TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e Seleção

Por:   •  18/4/2016  •  Resenha  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA[pic 2]

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTEGRADOR

Período: 2° & 3° Semestre

Profª Joana

DANILO COSTA DA SILVA

RA 1299130001

ELAINE APARECIDA FARIA

RA 0071598835

MEIRE FARIA LIMA

RA 1319416096

ROSE MARY IRENE DA SILVA

THAINA DA SILVA SANTOS                                                  

RA 1570206592

RA 9919001556

THAIS DE OLIVEIRA FELICIO

MARLEI RIBEIRO

RA 1567216292

RA 1587952137

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Prefácio

A felicidade e realização não estão condicionadas apenas ao passado ou ao que sempre fizemos. As mudanças existem para melhorar a qualidade de vida e proporcionar o desenvolvimento de todos - Wagner Campos.

É imprencidivel nos dias atuais que a empresa coloque seus colaboradores em primeiro plano, igual à satisfação do cliente.

Empresas são feitas de pessoas e para ter pessoas que estejam alinhadas a visão, missão e valores da organização, os gestores devem iniciar esse processo de integração desde o recrutamento e seleção de pessoas.

Ao realizar esse trabalho podemos constatar que com os sistemas certos de recrutamento e seleção de pessoas serão sempre benefícios para a empresa, pois terá os profissionais ideais aos respectivos cargos, e profissionais promissores a cargos que ainda necessitam serem ocupados.

 

O Recrutamento e Seleção são um importante instrumento para a agilização do processo dentro da organização, por isso deve ser mais bem observado pelos gestores para melhor aproveitamento dessa ferramenta auxiliadora do Recursos Humanos.    

Introdução

Embora não seja novidade para ninguém que estamos vivendo um colapso de informação, globalização em alta escala, crises econômicas que afetam diretamente as organizações, mas é sempre bom denotar que o elemento humano é capaz de equilibrar todos os fatores que trazem desgastes para a organização.

Pode até parecer repetitivo mais é valido lembrar que a Gestão de Pessoas é uma importante ferramenta que as organizações tem atualmente, o Recursos Humanos não é mais um departamento da organização como os outros, é a parte que atua conjuntamente com a empresa para zelar pelo bem-estar dos colaboradores e da administração.

Em suma, o capital humano é fator chave para o sucesso da organização, e a Gestão de Pessoas regula todos os mecanismos que o mesmo envolve, para que ele atue com sua força suprema para o alcance dos objetivos da organização.

Recrutamento e Seleção de Pessoas na prática.

O Livro Gestão de Pessoas na prática (152 paginas, Editora Gente) do autor Ricardo Xavier, contextualiza de forma bastante clara e abrangente sobre a Gestão de Pessoas como é o então nome do livro, mas precisamente aborda as dificuldades atuais das organizações em relação ao pessoal, nos novos mecanismos.

O autor descreve de forma abrangente e apresenta soluções eficazes para os problemas que são comuns no cotidiano das organizações.  

O livro denota que as organizações ainda possuem ainda muita dificuldade para encontrar as pessoas adequadas aos cargos que estão vagos. Procuram mecanismos para conter um numero suficiente de pessoas para localizar os candidatos mais promissores a essas vagas. Cita o comum trabalhe conosco que estão disponíveis em sites de empresas e que na realidade não possui a menor utilidade como ferramenta de recrutamento, pelo fato dos Recursos Humanos não suportar a demanda de currículos que são enviados no que impossibilita na realização de um trabalho adequado com eles.

O recrutamento possui duas dimensões: a primeira fica por conta dos Recursos Humanos que deve possuir um banco de candidatos potenciais as vagas a serem preenchidas e por outro lado o próprio gestor deve contribuir de maneira mais efetiva, como real interessado em ter candidatos a ocuparem as vagas disponíveis em seu setor. Ricardo Xavier expõe duas sugestões para o gestor auxiliar no Recrutamento em sua área: a) colaborar para que o sistema de recrutamento da empresa funcione do melhor modo; b) adotar seus próprios esquemas de recrutamento, para suprir as necessidades de sua área.*

Ricardo Xavier ainda apresenta diversas sugestões para “Criação e melhoria do sistema de recrutamento no âmbito da área” * como esta escrito o titulo, essas sugestões são mais métodos preventivos para necessidades de emergência.

Lembrando que se fala de Recrutamento focado na área. Suponha que um colaborador muito importante sofreu um acidente de carro e foi afastado em licença médica para se recuperar, por se tratar de um acidente o gestor nem sequer estudou a possibilidade de uma substituição desse colaborador. Devido essas emergências, entre muitas sugestões que o autor oferece, existe algumas que se destacam mais como o Recrutamento interno que é uma política adotada pela própria empresa que frisa a promoção de colaboradores potenciais ou indicações dos próprios colaboradores, o gestor desenvolve um banco de currículos próprio: com indicações de colaboradores e currículos que cheguem ao próprio departamento, possuir uma lista não oficial de candidatos potenciais ao cargo, e o gestor possuir uma visão adequada ao recrutamento geral do próprio Recursos Humanos da organização. Refere-se a sugestões bastante praticas e que podem facilitar muito o cotidiano do gestor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com