TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e Seleção

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Recrutamento e Seleção

1.Competência:

Conforme a autora Gramigna (2007) defini-se que desde século XV,as Competências vem do verbo competir, que está relacionado com Rivalidade, com competição, competidor e competência.

Na qual a autora se refere com termos variados e com significados específicos para cada modelo de gestão. E sendo bem dominadas as competências levará os profissionais e as organizações a fazerem toda a diferença no mercado de trabalho.

Dentre várias as competências que a autora Gramigna(2007) citou, foram encontradas vários meios de competências, sendo alguns genéricos e outros mais específicos, que envolve as áreas gerenciais e as demais áreas em um todo.

Neste trabalho vamos citar a gestão por Competências, que é o conjunto de ferramentas, instrumentos metodológicos que estão voltados à gestão de estratégica de pessoas, sendo que todo líder é um Gestor de Pessoas.

A autora Gramigna (2007) diz que nas Competências há um Mapeamento na Gestão por comportamento, que exige a participação da organização para realizar o desenvolvimento deste projeto, definindo o perfil da empresa e das pessoas que pretendem trabalhar na mesma, que busca o mapeamento de perfis, podendo destacar dois deles:

Técnicas: são aqueles que possuem um perfil profissional para desempenhar certos cargos. Exemplo: um gestor de Recursos Humanos tem competência para exercer função relacionada à Gestão de Pessoas.

Suporte: são aqueles que agregam valor para as competências técnicas, portanto desempenha de maneira diferente o perfil profissional. Exemplo: pessoas que possui um perfil para desenvolver idéias para o crescimento da empresa.

Gramigna(2007) cita as Competências no dia a dia, que é a Metáfora da Árvore, na qual em seu contexto pode-se dizer que é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, aplicando a união destes contexto , trará um grande resultado em pessoas, grupos e organizações, que passará há ter um melhor domínio que as outras pessoas, trazendo um diferencial para quem aplicar esta competência.

A Metáfora da Árvore como diz a autora mostra o conhecimento, habilidades e atitudes.

Conhecimento: O conhecimento representa os variados conteúdos e informações que a pessoa adquire ao longo de sua carreira, ou seja, suas experiências, o seu saber.

Habilidades: As habilidades são aquelas adquiridas, e que são capazes de colocar os seus conhecimentos em ação para gerar resultados, através dos domínios técnicos, de seus talentos e suas capacidades, ou seja, a pessoa vai saber desempenhar bem sua função.

Atitudes: As atitudes são as maneiras de se proceder, agir, o jeito de ser da pessoa, o seu comportamento e tudo aquilo que a pessoa quer fazer. Pois suas atitudes determinam o grau de confiança que haverá entre as pessoas, em seu grupo e em seu trabalho, mostrará o comprometimento que cada um busca para alcançar seus objetivos e metas, visando resultados. As Atitudes também se definem em valores, princípios, comportamentos, ponto de vista pessoal, opiniões e atitudes pessoais de cada indivíduo, isto se define com o querer de cada indivíduo.

Portanto a autora Gremigna (2007) diz que cada pessoa possui uma Competência, mas cada indivíduo em torno de sua carreira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com