TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e Seleção

Por:   •  6/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Anhanguera de Santo André

Aline da Silva Passos RA 8830391516

Danyella Morette Rodrigues da Silva RA 99111512666

Esmael Souza dos Santos RA 2983563424

Gisele Hanario RA 9025431691

Larissa Campos Marques da Silva RA 9911153674

Simone Duarte Carvalho RA 9861520212

Atividade Pratica Supervisionada de Técnicas de Recrutamento e Seleção

Prof º Esp. Ana Paula Camargo

Santo André

2015

INTRODUÇÂO

Introdução

Com a modernização de muitas empresas passou a ser comum a terceirização de serviços ao sistema de Administração de Recursos Humanos das Organizações, voltado principalmente para Recrutamento e Seleção Pessoal. Nessa nova modalidade temos Tecnólogos em Gestão de RH, Psicólogos e estudantes, sendo requisitados em consultoria para esclarecer ao público alvo informações com reflexão sobre as etapas, técnica, processo de recrutamento e captação.

Como diz Chiavenato “Recursos Humanos poderia ser definido singelamente como escolha do Homem certo para o cargo certo”. Essa definição faz com que o Selecionador tem o papel de garantir a pessoa certa para o bom desempenho da função.

Após a liberação da vaga, em algumas empresas o RH acaba atuando como consultoria interna junto com os departamentos requisitantes para elaboração do perfil de candidatos para determinadas vagas.

Na etapa de anúncios podemos trabalhar com três tipos de recrutamento.

 Recrutamento interno é a divulgação de vagas em aberto dentro das empresas e Organizações, tendo como vantagem o baixo custo e a desvantagem é criar um círculo vicioso “Tirando um e colocando o outro”.

 Recrutamento externo são práticas empregadas as divulgações de vagas em aberto para o mercado de mão-de-obra. Como o próprio nome diz é buscar em jornais, internet, agências e consultorias de RH. As vantagens são as diversificações de perfis e quantidade de pessoas; já as desvantagens se resumem em custos.

 Recrutamento misto consiste na abrangência de Recrutamento Interno e Externo, tendo como vantagens a flexibilidade de estratégias mencionadas nos itens anteriores.

Para darmos andamento a triagem de currículos é necessário que o recrutador verifique se o candidato tem os pré- requisito da vaga em aberto.

Podemos destacar os dois tipos de recrutamento, onde o externo deve se analisar se o candidato se enquadra no perfil de acordo com as informações do currículo, no recrutamento interno além do currículo podemos contar também com a avaliação do gestor imediato.

Para convocação devemos fazer uma abordagem clara, contendo a apresentação da empresa, informações sobre a vaga, focando as condições de trabalho e benefícios.

Com base nas informações contidas na introdução vemos a necessidade de cada vez mais das empresas seguirem os processos citados acima, pois quando um recrutamento é bem executado faz com que a empresa disponha de candidatos competentes, assim diminuindo o risco de contratar pessoas desqualificadas para atuarem dentro da organização.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com