TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleçaõ

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO  4

  1. Artigo Recrutamento e Seleção Pessoal: como agregar talentos à empresa, de autoria Joziane Rizzetti Coradini e Lisandra Taschetto

(Pontos importantes)

     Neste artigo, aponta detalhadamente  todos os pontos fundamentais de um Recrutamento e Seleção de Pessoas de uma organização, os quais fizeram uma pesquisa nas empresas de Santa Maria para saber como  é o organograma de Recrutamento e Seleção de cada empresa, onde analisaram as falhas e acertos. Portanto, há pontos importantes os quais destacamos:

     “O processo de recrutamento e seleção visa buscar, no mercado de trabalho, os       profissionais que mais se adéquam ao perfil requerido pela vaga a ser preenchida na empresa    e busca demonstrar habilidades necessárias para lidar com o ambiente competitivo e exigente das empresas, formadas por um mercado dinâmico e disputado.”  Nesse trecho deixa claro que a prioridade é maior, ou seja, quanto mais o profissional ser hábil e corresponder as expectativas da empresa, mais chance ele tem de desenvolver um trabalho produtivo e satisfatório.

“os objetivos da gestão de pessoas são vários. Ela deve contribuir para a eficácia organizacional através dos seguintes meios: ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; proporcionar competitividade à organização; proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas; aumentar a autorrealização e satisfação das pessoas no trabalho”. Chiavenato . Chiavenato defende sua tese, pois é a favor a melhoria da organização num todo, incentivando e treinado os seus profissionais a executarem as suas tarefas com vigor e competência.

“Recrutamento é a etapa inicial do processo de busca e atração de mão de obra para a organização, procurando prover o número adequado de candidatos para as posições em aberto” (TOLEDO; MILIONE, 1983 apud PONTES, 1996, p. 81). Os números fazem diferença, pois quanto mais candidatos à vaga, mais chance de achar um profissional  competente de acordo com a necessiadade da organização através de um processo seletivo.

“O recrutamento interno é feito com funcionários da própria empresa. O primeiro passo na procura de pessoal é o recrutamento dentro da empresa, assim aproveitando e dando oportunidades aos funcionários já existentes na organização.” È muito incentivador o fato de que o colaborador tem oportunidade de crescimento onde trabalha através de um processo seletivo interno, embora, visando a competitividade, porém, tendo um momento de expor suas habilidades e competências para assim quem sabe, conseguir a tão vaga sonhada. 

“Entrevista: É considerada como uma das mais importantes etapas de um processo de seleção, e tem como finalidade obter informações pessoais e profissionais, além de esclarecer e aprofundar questões contidas nos formulários preenchidos (solicitação de emprego) e no currículo.” Nada como poder conhecer o candidato pessoalmente e poder saber  melhor sobre ele, a carreira profissional e as suas expectativas quanto a vaga.

“De acordo com a pesquisa desenvolvida referente recrutamento e seleção verifica-se que tanto o recrutamento quanto a seleção e a gestão de pessoas estão interligados, que toda empresa deve possuir estes métodos para ter um setor de RH bem definido e para sim contratar os melhores talentos para ser agregados a sua empresa.”  De acordo com esta pesquisa, nos mostra que é essencial  haver recursos para um Recrutamento e Seleção em geral nas organizações, pois torna o ambiente de trabalho mais seguro de se trabalhar, prazeroso, motivador, oportuno de crescimento, produtivo e lucrativo. Humanizar faz parte de uma organização bem estruturada, portanto, aderir a este método de administração satisfaz e padroniza todos os setores e cargos de uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com