TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO: O QUE É ESTRATÉGIA?

Por:   •  6/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

PORTER, Michael E. What is strategy? Harvard Bussiness Review, 1996. 25.

RESENHA DO TEXTO: O QUE É ESTRATÉGIA?

PAULO ROBERTO MAIOR JUNIOR

22/06/2021

A diferenciação entre as empresas se dá por suas atividades e como elas são executadas, proporcionando vantagem ou desvantagem competitivas em relação às suas concorrentes. Quando empresas exercem atividades iguais ou semelhantes, introduz-se o conceito de eficiência operacional que leva uma instituição exercer a mesma atividade melhor que as rivais, através de tecnologia mais avançada, eliminando esforços inúteis, entre outros. Verifica-se ao longo dos anos que a eficiência operacional não é suficiente para manter vantagem a longo prazo, pois há uma rápida difusão das melhores práticas com a imitação dos concorrentes, o que leva a homogeneização e solução genéricas.

A essência da estratégia está nas atividades, realizar atividades de modo diferentes ou atividades diferentes em si frente as concorrentes. A empresa pode optar por três posicionamentos estratégicos, podendo ser uma combinação entre eles ou não. Primeiramente o posicionamento baseado na variedade, onde a empresa opta por produzir um vasto conjunto de produto ou serviços. O segundo tipo de posicionamento consiste em satisfazer a maioria ou todas as necessidades de uma área específica de consumidores. Por fim, o posicionamento baseado no acesso, que consiste em segmentar clientes que são acessíveis de maneiras diferentes.

A partir disso, chega-se a um conceito prematuro de estratégia a qual pode ser definida a esta altura como a criação de uma posição única que engloba um conjunto diferente de atividades, embora um posicionamento único não garante vantagem sustentável, pois irá atrair imitadores.

Para assegurar uma vantagem se faz necessário haver trade-offs, que protegem as empresas de imitadores e reposicionadores e surgem por três motivos: inconsistência na imagem e reputação (uma empresa conhecida por oferecer produtos caros pode perder sua credibilidade ao tentar oferecer novos produtos de baixo custo), os trade-offs surgem das próprias atividades (quanto mais uma empresa diminui seus custo menos é capaz de satisfazer clientes que exigem altos níveis de serviço, e por último os trade-offs surgem de limitações internas delimitados pela alta diretoria definindo as prioridades da empresa.

As decisões de uma empresa definirão como ela exercerá as atividades e quais destas, mas também determinará como as atividades se relacionam entre si.

        Com isso, o autor chega a um conceito mais elaborado de estratégia: integrar o conjunto de atividades de uma empresa. Uma estratégia bem-sucedida depende de conseguir fazer muitas atividades bem e integrá-las, bem como adaptá-las entre si.

        O autor apresenta uma questão importante ao longo do texto, a empresa deve ser analisada e gerida como um todo, desde suas atividades até sua relação com os funcionários e motivação dos mesmos (como no exemplo da companhia aérea Southest) e este conjunto de ações e sua relação fornece vantagem competitiva e sustentável. A eficiência operacional deixa de ser um diferencial – como na década de 80 com os japoneses – e passar a ser fundamental em instituições competitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com