TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA ESBOÇO BIOESTATISTICA

Por:   •  28/2/2021  •  Resenha  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 5

O artigo “Farmácias Similares: saúde pública e privada para a base da pirâmide no México”, inicia-se com a reflexão de Eduardo González Pier, acerca das mudanças realizadas pelo ministério no sistema de saúde do México e com o objetivo de escrever uma carta de recomendações ao seu sucessor, visto que a remota probabilidade de reeleição. González Pier refletia sobre a intirgante trajetória de Victor Gonzales Torrez, que revolucionou a indústria farmacêutica no México idealizando uma rede de Farmácias voltada para a população de baixa renda.

Com um histórico de exclusão e abandono dos menos favorecidos, o sistema de saúde no México passar por uma reforma no ano de 2003, quando foi implantado o Sistema de Proteção Social de Saúde afim de oferecer cobertura para a população que não possuía seguro saúde. O Seguro Saúde Popular (SP), que iniciou sendo testado em 2001, tinha como base ser um novo plano de seguro para os menos favorecidos, que não possuíam renda suficiente para pagar por serviços de saúde, estava voltado para a família e não para o indivíduo, a população de mais baixa renda estava isenta do pagamento desde que se aderisse a algumas práticas preventivas. Essa é uma excelente visão de baratear custos pois a medicina preventiva se torna mais barata manejando as doenças de base nos níveis de atenção primário, dando acesso a consultas médicas e medicações evitando que esse cidadão necessite de intervenções com recursos mais caros e modernos que se tornam um custo maior para as instituições, para o governo e até mesmo para ele próprio.

O maior incentivo para que as pessoas com baixa renda e inscrevessem no SP era a oportunidade de não economizar com recursos próprios relacionados a medicamentos pois o seguro ofertava a cobertura para medicamentos de alta qualidade.

Seis anos antes dessas reformas, um sonhador e idealista social que atuava na indústria farmacêutica, cansado de ver os abusos nas tabelas de preços das medicações de marca dos mais diversos laboratórios, e as dificuldades que a população menos favorecida tinha de adquirir essas medicações, Victor González Torres fundou a rede de Farmácias Similares, abrindo suas lojas próximas a bairros de baixa renda fornecendo medicações com tabelas menores que os demais concorrentes. Com seu slogan “lo mismo pero más barato” ( O mesmo, só que mais barato), as Farmácias Simi conseguiam comercializar medicações pelo menos 30% mais baratas que os medicamentos de marcas tradicionais introduzindo seus produtos genéricos. Os médicos particulares eram muito desconfiados da verdadeira eficácia dos produtos comercializados como similares, pois não havia nenhum teste de bioequivalência que comprovasse a veracidade dos compostos.

Essa desconfiança se intensificou com o passar do tempo  e a medida que o volume físico dos genéricos vendidos pelo setor privado começa a ser significativo, os similares já correspondiam a 36% das medicações vendidas. Em nove anos, as Farmácias Simi já tinham se expandido em mais de 3.400 unidades revertendo-se em um rendimento líquido bem alto.

González Torrez possuía uma visão estratégica e de mercado muito ampla e criativa, expandindo seus produtos em aproximadamente 600 itens diferentes a exemplo: “Simicondón”, preservativo mais barato e aprovado pelos órgão competentes do México e as “SimiVitamins” que era um suplemento para reforçar a dieta. O sucesso devia-se aos clientes terem acesso a medicações mais baratas e itens diferenciados com preços acessíveis. Torrez também tinha grande visão de marketing e publicidade envolvendo uma figura chamada “Dr. Simi”, as “Simi Chicas” entre outras estratégias de propaganda que alavancaram as vendas de seu negócio.

Porém a ideia primordial, que se tornou o diferencial de sua rede foi o fato de que parte integrante das Farmácias Simi era haver um consultório médico que ficava sempre ao lado ou em cima dos estabelecimentos. Esses consultórios eram geralmente para 5 a 10 pessoas, não realizavam atendimentos de emergência ou procedimentos apenas prestavam o serviço de consultas clínicas por ordem de chegada. Embora as clínicas ficassem ao lado das farmácias, elas eram operadas pela instituição Best Labs, que cuidava de toda a infraestrutura das clínicas , contratava os médicos e realizava o controle de qualidade dos atendimentos prestados. Essa prática geralmente é realizada para algum retorno à empresa, associando aos dias atuais em que representantes de medicações procuram os médicos prescritores para entregar amostras de seus produtos, essa informação a respeito das clínicas ao lado das farmácias, talvez leve a pensar que esses médicos recebessem alguma determinação para direcionar os clientes para as Farmácias Simi prescrevendo somente os seus produtos, entretanto, a única remuneração que esses médicos recebiam era a taxa de consulta equivalente a P$20. Normalmente, em cada clínica atendiam 2 médicos da família que atendiam cerca de 20 pessoas por dia, os médicos, geralmente com perfil recém formado, desempenharam papel fundamental no crescimento da rede de Farmácias Simi, pois proporcionaram também acesso a 2,3 milhões de consultas médicas por mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com