TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  17/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO

Relatório de Estágio apresentado ao Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador: Sílvia Helena Hernandes


INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se às atividades realizadas na organização Mar Girius Continental, na área de Departamento Administrativo, durante o Estágio Curricular da Universidade Paulista EAD – Porto Ferreira.  O referido estágio teve como objetivos, complementar a formação do aluno, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências na organização e prática do colaborador na área administrativa; estabelecer relações entre a teoria e a prática profissional, refletindo sua aprendizagem com reflexões sobre o trabalho cotidiano de uma organização fundada por um grande Administrador e Empreendedor, aperfeiçoar habilidades interpessoais necessárias ao exercício profissional, no ambiente administrativo, ou seja, habilidades técnicas, humanas e conceituais. Fortalecer a integração do aluno e Universidade com a realidade político-social e profissional e reforçar a visão do Administrador dentro da Organização. A partir dos objetivos propostos pelo Curso – Administração de Empresas foi desenvolvida pela acadêmica, atividades administrativas, educacionais e científicas, que serão contempladas neste relatório, assim como a caracterização do campo de estágio.

  1. Perfil da Organização

  1. - Instituição, Tipo, Atividade e Porte

A Mar Gírius Continental, é empresa de origem familiar com mais de 75 anos no mercado no segmento de controles eletroeletrônicos. Através de uma sólida estrutura industrial e comercial e com uma produção anual de mais de 70 milhões de itens, está presente em mais de 13 mil clientes em todo o Brasil e países da América Latina e Europa. Disponibiliza mais de 11 mil opções de produtos que atendem desde as grandes indústrias de produtos eletroeletrônicos, tais como Roberto Bosh, Grupo Seb (Arno), Black&Decker, Mondial entre outras, grandes atacadistas e lojas de matérias elétricos. A mesma está localizada em Avenida Vicente Zini com Professor Henrique da Mota Fonseca Junior na altura do nº 1640 em Porto Ferreira – São Paulo.

Pode-se dizer que em toda residência, comércio ou empresa existem produtos MarGirius no comando de aparelhos eletrodomésticos, aparelhos odontológicos e médicos, máquinas industriais, iluminação, automóveis, equipamentos eletrônicos, ferramentas elétricas, etc. O forte relacionamento é baseado em estratégias mercadológicas que visam à satisfação de seus clientes, convergindo em crescimento ano a ano, e consequentemente a geração de receita para o Município.

Tem em seus colaboradores a essência do sucesso do negócio, buscando incessantemente o fortalecimento da gestão do conhecimento, através de capacitação e desenvolvimento profissional, cirando oportunidades de aprendizado e crescimento, sempre alicerçado em fortes relações de respeito e valorização.

Para garantir a satisfação de seus clientes, colaboradores e de toda a sociedade, a MarGirius está em conformidade com as mais exigentes normas internacionais de segurança e desempenho, com responsabilidade social, ética e valorização de seus colaboradores. Atualmente, se posiciona como uma das maiores geradoras de emprego no âmbito privado da região, empregando mais de 1.200 colaboradores. Esta massa salarial tem forte impacto na economia local, principalmente nos setores do comércio e prestadores de serviços

  1. - Produtos e Clientes

Seus principais clientes são:

Roberto Bosh GmbH

Arno Eletrodomésticos

Black&Decker

Mondial Eletrodomésticos        

Por se tratar de ser uma empresa fornecedora de componentes eletroeletrônicos para montagem final de produto, o processo de entrega ao cliente é feito uma realização de entregas, de maneira eficaz e com a logística adequada.

2.1- Força de Trabalho

 A empresa tem em seu quadro funcional, 1200 colaboradores, que muitos são jovens da idade inicial de 16 anos que residem na linha de montagem da empresa, ela também conta com profissionais nas áreas administrativas, de logística, estoque e demais processos internos.

2.2- Principais insumos

Os principais insumos da empresa são: matéria prima para a fabricação de componentes dos produtos finais. Dentre eles como máquinas, mão de obra, etc...

II - Descrição dos Macroprocessos da Organização

O processo chave da empresa MarGirius é o processo comercial – compreende a prospecção e venda dos produtos da empresa.

Orçamento e precificação – compreende a análise dos recursos humanos, dos equipamentos e seus custos para atendimento da operação.

Recursos humanos – compreende a atividade de recrutar, selecionar e capacitar todo o pessoal necessário para a montagem com qualidade do produto.

Administrativo/financeiro – compreende todas as atividades ligadas ao andamento de gerenciamento das operações, com relação aos recursos financeiros, controle de despesas, contas a pagar, faturamento, contas a receber e contabilidade.

Processo operacional – compreende a análise e definição dos recursos físicos e operacionais necessários ao atendimento das vendas.

As organizações devem ter foco voltado para o cliente, detectar suas necessidades e se adaptar aos seus desejos, os quais estão em constante mudança. O comportamento do cliente é tema que permite compreender o processo de compra dos clientes e a maneira como se relacionam com produtos e serviços. Diversos estudiosos têm dedicado especial atenção sobre o comportamento dos consumidores e sobre o modo como as empresas elaboram e utilizam estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes. Por outro lado, ao se estabelecer estratégias visando o relacionamento de longo prazo torna-se necessário que as transações sejam benéficas tanto para empresa fornecedora como para os compradores (NICKELS; WOOD, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com