TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA ADMNISTRAÇÃO

Por:   •  23/4/2021  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

André Galvão Fernandes Ruivo

Trabalho da disciplina Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho

                                                      Tutor: Prof. Gisele Teixeira Saleiro

Santos

2021

“QUASE O PIOR CENÁRIO”: O INCÊNDIO NO TÚNEL DE BALTIMORE EM 2001 (A)

Referência:

SCOTT, Esther. “Quase o pior cenário”: O incêndio no túnel de Batimore em 2001. John F. Kennedy School of Government Programa de Cases n° C16-04-1767.0 HKS231. Harvard Business School.

Em julho de 2001, o corpo de bombeiros de Baltimore uma cidade portuária nos Estados Unidos, começou a receber inúmeras chamadas a respeito de fumaça que estava saindo do túnel abaixo da Rua Howard.

Afim de evitar grandes aglomerações no centro da cidade portuária de Baltimore nos Estados Unidos foi inaugurado o túnel no ano de 1896 para transporte de pessoas. Em 1961 o túnel sob a rua Howard foi desativado para transportar pessoas, sendo utilizado apenas para transporte de cargas das empresas locais. Embora a cidade continuasse a crescer acima do túnel, muitas pessoas desconheciam o fato do mesmo ainda se encontrar em funcionamento.

Durante algumas vitorias, agentes do transporte federal declararam havia a possibilidade da ocorrência de incêndios no túnel enquanto era utilizado como transporte de pessoas. Nesse período foi gerado um plano de emergência para acidentes no túnel, contudo não fora considerado o transporte de materiais perigosos.

Desse modo, em julho de 2001

        

Em 18 de julho 2001 o inesperado se tornou realidade, no período da tarde, horário no qual o centro da cidade estava movimentado, um trem que transportava uma frota de carros e produtos químicos, descarrilhou. E para completar o caos, um dos principais dutos de água que passava por cima do túnel, se rompeu, alagando toda a região do centro, contribuindo com um grande peso, podendo comprometer com as estruturas do túnel. Pelas extremidades do túnel começaram a sair fumaças, nas quais se começassem a queimar os produtos químicos, poderia ocorrer uma reação em cadeia tornando o ar toxico em questão de tempos. Claramente toda a equipe de bombeiros e de resgate da cidade não estavam preparados para uma ocorrência deste porte, e sem falar que não existia um plano de emergência no túnel para materiais perigosos. Por este motivo foi acionado o governo do país e empresas locais para ajudar neste desastre.

Pode-se concluir que uma análise de risco atualizada e bem planejada é fundamental em todo tipo de ambiente de trabalho, neste caso ainda mais, por se tratar de um local sem ventilação e possuir grandes chances de ocorrer uma atmosfera explosiva. Outro ponto importante é, que se todos os responsáveis pelo problema trabalharem de forma alinhada, as chances de se solucionar o problema será maior.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com