TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Readequações de Processos Organizacionais

Por:   •  9/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar o mercado para as readequações de processos organizacionais. A medida que o market share da empresa diminui em função de fatores diversos, uma análise interna e externa deve ser feita e via de regra, um novo planejamento de marketing deve ser elaborado. No caso da empresa estudada a Stiefel, pode-se dizer que tudo estava mal elaborado, os clientes reclamavam da falta do produto nas farmácias, enquanto que os distribuidores sofriam com excesso de mercadoria, muitas vezes com data de validade vencida e embalagens amassadas. A devolução dos produtos com embalagens danificadas e com prazo de validade vencido chegou a 1%. Com a troca do alto escalão da empresa, pode-se constatar a má administração endêmica na empresa, o que aparentemente estava sendo maquiado anteriormente. A partir da apuração dos fatos, pode-se determinar uma linha de gestão mais adequada, partindo inicialmente com a alteração do organograma da empresa, para atender aos novos objetivos estratégicos. A Visão e a Missão de uma empresa devem ser fundamentadas na cultura empresarial, e com a participação de todos os níveis hierárquicos e trabalho conjunto. Enfim, a Stiefel do Brasil estava se deixando levar por pressões e interesses internos e externos, de forma que prejudicou os resultados almejados pela empresa, bem como sua manutenção e expansão no mercado.

Palavras-chave: Estratégia; Marketing; Análise; Logística.

ABSTRACT

This work aims to analyze the market for the adjustments of organizational processes. As the market share of the company decreases due to varied factors, an internal and external analysis must be done and, as a rule, a reviewed marketing planning must be elaborated. In the case of the company studied Stiefel, it could be said that everything was poorly drawn, customers complained about the lack of the product in pharmacies, while the distributors suffered with excess merchandise, often expired date and crumpled packaging. The return of products with damaged packaging and expired has reached 1%. With the exchange of the company's top rank, it can be verified the endemic maladministration in the company, which apparently was being made before. Based on the determination of recently facts, a more appropriate line of management can be determined, initially starting with the alteration of the organizational chart of the company, to meet the new strategic objectives. The Vision and Mission of a company must be based on the corporate culture, and with the participation of all hierarchical levels and working together. In the end, Stiefel do Brazil was getting carried away by internal and external pressures and interests, in a way that undermined the company's expected results, as well as its maintenance and expansion in the market.

Keywords: Strategy; Marketing; Analysis; Logistics.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Organograma da Laboratórios Stiefel Brasil (2008) ................................... 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................... 7

2 DESENVOLVIMENTO ................................................................................... 8

2.1 ANÁLISE DA ESTRUTUTRA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA ................ 8

2.2 O PLANEJAMENTO DE MARKETING DA ORGANIZAÇÃO COM A ÉTICA SOCIAL E EMPRESARIAL ....................................................................................... 10

2.3 PLANO DE AÇÃO LOGÍSTICA ATUAL DA EMPRESA ............................... 10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................... 12

REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 13 ANEXO I – QUADRO RESUMO ............................................................................... 14

7

1 INTRODUÇÃO

Com a finalidade de criar um contexto de aplicação do conteúdo acadêmico através da análise de estudo de caso, serão apresentados os problemas mais relevantes e propostas soluções que possam estar relacionadas a temas como Gestão de Produção, Gestão de Qualidade, Análise de Investimentos e Gestão de Projetos.

Para tanto, as avaliações e análises foram aplicadas nos Laboratórios Stiefel, uma empresa familiar, criada na Alemanha em 1847, para produzir sabonetes medicinais. Em 1910, mudou-se para Nova York e hoje possui fábricas na América do Norte, América Latina, incluindo o Brasil, Europa, África, Ásia e Oceania. No Brasil, a Stiefel começou suas operações em 1971 e responde atualmente por 70% da produção na América Latina. Apesar da liderança do segmento dermatológico no Brasil, em 2007, a empresa necessitou passar por processo de turn-around, além de tomar ações que paralisassem a tendência de perda de seu market-share, observada ao longo dos últimos seis anos.

8

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ANÁLISE DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

Analisando o estudo de caso do INSPER (2011), pode-se observar que o organograma da Laboratórios Stiefel Brasil apresenta uma estrutura organizacional linear. Essa formatação possui autoridade única, linhas de comunicações formais e decisões centralizadas.

O maior obstáculo dessa estrutura é a centralização do poder. Para Fayol (1990, p.57) o caminho imposto pela hierarquia “não é sempre o mais rápido; às vezes, é desastrosamente longo (...)”, entretanto esse modelo centralizou os objetivos da organização, para que não houvessem interferências ao longo da hierarquia.

Isso pode ser observado no organograma ilustrado na imagem abaixo, que sugere o fato das decisões oriundas de feedback de distribuidores (sell-in), consumidores (sell-out) e da manufatura exigiam muito integração entre a diretoria de operações comerciais e logística e a diretoria de marketing. Contudo, mesmo após análise das reclamações e problemas identificados na cadeia, os potenciais caminhos de solução que envolvessem mudança de estratégia por parte dos gerentes regionais de contas e dos representantes comerciais, deveriam acontecer através de gerenciais individuais de vendas e demanda. Além disso, a mesma estrutura continha uma gerência de operações comercial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com