TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GIND 3 Estudo de Caso DELL

Por:   •  26/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  3.368 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo de Caso 1: DELL

Grupo:

Bianca Brando Gomez (biancabrando@gmail.com)

Jose Alejandro Mansutti Gonzalez (mansuttig@gmail.com)

Wallaci Pereira Da Silva (wallacislp@hotmail.com)

Julio Cezar Cardial De Tulio Junior (julio.engmec@outlook.com)

Luciano Branco Costa (luciano_branco@yahoo.com.br)

Luciano Lisboa Azzolin (lucianoazzolini78@gmail.com)

Perguntas:

  1. Como podemos observar a Dell comercializa seus produtos diretamente para os clientes sem, no entanto, ter intermediários entre ela e o consumidor final. Este modelo é o de venda direta para o cliente final. Qual a vantagem deste modelo para a cadeia de suprimentos? A cadeia da Dell é vertical ou horizontal? Justifique a sua resposta anterior mostrando as vantagens e desvantagens para este modelo de cadeia.

As vantagens são redução de intermediários, redução de estoques, fidelização dos fornecedores, redução de custo e maior flexibilidade

A cadeia de suprimentos de Dell é horizontal, o que permite ter maior flexibilidade com os fornecedores, reduzindo o risco com seus clientes com a desvantagem de não ter os produtos para pronta entrega, e pode gerar perda de economia de escala.

  1. Qual seria a elasticidade estimada de produto e de marca da Dell? O que isto influencia no tipo de canal da Dell?

Elasticidade do Produto: Alta

Elasticidade da Marca: Baixa

Ajuda com a fidelização dos clientes mas aumenta a complexidade no sistema de vendas e distribuição

  1. Quais os segmentos de mercado (calçados, vestuário, alimentício, etc) que podem usar o modelo da Dell com sucesso (descreva apenas os que podem utilizar)? Analise de acordo com as elasticidades.

O modelo pode ser utilizado em segmentos com demanda elástica como por exemplo o vestidos de noiva, fast food entre outros  onde é possível o cliente ter flexibilidade na escolha dos produtos havendo a necessidade de muitos produtos e fornecedores constituindo assim uma cadeia horizontal.

Produtos que possuem uma demanda inelástica como livros, vestuário de baixo custo brinquedos  não se aplicam na cadeia horizontal da Dell, trabalhando com uma cadeia vertical.

  1. A produção e o estoque da Dell são empurrados ou puxados? Quais as vantagens deste tipo de produção, em relação ao produto da Dell?

A produção e o estoque são puxados

A grande vantagem é a redução de custo do estoque e redução de obsolescência

  1. Qual a principal vantagem, para a logística, da venda direta? Há um aumento no relacionamento com o cliente neste modelo de negócios? Este procedimento melhora em algum ponto a logística? Justifique sua resposta.

As principais vantagens são a fidelização dos clientes e a possibilidade de ter estoque é mínimo. A melhora na logística é redução de custos de estoque

  1. A gestão da Dell junto ao cliente, com o uso do CRM tem algum impacto na gestão de estoques? Qual seria? Descreve as vantagens de se ter um sistema como este. Este tipo de sistema atenderia segmentos onde a marca é elástica e o produto inelástico? Justifique sua resposta.

Redução de estoques o que gera uma optimização dos custos e da cadeia produtiva é tem vantagens em produtos elásticos.

Para marca elástica e produto inelástico o sistema da DELL não apresenta vantagens já que os clientes precisam pronta entrega e vai ser difícil concorrer contra outras marcas que vão ter maior capilaridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com