TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleçao

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 AVANÇO TECNOLÓGICO E GLOBALIZAÇÃO        4

2.1 PLANEJAMENTO DE PREVISÃO PESSOAL         4

2.1.1 VANTAGENS DO COLABORADOR        4

2.1.1.1 VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL..............................................................5

3 RESPONSABILIDADE.............................................................................................6

3.1 OLHAR ATENTO DOS GESTORES        5

3.1.1 AUSÊNCIA DOS SÓCIOS GESTORES.............................................................6

3.1.1.1 DESENVOLVIMENTO X LUCRO....................................................................7

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal a “Relevância do Planejamento dos Processos de RH”, buscando a excelência do clima organizacional junto as empresas, para que estejam preparadas a se manter presentes no mercado competitivo, dando-lhes alternativas para se destacarem construindo um planejamento estratégico de Recursos Humanos, definindo e implementando a partir das percepções humanas fatores internos e externos presentes no dia a dia das organizações.


  1. AVANÇO TECNOLÓGICO E GLOBALIZAÇÃO  
  1.  PLANEJAMENTO DE PREVISÃO PESSOAL

O universo de diversidades e o desenvolvimento de conhecimento trazem alterações significativas em nossa vida. O avanço tecnológico e a globalização cada vez mais alteram nossos hábitos e padrões de comportamentos.

Ideias inovadoras continuam surgindo numa velocidade estonteante, levando-nos a sensação de que as mudanças nunca se acabam, gerando com isso mudanças comportamentais moldadas conforme o ambiente em que somos inseridos.

Neste contexto as empresas esperam dos profissionais não apenas conhecimentos e habilidades, mas a noção de competências, como saber agir, mobilizar recursos, interagir saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber se engajar, assumir responsabilidades e ter visão estratégica , pois numa visão empresarial as competências devem agregar valor a organização e aos indivíduos que nela atuam.

O planejamento das ações de Recrutamento e Seleção é fundamental e necessário ter consciência de que uma contratação errada certamente trará prejuízos para a organização.

A rotatividade e o absenteísmo de pessoal interferem diretamente no cálculo das necessidades na organização, pois funcionários faltam, afastam-se do trabalho por doenças, por licenças ou mesmo por motivos inesperados. Pessoas também são promovidas, transferidas ou desligadas, com isso  é muito importante que as bases para previsão de pessoal façam um planejamento cuidadoso para que o processo ocorra da melhor forma.

Nesse planejamento, é necessário contar as necessidades da organização para os cargos e a apresentação de novos colaboradores a serem contratados. O planejamento das ações de Recrutamento e Seleção é fundamental para a efetividade do processo, pois nos norteará para melhor direcionar as atividades desenvolvidas.

Segundo (DESSLER, 2003) o mercado de trabalho é dinâmico e passa por modificações há todo momento. Pesquisar, conversar, buscar perspectivas de carreira, anula ilusões e reduz o pessimismo e frustrações  antecipadas.

  1. PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

É fundamental e necessário a crescente busca por profissionais qualificados e disponíveis a tomar pulso das organizações, mobilizando esforços no desempenho de suas funções e interferindo positivamente na vida profissional e pessoal. Devido a globalização, a evolução dos sistemas de comunicação, e competitividade no mundo dos negócios, as mudanças rápidas e imprevisíveis trazem consequências a serem tratadas pela administração. Dessa forma, o planejamento deve assegurar que a organização tenha pessoas certas, no lugar certo, no momento certo, desempenhando com eficiência e eficácia as tarefas que lhe foram destinadas. Segundo PONTES (2004), as bases para previsão de pessoal são:

-Planos organizacionais: planos estratégicos; planos e orçamento das unidades; previsão de vendas; reorganização internas.

-Fatos externos: cenário econômico; aspectos legais.

-Rotação de pessoal: aposentadorias; pedidos de demissão; promoções; transferência.

2.1.1.1 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS

Podemos entender como “descrição de cargo”, o processo detalhado que o ocupante faz, sob quais condições faz e por que faz. Para encontrar candidatos para vaga de emprego precisa-se realizar uma descrição de cargo, as atividades a que serão submetidas, grau de escolaridade e conhecimentos técnicos. Descrição de cargo é o conteúdo das principais responsabilidades atribuídas a um determinado cargo que o diferencia dos demais. Já a “análise de cargo” determina quais os requisitos mínimos que o profissional que irá ocupar o cargo precisa para executar suas atividades adequadamente, analisando conhecimentos, habilidades e competência procura ainda determinar quais os requisitos físicos e mentais o ocupante deve possuir. Portanto a descrição de cargo discrimina as atribuições de quem trabalha em determinado cargo, a análise aponta os requisitos necessários para ocupar o referido cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com