TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NATAÇÃO)

Por:   •  23/4/2019  •  Monografia  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  2.501 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNINOVAFAPI

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

TURNO: TARDE

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPEVISIONADO/ 7º PERÍODO

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NATAÇÃO)

JESSYCA RAYANY ALVES DE MOURA

TERSINA, 16, ABRIL DE 2019

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NATAÇÃO)

JESSYCA RAYANY ALVES DE MOURA

Relatório apresentado como

conclusão do Estágio

Supervisionado do Curso de

Educação Física do Centro

Universitário UNINOVAFAPI.

Orientador: Professor Aureliano Machado de Oliveira.

7º Semestre, 2018.2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................. 4

DESENVOLVIMENTO.................................................................................. 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................... 6

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO............................................................... 7

APÊNDICES................................................................................................... 8

ANEXOS..................................................................................................... 12

INTRODUÇÃO

 O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório em que o acadêmico é supervisionado por profissionais habilitados, sendo o estágio uma etapa da formação profissional e não uma atividade qualquer. (RODRIGUES, 2013).

Dessa forma o estágio é fundamental para adquirir experiências para uma formação integra do aluno em formação, pois as experiências adquiridas são de suma importância para a qualificação e preparo profissional em qualquer área de trabalho. (MAFUANÍ, 2011).

O momento em que o aluno mostra sua criatividade, suas capacidades, e almeja a sua independência além de ser o momento onde ele pode criar e construir possibilidades para serem desenvolvidas durante sua vivencia profissional. (BIANCHI et al. 2005).

Segundo, (FILHO, 2010). O estágio supervisionado não é apenas um comprimento de exigências acadêmicas, e sim uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, onde o aluno aprende a ter o domínio sobre suas capacidades e competência quanto profissional.

O estágio supervisionado constitui um componente sem igual na formação de professores e profissionais, pois molda aspectos imprescindíveis como a identidade docente, pautada nos saberes e nas técnicas praticadas e incorporadas ao longo da formação acadêmica. (PIMENTA; LIMA, 2007; TARDIF, 2014).

A natação é um dos desportos mais praticados no mundo e sua aprendizagem é uma das práticas mais incentivadas pela sociedade, embasadas principalmente pelos aspectos terapêuticos e utilitários proporcionados por esta (SOUZA, 2004). Evans (2009) aponta que a natação pode ser considerada uma soma de vários exercícios, pois trabalha de inúmeras maneiras a grande maioria dos músculos corporais durante os quatro tipos de nado.

A prática realizada de forma adequada tonifica o corpo, melhora a condição cardiovascular e alonga a musculatura sem causar nenhum dano ao organismo, sendo assim, considerado um dos esportes mais completos. Dentre os inúmeros benefícios apontados pela sua prática destaca-se ainda, o auxílio na melhora ou até mesmo cura de problemas respiratórios (WEGNER, 2014).

DESENVOLVIMENTO

O estágio ocorreu no período de 13 de março a 17 de abril, no espaço sócio cultural sargento Inácio, com a modalidade de natação e sobe a supervisão do profissional de educação física Paulo Vitor, fundador da acessória esportiva aquatri,

Na quarta-feira (13 de março) foi iniciado o primeiro dia de estagio, nosso supervisor nos recebeu muito bem, nos apresentou aos alunos presentes e posteriormente deu início ao treino. Como as turmas se dividiam por nível de habilidades, iniciação: que tinha como características alunos com primeiro contato com aulas de natação, com necessidades de adaptações ao meio líquido. Aperfeiçoamento: alunos que já tiveram aulas de natação, ou já passaram pela fase de iniciação e passam para fase do desenvolvimento do nado sobrevivência e técnicas dos quatro nados com técnicas mais apuradas.  Os de treinamento grupo de atletas com treinos elaborados para o desenvolvimento Atlético dentro da modalidade.

O desenvolvimento para o treino para iniciante foi: aquecimento com nado livre, educativos do nado crawl sem bater perna com a utilização de prancha e pooball, o treino para os que estavam em fase de treinamento foi treinar a parte submersa da braçada do nado crawl, e a todo o momento o Paulo fazendo as correções, tanto para os iniciantes, quanto para os que estavam em fase de treinamento. As turmas se constituíam de clientes que procuravam aula de natação em busca da melhoria da saúde, ou recomendação medica, ou como forma de lazer, e alguns como pratica esportiva.

Na sexta-feira 15 de março, o desenvolvimento da aula se deu somente com clientes em fase de treinamento, ou seja, grupo de atletas com treinos elaborados para o desenvolvimento atlético dentro da modalidade. Realizaram treino de trabalho aeróbico e educativo para melhorar a técnica do nado. Iniciando sempre com o aquecimento logo após a parte principal e pôr fim a parte final do treino.

Na quarta-feira 20 de março, o desenvolvimento da aula se deu com clientes de iniciação e aperfeiçoamento, fizeram os mesmos exercícios do nado crawl, com trabalhos de coordenação e no final do treino executaram o nado completo do nado crawl e costas, um dos clientes estava treinando para concurso, com o objetivo de melhorar o condicionamento, o mesmo estava fazendo trabalho de apneia, com o objetivo de aprender a graduar o ar durante o nado. Lembrando que sempre as aulas eram iniciadas com aquecimento, e logo após a parte principal e pôr fim a parte final do treino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (522.3 Kb)   docx (386.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com