TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.131 Palavras (13 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 13

1 – INTRODUÇÃO


        Os recursos humanos são caracterizados pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento mais importante de uma organização que é o capital humano. Ou seja, são que as pessoas que compõem uma entidade. Assim, a área de gestão de pessoas fica com função de humanizar as empresas.

        Conhecer o negócio da empresa, missão, visão e valores são necessidades de todos os colaboradores, principalmente daqueles que atuam no setor de Recursos Humanos. Para desenvolver bem a sua função e sentir-se pertencentes ao negócio todos os funcionários devem conhecer os objetivos de sua empresa para poder integrar-se ao meio e estar em concordância com as metas da organização.

        Assim, com o atual cenário econômico mundial globalizado em que a competitividade, as constantes instabilidades políticas e econômicas, além das inúmeras adversidades ambientais, várias empresas agem de maneira mais instintiva do que através de uma maneira consciente e racional.

Nesse contexto, é de fundamental importância a utilização de um Analista de Recursos Humanos, pois ele é o profissional responsável por analisar, implantar e realizar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção por meio de processos seletivos internos ou externos.

        Um Analista de Recursos Humanos analisa os casos de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões e outros tipos de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos.



2 – DESENVOLVIMENTO

 

2.1 – Justificativa da Contratação


        O recrutamento e seleção visam reparar as necessidades da organização quanto à pessoal no presente e futuro. Esse processo faz-se de extrema importância para as empresas, pois nele os candidatos às vagas dentro da organização expõem seus conhecimentos e demonstram os valores que podem agregar como funcionário da mesma.

Enfim torna-se de grande valia que haja um gestor de recursos humanos para articular o processo de recrutamento e seleção de pessoal, visando organizar e gerenciar de maneira eficaz tal prática dentro da empresa.

        No atual momento onde a informação e conhecimento tem grande valor, faz-se necessária à implantação nas empresas de um competente serviço de recrutamento e seleção de pessoal a fim de que se possa realizar o filtro adequado dos candidatos a cargos que venham atender de fato as necessidades operacionais da empresa.

O profissional encarregado da seleção será responsável por prevenir futuras adversidades a organização, tais como disputas jurídicas ou falta de qualificação profissional e sanar as dificuldades encontradas em vários momentos dentro da corporação.

O gestor responsável por administrar o recrutamento e seleção prove a interação da empresa com o candidato à vaga, isso possibilita que o candidato conheça a empresa, assim sabendo suas funções de maneira “transparente”, dessa forma o mesmo não se frustrará no futuro próximo com o trabalho que exercerá dentro da organização.

Por fim, este aspecto traz benefícios não só ao contratado, mas também, a organização que terá maior facilidade em manter seus empregados motivados dessa forma evitará possíveis problemas futuros para a empresa, como também facilitará a adaptação do novo contratado dentro da sua esfera administrativa.

  1. – Descrição do Cargo

Responsabilidades do cargo

         O Analista de Recursos Humanos terá como responsabilidades dentro da organização, administrar as atividades da área de recursos humanos e departamento de pessoal, administração salarial, treinamento de funcionários, folha de pagamento, benefícios, registros e relatórios sobre os funcionários de sua esfera administrativa etc.

        Elaborar e/ou coordenar de pesquisas de satisfação e oportunidades de melhoria, coordenar a elaboração e manutenção de planos de cargos e salários, acompanhar e controlar os programas de treinamento dos empregados. Pode participar e/ou acompanhar negociações de acordo coletivos de trabalho.



2.3 – Fontes de Recrutamento a Serem Utilizadas

        

        O Processo de recrutamento de Pessoal precisa ser alimentado por fontes da área de Recursos humanos que estejam interessados na vaga. Para isto é necessário que a empresa analise qual é a real necessidade dessa vaga para a organização.
Para se realizar um recrutamento tem que haver um documento chamado requisição de pessoal, é através desse documento que são retirados às informações para o processo de recrutamento.

        As formas de capitação dentro da empresa podem ser tanto internas quanto externos.
        O recrutamento interno consiste em a empresa buscar mão-de-obra dentro da própria organização. A divulgação da vaga pode ser feita através de cartazes espalhados por lugares de maior circulação dos funcionários, email, jornal eletrônico.

        

Segundo CHIAVENATO as vantagens de se fazer o recrutamento interno são:

  • Aproveitar melhor o potencial humano da organização;
  • Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários;
  • Incentiva a permanência dos funcionários e a sua fidelização à organização;
  • Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental;
  •  Não requer socialização organizacional de novo membros;
  • Probabilidade de uma melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos;
  • Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo.

Mas a também algumas desvantagens segundo o mesmo:

  • Pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências e expectativas;
  • Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual;
  • Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização;
  • Ideal para empresas burocráticas e mecanísticas;
  • Mantém e conserva a cultura organizacional existente;
  • Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua.
  • O processo de Recrutamento Interno, precisa ser muito bem elaborado e exposto à todos seus funcionários, pois há situações que podem ocasionar problemas dentro da organização, dentre eles pedido de demissão, má desempenho e qualidade do serviço.


        O processo de recrutamento externo consiste na divulgação de vagas de forma externa a empresa, nesta modalidade é utilizada vários meios de divulgação, como: contratação de consultorias de RH, cartazes em universidades, anúncios em jornais, revistas, parcerias com sites de anúncios de emprego entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (307.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com