TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE DESEMPENHO

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LIDERANÇA E COACHING

Resenha do Estudo de Caso

Trabalho da disciplina Conduzindo Times para Novos Patamares,

Tutor: Prof.  Leonardo B. Moraes

Biblioteca Online da Disciplina

2018

Estudo de Caso:

Conduzindo Times para Novos Patamares

A Evolução da Gestão de Desempenho

REFERÊNCIA:

ROCK, D. A Evolução da Gestão de Desempenho. Harvard Business Review Brasil, Novembro, 2015.

        O estudo de caso baseia-se no modelo ideal para a gestão de desempenho, evidenciando o modelo de pontuação o mais comunicativo, sem pontuação.

        Esse modelo de gestão por desempenho começou em 1970 com Aubrey Daniels e inspirados pela gestão por objetivos as empresas começaram a dar aos seus funcionários metas específicas e em seguida pontuar os mesmos com notas de 1 a 5, uma vez por ano. Mas ao passar dos tempos, perceberam uma falha gigantesca nesse modelo de gestão. Os gestores perceberam que dar ao funcionário qualquer nota diferente da máxima, gera um desconforto e acabavam evitando esse conflito pontuando seu pessoal na parte média da curva.

        Em 1980 a GE tentou resolver o problema colocando a curva de distribuição forçada, mas também não foi bem aceita, pois dava a impressão que a nota era manipulada, por exemplo se todos os funcionários fossem bem, assim mesmo alguém ia receber nota baixa e causaria um problema ainda maior. Com isso as pessoas começaram a lutar entre si por nota o que diminuiu a colaboração.

        Uma empresa avaliou que 75% das pessoas achavam o modelo de notas injusto e dois terços das mais bem pagas não eram os melhores profissionais. As empresas que foram deixando de usar o modelo de nota, viram que o engajamento dos colaboradores crescia de forma considerável.

        Até 2010, apenas 5 grandes empresas tinham abolido o modelo de gestão por nota, em 2015 esse número já passava de 50. Elas não dão mais pontuação fixa ou forçada, ao invés disso há uma ênfase nas interações regulares e de qualidade entre gestores e suas equipes, como foco no crescimento e desenvolvimento, mais do que na avaliação.

        Poucas empresas que aboliram o modelo de gestão por nota, voltam atrás. Apenas uma fez isso, o que mostra a grande aderência a esse novo modelo de gestão e que as empresas de grande porte estão no caminho certo. Os dados mostram também que a tendência é cada vez mais as empresas abolirem esse modelo de nota.

        Em exemplo positivo é a Microsoft, que depois que aboliu o modelo de gestão por nota o nível de colaboração disparou.

        O caminho é esse, as empresas perceberam que precisam que seus gestores falem diariamente com suas equipes, sobre crescimento e desenvolvimento. A nova geração almeja crescimento e não nota.

        As empresas estão trocando as horas que passavam se justificando por horas que buscam como melhorar. As pessoas ficam mais engajadas, colaborativas e conversam mais com seus gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com