TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA

Por:   •  22/10/2020  •  Monografia  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Aluna: Adriana Batista da Silva – UP19141096

MATÉRIA: Centro de Distribuição Estrutura e Localização

PROFESSOR: Carlos Eduardo da Silva

Manaus- AM

2020

Projetando um centro de distribuição

Existem vários valores e aspectos que são determinantes para projeção e instalação de um centro de distribuição. Como já vimos anteriormente, um CD necessita de uma tratativa especial em todos os processos logísticos. A matéria principal de uma estrutura de negócios está em seu produto e, como tal, precisamos lhe dar a devida importância – desde o momento em que é projetado, até o momento da entrega final ao cliente.

Sobre o processo de CD responda a seguinte questão:

  1. Sob sua análise descreva e comente os principais pontos que devem ser analisados em um projeto de CD.

De acordo com a minha perspectiva acredito que os principais pontos seriam a questão do planejamento e do conhecimento técnico no momento da implantação do projeto. Tudo deve ser analisado e estudado amplamente e sistematicamente, e isso incluem todas as áreas da empresa, sem excluir nenhum, para realizar uma avaliação dos possíveis impactos do centro de distribuição.

Diante disso, minha atitude in loco seria avaliar o local por meio de cargas (leve, médio e pesado), restrições de tráfego de caminhões na região.

Capacidade de peso do piso, docas cobertas para carregamento/descarregamento em dias de chuva, altura do armazém, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de alarme, circuito fechado de televisão, posição do sistema de iluminação eficiente.

Processos simples e padronizados, pois estão diretamente relacionados com a produtividade de toda a operação, devem trabalhar com apoio de aparelhos e sistemas.

Máxima otimização do layout para planos futuros da empresa.

Para eu desenvolver o projeto dependeria de algumas áreas e elas me ajudariam da seguinte forma:

Projetos: planejamento e controle de toda implementação do CD, elaboração de cronograma, previsão de orçamento, divisão de tarefas, etc.

Logística: a localização geográfica está diretamente relacionada a prazo de entrega. A proximidade com mercado consumidor, fornecedores e infraestrutura logística são elementos importante para tomada de decisão.

Compras: busca de fornecedores, cotação e aquisição de equipamentos, sistemas e serviços.

Financeiro: levantamento de fontes e recursos, análises de custos e viabilidade econômico-financeira.

Contabilidade:  ajustes legais e fiscais necessários para melhor produtividade dentro do CD, disposição do sistema de armazenagem, área de picking, postos de trabalho para packing, área de consolidação e expedição de mercadorias.

Equipamentos compatíveis entre si, ambiente de trabalho e o tipo de mercadoria e o qual seu uso se destina.

Sistemas integrados com hardwares e boa comunicação com a rede, principalmente wi-fi.

Mão de obra especializada em logística, indicadores individuais de desempenho e treinamento na área. Utilização de EPI adequado para sua atividade em conformidade com a NR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com