TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 Introduçao 3

2 Desenvolvimento...................................................................................................12

3 conclusao..............................................................................................................13

4 referencias.............................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analizar a relevância do planejamento dos processos de RH. O campo de administração em recursos humanos tem um leque de varias ciências especializações, assim a gama de assuntos e problemas também se diversificam este trabalho ira abordar assuntos como tecnologia hoje para o mercado de trabalho, características e competências das empresas e pessoal, descrição e analise de cargos, métodos de recrutamento, técnicas de seleção, legislações e processos de auditoria.

De acordo com CHIAVENATO (2001), a excelência almejada pelas empresas como uma alternativa de sobrevivência, pode ser alcançada principalmente, na base de investimentos em recrutamento, treinamentos, capacitação e desenvolvimento das pessoas, porém, faz-se necessário um adequado sistema de avaliação de desempenho capaz de indicar o acerto ou não das medidas.

2 DESENVOLVIMENTO

O IMPACTO DA ECONOMIA GLOBAL E AVANÇO DA TECNOLOGIA NO MERCADO DE TRABALHO

O crescimento e a convergência do potencial das tecnologias da informação e da comunicação hoje viveram em um cenário de mudanças em todos os seguimentos de nossas vidas, mudanças econômicas, ecológicas e estruturais. No campo organizacional, não é diferente. Podemos ver as mudanças no ambiente de trabalho das organizações, a hierarquia tornando cada vez menor, as decisões sendo tomadas mais rápidas e o foco voltado para os resultados.

Nessa situação uma necessidade se mostra visível para as atividades de recursos humanos pessoas capacitadas para executar o que foi proposto pela empresa.

A tecnologia afeta tanto o local e a forma como as pessoas trabalham quanto o tipo de trabalho que elas fazem. Com a tecnologia um escritório fica menos definido pela localização física e mais pelas conexões. Os colegas de trabalho não precisam se ver, o escritório virtual pode ser em casa. Por outro lado o mundo e as pessoas ficam conectados assim tendo possibilidades de expansão e novos conhecimentos tanto para os profissionais quanto para as organizações. O conhecimento se tornara a riqueza oculta das nações, das organizações e dos empregados. Stewart, Thomas (1997) Intellectual capital, New York.

CARACTERÍSTICAS QUE A EMPRESA ESPERA DO PROFISSIONAL

O perfil do profissional deve estar ligado ao perfil da empresa ao que a empresa precisa e o que elas esperam dos profissionais. Normalmente envolve comunicaçao, pois vai atuar com pessoas, em nome da empresa. Ter criatividade, pois diante de situações adversas da profissão deve ter bom humor, admitir diferenças, lidando com as diversidades e idéias e opiniões.

A flexibilidade também é uma competência que é normalmente necessária, uma vez que tem que lidar com novas opiniões. Também deve se ter iniciativa, antecipando os erros e sugerindo soluções. Sendo proativo, propondo mudanças que trangam resultados e providenciando recursos. A solução de conflitos e algo que o profissional deve ter, pois precisa ser um solucionado de problemas e não um causador de problemas. Para isso e preciso ter habilidades no relacionamento interpessoal. Também tem de ter foco em resultados, administrando bem seu tempo.

BASES PARA A PROVISÃO DE PESSOAL

Planos organizacionais: Planos estratégicos, planos e orçamentos das unidades, previsão de vendas, reorganizações internas.

Fatos externos: cenário econômico, aspectos legais.

Rotação de pessoal: aposentadorias, pedidos de demissão, promoções, transferências.

DESCRIÇÃO DE CARGOS

Documento escrito que identifica, descreve e definem um cargo em termos de deveres, responsabilidades, condições de trabalho e especificações (CHIAVENATO, 2010P. 218).

A descrição de cargos é o estabelecimento escrito sobre o que o funcionário faz, em que condições o trabalho é desempenhado. Essa informação é, por sua vez, usada para escrever uma especificação do cargo que apresenta o conhecimento, a habilidade e a capacidade necessários para desempenhar o trabalho satisfatoriamente.

A descrição das atividades profissionais de cada cargo na organização serve de ponto de partida para estruturarmos muitas atividades no gerenciamento de pessoas dentro das empresas, como o plano de carreira, as políticas de recrutamento e seleção, o treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho, entre outras atividades especificas de cada organização.

ANALISE DE CARGOS

A análise dos cargos é o momento em que identificamos quais são os requisitos mínimos que o profissional que irá ocupar o cargo precisa ter para executar suas atividades de maneira apropriada. Entre esses requisitos, podemos citar a formação acadêmica, idade e sexo (se justificável para não torna o processo discriminatório) e local da residência, caso seja necessário.

Esses processos são extremamente importantes para as organizações ela tem um papel central na organização é importante para as bases de relacionamento, criação de programas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com