TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTAS A PROVA SIMULADA DE SISTEMAS DE INFORMACOES GERENCIAIS

Por:   •  20/3/2016  •  Exam  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTAS À PROVA SIMULADA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS.

        01 – Trata-se de um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a orientar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.

        02 – Dentre os elementos externos conhecidos pode-se escolher, por exemplo, o elemento Fornecedores que, uma vez bem escolhidos, que ofereçam insumos de boa qualidade, a preços módicos, certamente trazem vantagens competitivas às organizações, impactando positivamente. Também os Clientes, uma vez fidelizados, bem assistidos, e que se mostram satisfeitos com os produtos a eles disponibilizados, só fazem notabilizar a marca da empresa no mercado.

        03 – Um bom Sistema de Informações Gerenciais certamente coordena as ações de gerenciamento de Caixa (pagamentos e recebimentos); da área de Gestão de Pessoas com, por exemplo, um eficiente Plano de Cargos e Salários; análise criteriosa de Custos; elaboração e Controle Orçamentário e etc.

        04 – Hierarquicamente, numa escala descendente, observa-se que a Diretoria assume a responsabilidade de definição e planejamento das estratégias do negócio, ou empreendimento; a Gerência, por sua vez, se responsabiliza pelo apoiamento à Diretoria nas tomadas de decisão; a Supervisão, administra a gestão do conhecimento operacional e, sob orientação da Gerência, elabora e controla os Projetos; e, finalmente, os Colaboradores são, verdadeiramente, os executores do Projeto.

        05 – A expressão feedback, que pode ser traduzida como “retorno”, no caso em espécie, é um mecanismo dentro de um processamento. Pode-se dizer que é o sinal devolvido ao sistema para autocontrole, podendo ser estipulado por regras pré-definidas; ou, até mesmo, ser constituído com base em sentimentos e valores externos ao processo.

        06 – As funções básicas de um Sistema de Informações Gerenciais são:

  1. Entrada, reunião e coleta de dados, que consiste no levantamento dos dados, reunião dos mesmos e, finalmente a inserção dos mesmos no Sistema. Como se observa, esta função deve ser entendida na ordem inversa;
  2. Processamento, conversão e transformação dos dados, de acordo com os objetivos. Aí, os dados que foram coletados, reunidos e que deram entrada no Sistema são processados, convertidos quando for o caso e, então, transformados em informações com embasamento nos objetivos pré-estabelecidos;
  3. Saída e transferência de informações úteis, em forma de relatórios necessários à eficiente e segura tomada de decisões.

07 – A Tecnologia da Informação, a bem da verdade, se constitui na mais importante ferramenta de viabilização do Sistema de Informações Gerenciais, na medida em que toda a integração dos diferentes setores se processa através de hardwares e softwares. A TI integra, organiza, agiliza e concretiza as premissas básicas do SIG.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com