TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ACADÊMICO ESTUDO DE CASO: EMPRESA LOCALFRIO

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 8ºPQ/7°PQ

LIDERANÇA

RELATÓRIO ACADÊMICO

ESTUDO DE CASO: EMPRESA LOCALFRIO

                                              Bárbara Bezerra Rabello          R.A T44058-0

                                              Darius Gomes Romero            R.A B829HG-2

                                              Derek Nyll Pacheco Henrique R.A B93741-6

                                              Felipe Alves Guimarães           R.A B177CB-8

                                              Ricardo Mello de Sousa Pinto R.A A550DF7

                                              Roniele da Cruz Barbosa       R.A B6199H-7                          

Orientador:

Prof.° Daniel

SANTOS / SP

2016

Sumário

1. Introdução        3

2. Relatório        4

3. Os cinco baldes relativos aos atributos de liderança        5

4. Os quatro baldes relativos às práticas de liderança        6

5. Estudo de caso empresa Localfrio        7

6. Competências x Localfrio        9

6.1 Atributos de liderança        9

6.2 Práticas de liderança        9

7. Conclusão        10

8. Referencial Teórico        11

1. Introdução

Basicamente toda a grande empresa tem ideias próprias sobre quais são as características e competências de um líder e cada uma delas tem um estilo de liderança bem como seus critérios para o mesmo.

Através de um estudo  realizado por George O. Klemp Jr. de grandes empresas mundiais foi definido dois tipos de competências denominadas de Praticas e Atributos, onde, Pratica seria o que as pessoas fazem exercendo suas funções, e, Atributos, `as associadas a características pessoais.

Este estudo tem como objetivo destacar as competências de liderança descritas por George O. Klemp Jr. dentro da empresa LocalFrio.

        

2. Relatório

Do que é feito um verdadeiro líder?

Através de um estudo feito por Klemp Jr (1999) é proposto por ele um modelo completo de competências de liderança onde se destacam dois tipos de liderança: Práticas e Atributos. O objetivo do estudo de Klemp Jr. foi: Reunir vários modelos de competências em uma estrutura coerente; Identificar as tendências comuns de competências de liderança; Examinar os relacionamentos entre as competências e as estratégias organizacionais; Esclarecer como as competências podem ser usadas para identificar e desenvolver talentos para a liderança.

Após analisar a lista de atributos e práticas mencionadas pelas empresas pesquisadas, Klemp Jr. reuniu-as em Nove Metacompetencias que chamou de Modelo dos Nove Baldes, acreditando ser o núcleo da liderança eficaz. Sendo 5 deles os baldes relativos a atributos de liderança e quatro baldes sobre as práticas de liderança. A palavra “balde” foi utilizada por significar um recipiente onde se podem colocar coisas. Os líderes devem ser recipientes ou “baldes” dos atributos e das práticas encontradas no estudo. É importante notar que todos os atributos e todas as práticas somente são possíveis com o correto desenvolvimento das habilidades de comunicação entre as pessoas.

Segundo Klemp Jr., atributos (QI, Inteligência Emocional, Conhecimento, Crescimento e Ego) são ingredientes básicos para desempenho, é a capacidade que a pessoa tem para realizar determinada tarefa, como: Técnicas, estudo, conhecimento e habilidades para desenvolver um projeto. Um líder pode, por exemplo, demonstrar capacidade de pensamento estratégico, iniciativa e grande energia como atributos pessoais para desempenhar seu papel. E práticas (Dizer, Vender, Iniciar e Relacionar- se) o que as pessoas fazem, exercendo suas funções, para obter resultados, como por exemplo, um líder pode orientar a visão e o direcionamento, colocar o foco no cliente, e tomar decisão. As práticas são o que as pessoas fazem com os atributos que elas detêm e que são observados em seu comportamento no trabalho.

3. Os cinco baldes relativos aos atributos de liderança

Balde 1 – QI (capacidade mental). A liderança eficaz exige um alto grau de inteligência para gerenciar as complexidades inerentes ao papel executivo, como capacidade de análise, de compreender conceitos, pensamento estratégico e de fazer julgamentos rápidos em situações ambíguas.

Balde 2 – IE (inteligência emocional). Capacidade de antever as reações das pessoas, astúcia na interpretação de pessoas e de seus sentimentos não verbalizados.

Balde 3 – Conhecimento (conhecimentos técnicos e do negócio). É a base do desempenho eficaz. Sabedoria – compreensão dos limites dos conhecimentos dos fatos ao ter de tomar decisões acertadas.

Balde 4 – Crescimento (desenvolvimento pessoal). Líderes eficientes são curiosos e ávidos de conhecimentos, querem defrontar novas situações e aprender fazendo.

 Balde 5 – Ego (ego saudável). Os líderes eficientes são autoconfiantes e decididos. Porém, admitem quando estão errados. Cercam-se de pessoas capazes sem sentirem-se ameaçados.

4. Os quatro baldes relativos às práticas de liderança

 Balde 6 – Dizer (dar a direção). Os líderes eficientes estabelecem a direção a ser seguida, concentram-se nos resultados, tomam decisões, delegam autoridade, controlam discussões, gerenciam o desempenho e delegam responsabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (315.6 Kb)   docx (311.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com