TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e Seleção

Por:   •  5/5/2015  •  Bibliografia  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação

Disciplina: Recrutamento e Seleção

Amanda Bezerra Fernandes RA: 9899529769

Mariana Siqueira da Silva RA: 8832352040

Thalita Fonseca de Morais RA: 8832384689

Ravene Schaeffer RA: 8803338823

Campinas

 2015

Sumário

Introdução        1

De onde vem à demanda para contratação        2

Planejamento estratégico        3

Gerenciamento por competências        3

Recrutamento interno e externo        4

Competências técnicas e comportamentais        5

Conclusão...................................................................................................................................6


Avaliação

Disciplina: Recrutamento e Seleção

Trabalho desenvolvido na disciplina de Recrutamento e Seleção à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação sob orientação da professora Ana Paula.

Campinas

2015


Introdução

Este trabalho tem o intuito de mostrar o valor da contratação para o mercado de trabalho, de onde vem a demanda para contratação e como saber lhe dar com todos os acontecimentos relacionados às necessidades dentro de uma organização.


De Onde Vem a Demanda Para Contratação?

A demanda para contratação surge a partir da necessidade da organização, essa demanda surge por vários fatores sendo eles por aumento de funcionários, aumentos na produção e na demissão sendo ela voluntária e involuntária, essas situações geram uma necessidade que é vaga, e a mesma tem que estar ligada ao planeamento decorrente a real necessidade da organização.

A seguir vamos ver um exemplo sobre demanda para contratação:

A empresa CAFÉ CANECÃO LTDA que está no mercado há 50 anos, oferecendo diversos produtos como cafés almofadas/Vácuo, café expressos, sachês, entre outros. Atualmente está oferecendo um novo produto que é a venda e locação de máquina de café expresso, porém com a grande demanda nessa comercialização, houve a necessidade da criação de um novo setor que foi o setor de máquinas de café expresso, é constituído por três técnicos de máquinas, um coordenador que faz as vendas e locações e um auxiliar Administrativo que efetua a emissão de contratos e notas fiscais e atendimento ao cliente, porém o mesmo não estava atendendo as necessidades do setor por falta de atenção e organização que geraram vários problemas, com esse seguinte problema houve a necessidade de substituição, foi divulgada uma vaga interna no qual se candidatou duas pessoas onde uma era auxiliar de Administrativo que possuía poucas tarefas e passava sua maior parte do tempo ociosa e o outro auxiliar de produção, com isso foi feita a avaliação por competências técnicas e comportamentais de ambos, após avaliação foi feita a contratação da auxiliar administrativo, pois a mesma possuía as competências adequadas para o cargo, já o auxiliar de produção tinha apenas competências comportamentais o que não se enquadrava nos requisitos da vaga.

A necessidade de contratação surge de varias formas, no exemplo a cima a necessidade da empresa surgiu a partir do momento que o colaborador não executou suas tarefas conforme o planejado e com isso surgiu à demanda para uma contratação conforme a necessidade da empresa.

Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas para sua execução, sendo ele interno e externo, servindo sempre para prever o futuro da empresa a longo prazo.

Sempre que há um planejamento estratégico dentro de uma empresa, é porque houve ou há a necessidade de planejar algo que não esta funcionando bem, ou também por algum projeto que esta sendo desenvolvido dentro dela.

        Geralmente quando acontece um desequilíbrio dentro da organização é pela falta de cooperação entre os colaboradores, e por este motivo existe uma missão que é o objetivo fundamental de uma organização e a partir daí se é criado o planejamento estratégico, mensura-se o problema e é criada a solução.

        No geral, os objetivos traduzem os resultados essenciais a serem atingidos pela organização no cumprimento da sua missão, seguindo de acordo com a forma que sua visão se comunica. Eles são resultados qualitativos ou quantitativos que a empresa pretende alcançar num determinado período. Os objetivos são definidos de forma concreta e devem apresentar determinadas características.

      Gerenciamento por Competências

Gerenciar por competências é gerir pessoas e equipes com bases nas competências que são os conhecimentos, habilidades e as atitudes que uma pessoa possui.

O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, á habilidade é a vivência e o domínio dos conhecimentos e a atitude são as emoções, valores e sentimentos das pessoas, a gestão por competências é composta pelos subsistemas que são: mapeamento e mensuração por competências de cargos e funções, seleção por competências, avaliação por competências, plano de desenvolvimento por competências, avaliação de eficácia das competências a serem desenvolvidas e plano de cargos e salários.

A ideia da gestão por competências visa alcançar os objetivos das organizações através da missão, visão e valores, as estratégias organizacionais com as estratégias do capital humano integrando conceitos e praticas da gestão de pessoas, para isso as organizações tem que ter definidas as suas necessidades á médio e longo prazo garantindo assim que o gerenciamento por competências esteja andando junto com o planejamento estratégico da empresa.

Os benefícios do modelo de gestão por competências são imediatos, á medida que este processo vai avançando a organização começa a ver os resultados que são:

  • Melhora o desempenho dos colaboradores
  • Identifica a necessidade de treinamento
  • Mantém a motivação e o compromisso
  • Melhora o relacionamento entre gestores e liderados

A gestão por competências engloba desde a seleção e treinamento, quanto a remuneração e as avaliações de desempenho. Isso se torna o diferencial dentro das organizações que vivem em um meio cada vez mais competitivo e que precisam de novas ideias, inovações e essa acaba sendo uma ferramenta eficaz de desenvolver talentos dentro das empresas.

Recrutamento Interno e Externo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com