fases do processo é muito importante também, pois existem diversos procedimentos capazes de identificar a personalidade de cada participante, possibilitando a seleção dos mais aptos. Essas técnicas permitem o conhecimento das habilidades e a previsão do comportamento do individuo em determinadas situações. Assim uma técnica de seleção é válida quando consegui medir as características que são importantes para o sucesso do candidato.

  1. TÉCNICAS DE SELEÇÃO

Análise de currículo: O currículo é um instrumento muito útil para obtenção de informação, porém não é suficiente para proporcionar uma visão clara do candidato, deve ser lido cuidadosamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com