TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - O WALMART NO MUNDO

Por:   •  6/5/2020  •  Resenha  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O Walmart internacional é o terceiro maior varejistado mundo. Possuía uma representatividade significativa Cia, mas queria a empresa vislumbrou o crescimento dessa fatia nas ações. Com o início da glogalização viu grandes oportunidades para expandir suas fronteiras e alçar novas posições no mercado internacional. Construiu uma trajetória através de empreendimentos conjuntos e de novas aquisições. Tiveram sucessos em alguns países como Canadá, México e Reino Unido, mas em outros como, Alemanha e Coreia do Sul, foi necessário abortar para não um maior prejuízo. Mesmo colecionando alguns fracassos, visam expandir para mercados emergentes tomando como exemplo os equívocos praticados na implantação do processo.

DESENVOLVIMENTO

O Walmart iniciou sua expansão pelo México, através do Sam’s Club, firmando parceira com a empresa Cifra, empresa líder no mercado varejista local, tornando-se majoritária seis anos depois. A parceria contribuiu para entender o perfil dos clientes mexicanos e implantar seus pontos fortes, ou seja, praticidade e eficiência operacional. Dessa forma, a empresa começa a construir, perante o mercado local, com uma visão transformadora na oferta de seus produtos, do serviço prestado, do layout, do abastecimento das lojas, da organização e de preços baixos. Isso traz um diferencial e faz com que o cliente local perceba o estilo da empresa, a nova cultura, o know-how e as vantagens trazidas pela empresa, tornando esses pontos fortes essenciais para fidelização do público alvo.  Além disso, a Walmart usou como estratégia para diminuir os custos, parcerias com fornecedores para melhor otimização de sua logística e investiu na contratação de novos colaboradores, barateando assim a mão-de-obra. Dessa forma, reduziu seus custos, consequentemente, tornou os preços mais atrativos e contribuiu, definitivamente, para a melhoria dos resultados do negócio. É imprescindível, para atingir resultados melhores utilizar a escala, quanto menor melhor para os cutos e, quanto maior melhor, para os resultados. Tanto, é que expandiu suas lojas para todo territorio mexicando com diverssos formatos de lojas, conquistando mais da metade do mercado varejista do país, mesmo enfrentando críticas de suborno para aquisições no próprio México, no Brasil, na China e na Índia.

No Canadá, adquiriu lojas de uma empresa a qual foi identificada, como sem rentabilidade e má gestão, ou seja, empresa com grandes oportunidades de transformação e lucro. Com essas aquisições, a Walmarte já entrou no mercado com vantagens relevantes para que sua operação siguisse o fluxo varejista local. Deu oportunidade de os funcionários serem os agentes operacionais na implantação desse novo momento, imbuiu o sentimento de segurança no emprego, trouxe o colaborador para junto da empresa nesse importante processo de adaptação a essa nova cultura, dos novos valores de uma nova política. É extremamente importate, numa aquisição, trazer segurança e transparência ao colaborador. Nutre no colaborador a motivação de contribuir para o crescimento da empresa.

A Wallmart seguiu com seu modelo operacional praticado em suas lojas nos EUA, identificou pontos vulneráveis em um de seus maiores concorentes e investiu pesado na projeção desses produtos os quais a Wallmart também vendia. Todas as ações trouxeram solidez e confiabilidade para a marca no mercado canadense, tanto é que extandiram ainda mais suas lojas pelo país.

No mercado brasileiro, o Walmart, agiu em duas frentes tomando como base o formato das lojas norte-americanas. Incialmente, exploraram o mercado da região nordeste, mas não obtiveram o retorno esperado. No entanto, para suprir essa falha, vislumbraram oportunidades na região centro-sul do país com a aquisição das lojas de um grupo Português com mesmo perfil das lojas da Cia, corrigindo, assim, o erro inicial, que foi a não pesquisa do mercado local. Observaram que haviam produtos vendidos nos EUA não tinha o mesmo comportamento no Brasil, ou seja, público alvo e a cultura eram diferentes. O estudo do mercado é o primeiro passo para investir e um erro primário que pode custar prejuízos incalculáveis.

O crescimento da empresa nesse mercado demorou a reagir, mudaram a estratégia e apostaram no perfil de lojas de desconto, de pequeno porte, modelo das que foram criadas no México para emergir a Cia no mercado nacional e, que mais uma vez, reagiu satisfatóriamente.

A empresa começou a ter superávit, mesmo que pequeno, tornanou-se o terceiro maior varejista do Brasil. Não tem como fugir, para se inserir em qualquer mercado se faz necessário estudar o pais, a cultura e o perfil do cliente que será conquistado, fidelizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com