TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO DELL: CAPITAL DE GIRO

Por:   •  25/1/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  1.927 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

DISCIPLINA: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM AÇÕES E FUNDOS

ESTUDO DE CASO DELL: CAPITAL DE GIRO

FILIPE RANGEL DE ABREU SIMPLICIO

FERNANDO DE CASTILHO FRANCISCO

LEANDRO DA SILVA LOBATO

GUSTAVO MEIRA DE FARIAS

DANIELLE VALENTE DE OLIVEIRA

PRISCILA O. DA SILVA GALVÃO

RIO DE JANEIRO

2016

RESUMO

        A Dell Computer obteve um expressivo crescimento referente ao ano fiscal de 1996, onde registrou um aumento de suas vendas em 52% em relação ao ano anterior, em comparação a previsão dos analistas de mercado que era de 20% ao ano nos 3 anos seguintes.  A Dell tinha financiado este crescimento recente com os recursos gerados internamente e a administração estudava um novo plano de financiamento para os próximos anos.

O tema central deste estudo de caso é a empresa Dell e como a inovação na venda dos produtos a seus clientes e a gestão de estoques fizeram-na crescer e se tornar uma das líderes de mercado em PC's.

Palavras Chave: Capital de Giro; Estoque; Concorrentes

HISTÓRICO

        A empresa foi fundada em 1984 por Michael Dell. A companhia projetava, produzia, vendia e fazia o serviço de manutenção pós-venda de seus PC's de alto desempenho, compatíveis com os padrões da indústria.

        A essência da estratégia da Dell consistia em vender diretamente aos clientes, ou seja, sem a presença de intermediários. E suas vendas eram geradas através de propaganda em revistas de informáticas e catálogos.

        A Dell combinou o seu modelo de venda e a distribuição de baixo custo com um ciclo de produção que se iniciava após o recebimento do pedido ( sob encomenda ), isso possibilitava a Dell entregar o produto customizado ao cliente em poucos dias, processo que não existia em seus concorrentes.        

        Além de seu modelo de venda direta a Dell tinha um processo de fabricação que funcionava por ordem de produção. Juntamente com seus fornecedores, a Dell aperfeiçoou sua cadeia de fornecimento para adoção do sistema conhecimento como “Just-in-time”. Com isso, tinha um pequeno estoque de produtos acabados. Este procedimento permitiu a empresa operar com o Capital de Giro negativo, pois recebia primeiro de seus clientes para depois repassar à seus fornecedores.

GERENCIAMENTO DO ESTOQUE

        A gestão de estoques da Dell resultava em baixo nível de estoque de produtos acabados, pois a empresa iniciava a produção após receber o pedido do cliente. Já os líderes de mercado produziam de acordo com suas projeções de venda, isso ocasionava a manutenção de significativos estoques de produtos acabados, cerca de 50% a 70% do estoque total contra 10% a 20% da Dell. Portanto, o nível de estoque da Dell era significamente menor que o de seus concorrentes, gerando vantagem competitiva.

        Os chips processadores, um dos componentes para montagem dos PC's, representavam cerca de 80% do custo do produto. À medida que novas tecnologias iam surgindo, os preços destes componentes caíam, 30% ao ano em média. Outro diferencial da Dell consistia na quantidade de fornecedores que havia diminuído de 200 para 80 em meados de 1990. Além disso, os depósitos de seus fornecedores estavam próximas as fábricas da Dell, ou seja, a entrega dos componentes era feita diariamente.

- De setembro de 1990 a agosto de 1993

        Em 1990, a Dell possuía apenas 1% de participação no mercado americano de PC's. Foi então que Michael Dell decidiu fazer a empresa crescer de uma só tacada.

        Em 10 de setembro de 1990, com o intuito de ganhar mercado nos segmentos de pequenas empresas e consumidores de primeira viagem, a Dell anunciou que estava alterando seu modelo de distribuição exclusivamente por via direta: também venderia PC's através da CompUSA. Nos dois anos seguintes a Dell expandiu seus canais de distribuição e também continuou a investir agressivamente na conquista de mercados estrangeiros. Com isso, suas vendas anuais cresceram 268% em dois anos, enquanto que o mercado cresceu apenas 5%, colocando a Dell entre as 5 maiores empresas em participação no mercado de PC's.

        Em agosto de 1993, a Dell registrou seu primeiro prejuízo, US$76 milhões no segundo trimestre. US$71 milhões desse prejuízo foi devido a despesas relacionadas à queima de excesso de estoques e à descontinuidade de uma linha fracassada de notebooks, além de ter reestruturado as operações na Europa. No primeiro trimestre de 1993, a margem de lucro da Dell caiu para 2%, abaixo da meta 5% que ela havia realizado ou ultrapassado por 11 trimestres consecutivos. Analistas acreditavam que a Dell dispunha de crédito e recursos para resistir mais um ano, suportada por ter U$32 milhões em caixa e aplicações financeiras de curto prazo.

- De setembro de 1993 a janeiro de 1996

        A Dell mudou seu foco: de exclusivamente crescimento, passou a considerar também a liquidez e a rentabilidade das operações, em conjunto com o crescimento. Adotou indicadores que refletiam o novo foco, cobrando a cada unidade de negócio demonstrativos detalhados de lucros e perdas. A Dell abandonou a venda indireta para varejistas, que rendia margens muito baixas. No final de 1995, a Dell tomou uma série de decisões para uma gestão consciente, tais como: redução do número de fornecedores, contratação de profissionais experientes, instituiu metas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com