TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme uma verdade sobre os bastidores

Por:   •  24/10/2015  •  Resenha  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Curso: Administração

Alunos: Lucas Martins Rosa

Data: ___/___/_____

Resenha do filme:

UMA VERDADE SOBRE OS BASTIDORES

O filme se baseia em um programa de perguntas e respostas, onde os ouvintes observavam dois candidatos que estão aparentemente se enfrentando, com intuito de ver quem tem um maior conhecimento com relação as perguntas feitas no programa, no entanto, o ganhador estando sempre incumbido de enfrentar novos desafiantes no programa seguinte.

Como bem relatados no filme, observa-se, que o programa vai além de uma “suposta” disputa de quem tem mais conhecimento, além dessas perguntas e dos jogadores “competentes”. O sucesso está em todo o processo montado para vender o produto e manter a mais alta audiência do programa.

A reflexão observada no filme, abrange-se em diversas áreas éticas, dando vários caminhos a serem analisados, Tanto nos caminhos traçados pela direção do programa que só se preocupa com o resultado final, como também o caminho escolhido por cada jogador, onde cada cabeça aparenta ter uma sentença. Com relação aos elementos da filosofia da moral, diz: “o egoísmo ético”, diz que a nossa única obrigação é fazer o que é melhor para nós mesmo” é agindo assim que Herbert ao sentir na própria pele, ele muda de idéia e quer mostrar a verdadeira realidade do programa, uma armação.

Esta opção de certa forma veio por um desacordo entre ele e os produtores em lhe dá um novo programa de televisão. Ora, fica claro que Herbert não está preocupado com o bem para todos os telespectadores quando diz a verdade sobre o programa, o que há ai é um interesse individual, sua única obrigação é fazer o melhor para ele mesmo. Os personagens Herbert e John, passa a imagem de desnorteando, mas com um grande conhecimento adquirido, mostrando que apesar de vencer todos os seus adversários, a coisa não é nada fácil, tem que suar para ganhar. Para ele as coisas vão muito bem até ser vítima da própria armação que participa. Enquanto “campeão” não importava com os sentimentos dos outros jogadores, preocupava somente com o seu sucesso, o que de certa forma, leva-se a reflexão se não seria um “egoísmo ético” de sua parte em se preocupar exclusivamente com seu próprio interesse.  De acordo com James Rachels em seu livro como base de intertexto:

Aos olhos da literatura, fazendo um paralelo de acordo com os pensamentos Kantiano: “Age somente, segundo uma máxima tal, que possas querer ao mesmo tempo em que se torne lei universal”. logo, essa ação com certeza não era pela corrupção. Mas durante sua participação descobre-se que se tratava realmente de um jogo de cartas marcadas, pois os candidatos sabiam previamente quais perguntas seriam feitas, e qual seria o final da historia o que de certo modo contraria a visão Kantiana quando fala que a ação necessária encontra o próprio fim em si mesmo e em nada mais.

Claro que Chalés não se permanecera kantiano diante de tantas tentações,l o mercado, a tecnologia, o poder dos meios de comunicações se apresentam mais forte que “Kant”, assim sendo: Entrou no jogo. Charles queria tentar a sorte no "vinte e um", um programa de perguntas e respostas, quando foi assediado por produtores para não só participar, mas ser o novo vencedor. Inicialmente não concordou, não achava atitudes éticas.

Os produtores, por sua vez se demonstram amarrados a uma Ética teleológica, ou seja, que determina o que é correto de acordo com certa finalidade que se pretende atingir. Para eles o que importa é o sucesso do programa.  Os participantes do duelo de perguntas eram apenas meios para se conseguir esse sucesso, logo poderiam ser descartados sem menor mal. É desta forma que: Mentir, enganar, ludibriar as perguntas, todo era um meio par um fim. Eles confessam toda a trama, livrando o presidente da NBC e o patrocinador, como já era esperado. O investigador Richard vendo o dia da queda de Van Doren, de quem por sinal já era um grande fã. Entretanto, para sua admiração o jogador está mais feliz que triste e Para sua decepção, Van Doren confessa toda armação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com