TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - A HORA DA VERDADE

Por:   •  23/4/2017  •  Resenha  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha - A Hora da Verdade

Jan Carlzon


O livro A Hora da Verdade de Jan Carlzon descreve a experiência de do autor que no início dos anos 1980, tomou incríveis medidas surpreendendo a companhia aérea Scandinavian Airlines, a SAS, que passava pela maior crise de sua história. Os funcionários estavam preocupados com o rumo da empresa e com as medidas que o novo presidente, Jan Carlzon iria tomar,
porem em vez de cortar custos, reduzir as tarifas e a quantidade de vôos, resolveu investir em modificações para aumentar o grau de conforto e satisfação dos passageiros. Para isso, alterou radicalmente a estrutura da companhia com uma nova filosofia de administração. O resultado foi uma reviravolta na SAS, que, em menos de um ano, não só recuperou todas as suas perdas como também obteve lucros inéditos. 

O presidente da companhia de aviação SAS criou um modelo inédito de administração que retrata a inversão da pirâmide hierárquica, dando mais autonomia aos funcionários da base da pirâmide que são os colaboradores da linha-de-frente e os que tem o maior contato cliente. Essa autonomia se manifestaria no que ele chamou de Hora da Verdade, momentos em que funcionários de linha de frente,
interagindo com clientes diretamente e com outros níveis da empresa, poderiam tomar decisões acima de sua natural esfera de atribuições, desde que isso significasse resolver um problema rapidamente para o cliente, mesmo que não estivesse dentro das políticas operacionais e burocráticas, segundo o autor é nessas hora que  o cliente  forma sua  opinião e imagem da empresa e é essa experiência que o faz voltar ou não a procurar os seus serviços.
 Carlzon convenceu internamente uma empresa a priorizar o cliente e mostrar que com isso é que viria a lucratividade.

Este método deveria ser utilizado em grandes, medias e pequenas empresas visto que a satisfação do cliente deveria ser o primeiro ponto a ser tratado em qualquer empresa de qualquer ramo de atuação, pois a renda de toda organização deve-se a satisfação do cliente e além da qualidade do produto um dos pontos principais para a conquista do cliente e o atendimento e a interação.

Jan Carlzon apresenta em detalhes sua abordagem para crescer numa economia voltada para os clientes e mostrando como definir uma estratégia, como estruturar uma organização para que as necessidades dos clientes tenham prioridade, como motivar e se comunicar com a equipe; sugere que “as nossas organizações sejam literalmente viradas de cabeça para baixo. Precisamos aprender a dar as boas-vindas às mudanças em vez de lutar contra elas, assumir corajosamente os riscos em vez de eliminá-los, dar mais força à linha de frente em vez de desmotivá-la e visar ao mercado altamente mutável à nossa volta em vez de nos concentrarmos em manobras internas, burocráticas e complicadas." 
Tom Peters 


Alguns pontos interessantes do livro, e da sua história, é que Jan como a maioria dos executivos novos que assumem cargos altos, tentou se fazer mais forte e conhecedor de tudo. Foi de colegas e subordinados que ele percebeu que não era apenas mandando na equipe que ele deveria liderar a empresa, mas acima de tudo, delegando funções, ensinando o caminho e facilitando o trabalho de todos.
Jan Carlzon mudou sua forma de conduzir a empresa e em consequência veio o sucesso, foi subindo de cargos até chegar presidência da empresa em um momento de crise no setor aéreo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com