TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  2/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.105 Palavras (13 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E

CONTABILIDADE - FEAAC DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Iasmin da Costa Rocha

RELATÓRIO DA ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

EMPRESA – DECA CORRETORA DE SEGUROS LTDA

FORTALEZA - CE

 2021.2

Iasmin da Costa Rocha

RELATÓRIO DA ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

EMPRESA – DECA CORRETORA DE SEGUROS LTDA

Trabalho apresentado para fins de avaliação da atividade Estágio Curricular Supervisionado I, sob a coordenação da Profa. Fabiana Nogueira.

FORTALEZA - CE

2021.2

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        4

2.1        Informações gerais        4

2.2        Estrutura organizacional        4

2.3        Descrição das atividades desenvolvidas pelo aluno na organização        5

3        IDENTIFICAÇÃO DO ELEMENTO A SER ESTUDADO        6

4        ANÁLISE TEÓRICA DO PROBLEMA        7

5        ANÁLISE CRÍTICA DOS RESULTADOS OBTIDOS COM OS INDICADORES UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO DA(S) ATIVIDADE(S)        9

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

7        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAIS        12

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo apresentar as atividades realizadas no Estágio Supervisionado I, abordando as experiências dentro da organização referida NOVA DECA Corretora de Seguros, onde o estágio foi desenvolvido no setor de cálculo da empresa em questão.

O estágio é extremamente importante para que se tenha a noção da teoria vista durante todo o curso dentro da realidade do mercado de trabalho, pois através dele é possível acessar a prática e agregar conhecimentos e experiências tanto pessoal, como profissional, e que poderão ser utilizadas futuramente.

        Inicialmente apresenta-se a organização, sua atividade principal e produtos e sua estrutura organizacional. Após isso, será descrito o principal elemento de estudo dentro do estágio resultando nas análises críticas comparadas a teoria e a partir disso, indicar pontos que podem ser melhorados dentro da atividade atribuída. Por fim, será exposto as percepções e conclusões sobre os resultados alcançados referente as análises e atividades desenvolvidas, bem como, as adversidades de realizar tais funções durante o período trabalhado.


  1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Neste tópico será apresentada a empresa, sua fundação e sua área de atividade, além de sua missão, visão e valores, bem como seu posicionamento de mercado. A partir disso, encaminha-se para a explanação da sua estrutura organizacional como um todo e por fim, a descrição das atividades realizadas referente ao presente estágio.

  1. Informações gerais

A empresa NOVADECA Corretora de Seguros LTDA foi fundada em 24/11/2003 por Valdemar da Silva Gonçalves Filho, trata-se de uma organização de grande porte de natureza privada, com a matriz em Fortaleza/CE e filiais em Natal/RN e Mossoró/RN, atuando no ramo de serviços através da corretagem de seguros. Os principais serviços são vendas de seguros em geral, desde seguros de automóvel até seguros garantia e com uma diversidade de clientes entre jovens, adultos, empresas e etc. Sua missão é ser solução personalizada em seguros, proporcionando segurança e tranquilidade às pessoas e organizações, com a seriedade e comprometimento de um grande centro de negócios. Em relação a visão, ser reconhecida por seus clientes e parceiros, como uma corretora diferente, moderna, atenciosa e competente. E seus valores são competência, perseverança, credibilidade e transparência.

  1. Estrutura organizacional

A estrutura organizacial é hierarquizada. No topo temos o sócio/diretor majoritário e logo abaixo vem seus subordinados diretos, a gerência e o setor financeiro que atua juntamente do setor de recursos humanos. Abaixo da gerência, temos o setor de cálculo (no qual atuo) e o setor administrativo que opera junto do setor de emissão. O setor de vendas dá suporte aos corretores de seguros que também estão diretamente ligados ao setor de cálculo, administrativo e gerência (Figura abaixo).

Em relação aos elementos da política de recursos humanos, a organização tem parcerias com escolas profissionalizantes para admissão de estagiários no fim do curso, para capacitá-los e posteriormente realizar a efetivação por completo. O processo de recrutamento e seleção é bem simples devido a forma que os funcionários ingressam na empresa, fazemos a triagem dos perfis dos candidatos para estágio, inicia-se o treinamento e observamos quem se adequa melhor as atividades do início ao fim.

A avaliação de desempenho é feita separadamente entre os setores. No setor de cálculo, avaliamos atráves do controle de produção por planilhas, onde são inseridos todos os seguros/vendas feitos para realizar o levamentanto mensalmente para comparar com os meses anteriores, bem como anualmente, comparando o exercício do ano antecendente.

Figura – Organograma da organização.

[pic 2]

Fonte: elaborada pela autora (2022).

  1. Descrição das atividades desenvolvidas pelo aluno na organização

Gerar cotações e cálculos de seguros em geral, envio e recebimento de e-mails com as demandas exclusivas, acompanhamento de produção/vendas atráves de planilhas, transmissões de propostas de seguros a partir da tratativa direta com o corretor responsável pela venda e acompanhamento de críticas de transmissão para resoluções futuras. As atividades estão diretamente relacionadas com a base do processo de seguro, que inicia no cálculo e influencia ao setor seguinte que será o acompanhamento de emissão, assim como ao financeiro, que dependem das propostas para pagamento aos corretores/vendedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (231.4 Kb)   docx (128.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com