TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO CASO DELL:CAPITAL DE GIRO

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Faculdade Estácio Euro-Panamericana

De Humanidades e Tecnologias

Pós-Graduação em

 Gestão Financeira e Controladoria

RESUMO DO CASO

DELL: CAPITAL DE GIRO

Karen Ribeiro de Jesus

Cotia - SP

2020

Karen Ribeiro De Jesus

RESUMO DO CASO

DELL: CAPITAL DE GIRO

Resumo do caso DELL: CAPITAL DE GIRO, para composição de nota final.

Cotia - SP

2020

DELL: CAPITAL DE GIRO

A Dell Computer registrou um crescimento no ano fiscal de 1996, aumentando suas vendas em 52% a mais do que o ano anterior. Os analistas da indústria previram um crescimento de 20% a.a. nos próximos 3 anos. Michael Dell dono da companhia de computadores pessoais, esperava que sua empresa crescesse com seu sistema sob encomenda. Recentemente a empresa havia sido financiada com os próprios recursos gerados internamente. Os administradores consideravam necessário um plano de financiamento para o crescimento futuro.

HISTÓRICO DA EMPRESA

Fundada em 1984, a companhia projetava, produzia, vendia e fazia o serviço de manutenção pós-venda de seus computadores de alto desempenho, compatíveis com os padrões da indústria. No início a estratégia utilizada era comprar computadores compatíveis aos de seus concorrentes. A companhia passou a comercializar os produtos com marca própria, atendendo aos pedidos através de linhas gratuitas (0800), entregando diretamente aos compradores.

A essência da estratégia da companhia, era vender diretamente aos clientes, sem que houvesse necessidade de um intermediário. As vendas eram geradas através de propagandas em revistas especializadas em informática e eventualmente, por catálogos.

Michael agregou ao modelo de venda de sua empresa a distribuição de baixo custo com um ciclo de produção que se iniciava após o recebimento do pedido. Este sistema possibilitava a entrega em poucos dias, de um produto customizado, conseguindo se destacar no mercado, pois seus concorrentes não conseguiam fazer da mesma maneira que eles. Vale ressaltar que a companhia foi a pioneira na disponibilização da linha direta gratuita (0800) e também do suporte técnico no local do cliente, esses Serviços se tornaram um grande diferencial em meio a concorrência.

GESTÃO DE ESTOQUES DA DELL

As empresas líderes deste mercado, produziam de acordo com suas projeções de vendas, isso exigia atenção mutua tanto nos depósitos dos fabricantes quanto nos canais de distribuição.

A Dell iniciava as produções após receber os pedidos de seus clientes, o que resultava, em um baixo nível de estoque de produtos acabados. Em meados da década de 90 os estoques de produtos acabados eram de 10% a 20% do estoque total. Em contraste aos níveis de estoque da Dell, os níveis de seus concorrentes representavam 50% a 70%, sem incluir os estoques mantidos nos revendedores.

A medida que surgiam novas tecnologias, os preços dos componentes para montagem de computadores, caiam em média 30% a.a. A Dell superou seus problemas mantendo estoques de componentes, e encomendava-os com base nas projeções de vendas, emitindo requisições dos estoques dos fornecedores a intervalos regulares. Devido as entregas de componentes serem feitas com frequência e diariamente, pela Dell, houve uma queda significativa de 200 para 80 fornecedores.

Michael utilizou uma estratégia que revolucionou a indústria, método Just In Time, produzir a quantidade certa, no momento certo, sem a necessidade da formação de grandes estoques. Porém o nível de estoques da Dell era significativamente menor do que o de seus concorrentes, gerando assim uma vantagem competitiva.

[pic 2]

DE SETEMBRO DE 1990 A AGOSTO DE 1993

Em 1990, Michael previu que a indústria de PCs estava prestes a sofrer um processo de consolidação, e considerava a Dell uma empresa muito pequena para sobreviver em meio a este processo, com apenas 1% de participação no mercado amecicano.

Por este motivo ele decidiu utilizar de uma estratégia  de crescimento. Em 10 de setembro de 1990 , na tentatia de ganhar espaço  nos segmentos de pequenas empresas de consumidores de primeira viagem, anunciou que estava mudando seu modelo de distribuição exclusivamente por via direta, e também vendas através dos canais de varejistas, que obedeciam a certas configurações prédefinidas, não sendo customizados. Nos proximos 2 anos e 6 meses seguintes,  a Dell conseguiu expandir seu canal de distribuição, passando a  vender tambem no varejo massa através de redes como Staples, Inc. e continuou a investir drásticamente na conquista de mercados estrangeiros, fazendo distribuição por meio de revendedores nos casos em que restriçoes de tempo ou de infraestrutura dificultavam a distribuição direta .

Em 2 anos , as vendas anuais  cresceram cerca de 268% , enquanto o mercado cresceu apenas 5%; por ter tido este desempenho a Dell se tornou uma das 5 melhores empresas com participação de mercado de computadores.

[pic 3]

Por ter tido uma linha de Notebooks fracassada, a Dell assumiu despesas para realizar a queima desse estoque, Porem em 1993, a Dell anuncia  seu primeiro prejuízo, de US$76 Milhões , decorrente dessa fracassa.

No primeiro trimestre de 1993,que se encerrou no dia 2 de maio , a margem de lucros da Dell caiu de 5% que era sua meta, para 2% , muito abaixo do que ela havia realizado por 11 trimestre consecultivos. Analistas acreditavam que com o fluxo de caixa adquirido ao longo dos anos (US$32 Milhões), a Dell conseguiria  resistir por mais 1 ano, com aplicações financeiras de curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (821.3 Kb)   docx (735.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com