TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleçao

Por:   •  1/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

1 Liderança: Conceitos e Estilos

Charlene Regina de Oliveira da Rosa                                                 RA 9911176239

O mundo empresarial muda gradativamente, e com essa evolução os lideres precisam desenvolver certas habilidades e competências que progridam sua equipe para o resultado eficaz. O ser humano é dotado de uma diversidade de comportamentos e motivações que exigem uma percepção apurada. Sendo assim, cabe ao líder se adequar as novas estruturas organizacionais aprimorando seus conhecimentos.

Segundo Chiavenato (2004), a liderança, na abordagem clássica da administração, era definida como uma forma de dominação ou controle, onde a função do líder era estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atingir objetivos organizacionais. Este conceito vem mudando e na Teoria das Relações Humanas a liderança passa a ser considerado um elemento vital para o sucesso de uma organização, onde os líderes são os agentes de mudanças e sua principal função é facilitar o alcance dos objetivos junto a seus liderados e proporcionar oportunidades para o crescimento e aperfeiçoamento pessoal.  

No entanto, sabemos que administrar pessoas não é uma tarefa fácil, sendo assim os lideres precisam desenvolver suas melhores competências para trabalhar com pessoas. Existem três estilos de liderança os autocráticos, democráticos e o liberal cada qual desenvolve uma metodologia que resulta em uma obediência, uma cooperação ou uma iniciativa, onde todos tem como segmento a tomada da decisão em busca do resultado eficaz.

O líder autocrático tem seu perfil caracterizado de forma centralizada e autoritária ele determina, a equipe obedece, o líder tem a tomada da decisão e a responsabilidade é somente dele. É um estilo dominador, muito temido pelos seus liderados, tem o volume máximo de produtividade, porem com evidentes sinais de frustações e tensões.

O líder democrático atua como facilitador para ajudar o grupo, interage com a equipe, encoraja a participação das pessoas e preocupa-se com o trabalho e com o grupo. Equipes lideradas com este estilo apresentam boa quantidade e melhor qualidade de trabalho, com clima de satisfação, integração, responsabilidade e comprometimento das pessoas.

Já o líder liberal é caracterizado pela total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado, o que resulta muitas vezes em trabalhos individualista, pouco satisfatório e pouco respeito ao líder.

Vale ressaltar que todos os estilos de liderança citados tem como obrigação desenvolver suas equipes para atingir os resultados empresariais. Líder é toda e qualquer pessoa que tem a capacidade de influenciar pessoas.

  1. Papeis e Funções da Liderança

Charlene Regina de Oliveira da Rosa                                                 RA9911176239

Atualmente nas organizações os lideres representam a mudança no contexto trabalho em equipe, onde influenciam pessoas a ser seus seguidores, tendo como mesmo objetivo a busca por resultados eficaz.

No entanto, as funções que melhor descreve o perfil do líder vão além do resultado final, pois este deve ser medido como resultado do trabalho. Neste processo um líder deve planejar, coordenar, organizar e controlar.

Todos esses processos ajudam o líder a desenvolver sua equipe com os objetivos proposto pela empresa e que tragam resultados lucrativos para ambos os lados.

  • Planejamento: É o preparo para o sucesso. É a mapa que orienta, onde está e até aonde quer chegar. Sendo assim é necessário conhecer a realidade presente, estabelecer metas futuras e promover os meios para se atingir estas metas. Vale ressaltar que um bom líder deve ter um programa que é a sequências de prioridades a serem seguidas para chegar ao resultado esperado. E o cronograma que é o tempo necessário para a realização desta tarefa.
  • Coordenar: Como o próprio nome já diz o líder deve coordenar suas equipes delegando o que cada um deverá fazer para executar as tarefas. Deve distribuir todas as tarefas para que ninguém faça nada sozinho.
  • Organizar: O líder deve manter sua equipe centralizada aos objetivos empresarias, sendo assim deve oferecer condições de trabalhos aos seus liderados para que a tarefa de trabalho seja realizada satisfatoriamente. Organização refere-se a tudo que possa agregar valor tanto para os liderados quanto para a empresa.
  • Controlar: É o acompanhamento da execução das tarefas, onde os liderados estão executando suas atividades e o líder tem como obrigação fazer o gerenciamento da mesma.

Essas funções são a chave para o sucesso da liderança, onde cada uma sendo empregada da maneira correta resulta em eficácia momentânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com