TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA Cultura organizacional - Reflexão, Mensuração, Estruturação e Averiguação.

Por:   •  5/6/2020  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura organizacional - Reflexão, Mensuração, Estruturação e Averiguação.

Disciplina: Simulação Empresarial

     O artigo Cultura Organizacional dos autores Lucas de Lima, Lucas Eduardo Pereira da Silva e Marcelo Fabrício Horostecki, é o produto da colaboração entre a experiência e o conhecimento de diversos autores que pesquisam sobre a gestão das organizações. Publicado durante o evento técnico científico “VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia da AEDB”, de abrangência social nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2011 em Resende/RJ. Um dos melhores eventos acadêmicos na área, onde abre portas à comunidade científica para a publicação de seus trabalhos.

    O artigo explora, de forma qualitativa e específica, o significado da Cultura e

Subcultura Organizacional, considerando as formas de determinar os valores

organizacionais e as formas de como estruturar as estratégias de análise da cultura

organizacional.

    A leitura revela que a partir de diversos estudos literários e científicos diferentes a cultura organizacional está em constante mudança causada pelo variáveis ambientais e/ou culturais. Cada organização possui uma identidade, que são representadas através de seus códigos de ética, declaração de visão, valores e missão, de seus slogans, e por fim de seus colaboradores e fundadores. É necessário que os gestores estimulem os colaboradores para abraçar a causa da empresa para então atingir seus objetivos.

     O artigo expressa nitidamente todos os pontos relevantes da importância da cultura organizacional para a empresa e todos seus colaboradores, que nos faz crer que o caminho a ser seguido para que a organização consiga chegar a esses objetivos é necessário que implantemos uma boa política cultural dentro da empresa através de métodos e materiais.

     Investigar é essencial, pois devido a interação das pessoas e o seu meio que irão definir todos os objetivos a serem alcançados pela organização. Com uma sólida cultura organizacional é possível os gestores atuarem de forma concisa instruindo seus funcionários mediante a inúmeras adversidades.

    Na página 8, o artigo cita diversos indicadores que podem ajudar a verificar o clima organizacional, que é a soma de variáveis, como por exemplo, segurança, benefícios, salários, relacionamento interpessoal entre outros. Os indicadores são: Turnover, Programas de Sugestões, greves, conflitos interpessoais, desperdício de materiais, absenteísmo, queixas no serviço médico, pichações no banheiro e por fim a Avaliação de Desempenho.

     Esses últimos exemplos possibilitam a identificação de que algo não está ocorrendo como planejado, e indica a oportunidade de melhorias contínuas no ambiente da organização.

      Existem ferramentas para ajudar a conhecer o clima da empresa, a pesquisa de clima foi o principal ponto destacado como a melhor tática para alcançar excelentes resultados, pois ela ajuda a identificar através de questionários os pontos positivos e negativos a serem desenvolvidos, mas claro que não para por ai, é ideal que seja em anonimato, o desenvolvimento das perguntas devem dar espaço para abordagens mais profundas e também algumas rápidas e objetivas, deve existir um preparação dos gestores, e claro que após a coleta de dados é feita uma tabulação da pesquisa para divulgação dos resultados e desenvolvimento de melhorias e planos de ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com